quarta-feira, 30 de abril de 2008

Strogonofe de soja - É feito com proteína de soja (substituindo carne ou frango), vem acompanhado de arroz integral e batata palha.


Aqui em casa faço uso da soja de em diversos maneiras. Uso leite de soja, faço meu próprio iogurte, uso na salada ... mas ainda não tinha feito strogonofe. Hoje resolvi fazer para o jantar e ficou muito bom, os meninos aprovaram.

A soja é excelente fonte de proteínas, fibras, minerais e ácidos graxos, a soja é considerada a mãe dos alimentos funcionais, pois é a mais antiga e uma das mais completas leguminosas. Os alimentos funcionais são aqueles capazes de trazer benefícios em longo prazo à saúde humana. “As pessoas que baseiam a alimentação em alimentos funcionais, como a soja, fibras, probióticos e flavonóides, terão menos chances de desenvolver doenças no futuro”, explica o nutrólogo, professor e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho.

O grão de soja é composto por 36% de proteína, 15% de fibras, 15% de mono e oligosacarídeos, 18% de óleos e o restante de outros nutrientes. A proteína da soja é excelente, pois fornece os aminoácidos essenciais à saúde humana. Por isso, a soja é considerada um alimento tão rico como o de origem animal, como a ovos e carnes. “Outra vantagem da soja é sua versatilidade, capaz de enriquecer a dieta dos brasileiros com inúmeras preparações e ingredientes”, explica o nutrólogo da Abran e pós-graduado pela Unicamp, Edson Credidio.

Vários estudos científicos e epidemiológicos comprovam a ação da soja na prevenção de doenças crônicas, como problemas no coração, alguns tipos de câncer, sintomas da menopausa, entre outros.

Coração
Um das principais propriedades da soja é ajudar no controle do colesterol. O consumo de soja faz com que os níveis de LDL, o chamado colesterol ruim, diminua. Além disso, estudos mostram que a soja propicia um pequeno aumento dos níveis de HDL, conhecido como bom colesterol.O próprio FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano regulador de drogas e alimentos, reconheceu o poder da soja no controle de problemas cardiovasculares. Desde 1999, o órgão autorizou o uso de uma Alegação de Saúde, uma espécie de indicação, nos rótulos de alimentos que contém 25 gramas de proteína de soja, associando o consumo do nutriente à redução de doenças cardíacas.

Câncer
Outro benefício proporcionado pela soja é a prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, próstata e cólon. A baixa incidência de câncer de próstata e de mama entre as populações orientais é atribuída ao alto consumo de soja nesses países. De acordo com a American Cancer Society (Sociedade Americana de Cancerologia), uma a cada oito mulheres norte-americanas sofre de câncer de mama e um a cada cinco homens norte-americanos apresenta câncer de próstata. Em países asiáticos, a taxa destes tipos de câncer é de cinco a oito vezes mais baixa.

Menopausa
As mulheres, além de se prevenirem contra o câncer, têm mais motivos para consumir a soja com freqüência. As isoflavonas, presentes nas proteínas da soja, ajudam a preservar a massa óssea, prevenindo a osteoporose, e reduzindo os sintomas típicos da menopausa, como ondas de calor.As isoflavonas são substâncias fitoestrogênicas, pois apresentam semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos. Elas agem ligando-se aos receptores de estrógeno e promovem ações semelhantes ao hormônio sintetizado pelo próprio organismo. Dessa maneira, a isoflavona pode ser usada durante a menopausa, como uma terapia alternativa à reposição hormonal.


Ingredientes:
250 g de proteína texturizada de soja
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 colher de sopa de sal ou 1 cubinho de caldo de legumes
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho
1/2 pimentão verde ou vermelho
1 maço de salsa e cebolinha picadinha
1 tomate sem pele e semente
50 g de champignon
1 folha de louro
1 pitada de orégano
500g de molho de tomate
1 lata de creme de leite (eu usei o de soja)

Modo de Preparo:


1- Deixe a proteína texturizada de soja de molho em água quente por 15 minutos para ser hidratada.

2- Escorra os flocos no escorredor ou na mão, apertando-os suavemente para retirar o excesso de água.

3- Faça o refogado com óleo, cebola, alho, champignon, pimentão, tomate a salsa e cebolinha (tudo picado) e sal ou caldo de legumes.

4- Agora junte a proteína já escorrida ao refogado e então dê mais uma boa mexida.

5- Coloque o molho de tomate sobre a mistura até ferver, lembrando-se de mexer sempre.

6- Quando a fervura levantar, desligue o fogo, adicione o creme de leite e misture. Então, é só servir.





4 comentários:

Carol Arêas disse...

Dicas de alimentação saudável!

Oba! Oba! Oba!

Botinho disse...

Sempre achei a soja a comida do futuro. Más já é no presente.
Tem uma receita poética de feijoada lá no blog.
Aliais, tem quem faça com carne de soja.
Passe lá!
Bjs.

Fabrícia disse...

Adoro strogonoff de soja.....miam.
bjs.

Fay van Gelder disse...

Adoro soja :)

E as dicas sobre alimentação saudavél 5* :)

Bjocas :)

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA