terça-feira, 3 de julho de 2007

A diferença entre crepe e panqueca



Crepes




Panquecas




Os dois podem ser usados com recheios doces e salgados, gratinados ou não, mas a grande diferença entre eles é que a panqueca é mais grossa que o crepe.

O crepe, prato típico na Europa (França), principalmente com doces, como o famoso crepe suzette, que é com licor de laranja (Grand manier) e sorvete de creme, tem como característica, uma massa fina, cremosa e mais leve. Para se conseguir essa textura do crepe, e para que a massa fique bem fina, ela precisa ter mais gordura. E normalmente que não se use tanta clara de ovo, já que a mesma faz com que a massa fique mais seca. No crepe, também pode-se utilizar raspas de limão e amendoas, entre outros artifícios, para se obter sabores diferenciado aos crepes.

Panqueca é a tradução literal da palavra “pancake” (bolo de panela) e sua origem é americana.

Confira duas receitas, para massas de crepe e panqueca:

Crepe
Ingredientes:
. 200ml leite
. 50 ml agua
. 40 ml óleo
. 3 ovos
. 1 gema
. 30 g manteiga derretida
. 1 colher de chá de açúcar
. 1 colher de chá de sal
. Raspas de limão


Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos as raspas de limão, que se coloca por último. Em uma frigideira com t-fal, passar um pouco de óleo cm um papel toalha ou com o óleo em spray, e colocar uma pequena quantidade de massa no meio da frigideira, e ir rodando até completar toda a frigideira, quando estiver pronto pra virar de lado a mesma vai se soltar, fazer o mesmo procedimento com toda a massa. Depois de pronto, rechear com o que quiser, servir em pratos individuais ou em um pirex.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Panquecas
Ingredientes:

. 500ml de leite
. 150 gr maisena
. 120 gr de trigo
. 50 ml de óleo
. 4 ovos
. 1 colher de chá de sal

Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e fazer o mesmo procedimento do crepe, mas colocando uma quantidade maior de massa na frigideira. Normalmente, se é recheado, feito rolinhos e arrumado em um pirex, coberto com molho e gratinado.
Os americanos, tem costume de comer panqueca, ainda mais grossas, espessura de mais ou menos meio centímetro, no café da manhã, cobertas com mel de abelha ou mel de maple. Vale a pena fazer e provar, fazendo assim da forma americana, recomendo acrescentar 2 colheres de sopa de açúcar.
Bom apetite!!!

7 comentários:

Brites disse...

Olá! Adorei este post e as explicações estão muito boas.
Beijinhos.

Anônimo disse...

Realmente foi muito esclarecedor, sempre tive essa dúvida! Pensava que era a mesma coisa! Obrigado pelo esclarecimento, muito bom o blog e o post! Valeu!

Pedro disse...

Essa receita de crepe não vai farinha não? Dá certo?

Anônimo disse...

No crepe não tem que colocar farinha de trigo como perguntou o Pedro?

LUNA PAZ disse...

Fikei com a mesma duvida???!!!

LUNA PAZ disse...

Fikei com a mesma duvida???!!!

Unknown disse...

Olá,
O crepe deve ser mexido com fouet e não liquidificador.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA