sábado, 12 de julho de 2008

Alimentos Funcionais: potentes antioxidantes naturais


O aumento de doenças como câncer de mama, do intestino, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e degenerativas, despertou na população um maior interesse em se alimentar de forma mais saudável e a procurar cura de doenças por meio de alimentos naturais.



Em busca disso, surgiram os alimentos funcionais, definidos como “alimento semelhante aos convencionais em aparência, que, além de satisfazer os requerimentos nutricionais, produzem benefícios específicos à saúde, à capacidade física e mental”.



Os alimentos funcionais incluem uma ampla variedade de alimentos, contendo diferentes componentes que afetam diversas funções corporais. Mais do que nutrir, fornecem ao organismo substâncias que auxiliam na prevenção e até tratamento de doenças.



São potentes antioxidantes naturais, isso significa que tem capacidade para combater os temidos radicais livres, que em excesso comprometem o bom funcionamento do organismo e aceleram o seu envelhecimento.



Assim, quando ingeridas regularmente, podem reduzir o risco do desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como o câncer, colesterol, pressão alta, problemas intestinais, etc. Dessa forma temos um bom motivo para incluí-las na dieta.



Abaixo, estão descritos alguns alimentos funcionais e seus respectivos benefícios à saúde:



Aveia
Rica em beta-d-glucanas. Ajuda a diminuir o colesterol sérico total e também os níveis de colesterol ruim, o LDL. estudos mostram efeito protetor no desenvolvimento de câncer de cólon.



Alho
Rico em compostos sulfurados. Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores.



Azeite de Oliva
Composto por gordura monoinsaturada (ômega 9), auxilia na redução do colesterol total e LDL





Castanha do pará
Rica em gordura monoinsaturada(encontrada também no azeite) e gordura poliinsaturada(encontrada no peixe).



Ajuda a baixar os níveis do colesterol ruim e a aumentar os do colesterol bom. Devido as altas concentrações de selênio, estudos mostram que retardam o envelhecimento



Cenoura
Fonte de betacaroteno, tem como propriedade fortalecer o sistema imunológico.TomateO licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado uma arma poderosa na prevenção do câncer de próstata.



Peixes
Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, previnem infartos e derrames, ao baixar os níveis de triglicérides e de LDL.



Chá Verde
Rico em catequina, Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.SojaAjuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa, a prevenir o câncer de mama e cólon



Uva e vinho tinto
Ricos em flavonóides , antioxidantes que diminuem o risco de câncer e doenças cardiovasculares.


As pessoas devem estar cientes que tais alimentos não são milagrosos, eles devem fazer parte de uma alimentação equilibrada, pois não adianta o indivíduo consumir alimentos com propriedades funcionais e também alimentos de péssima qualidade.

Fonte: Site Médico.

2 comentários:

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Bete é pena que os alimentos sejam só uma prevenção (sem garantia)Porque se havia e há alguem que tinha cuidado com a alimentação era o meu pai e a minha mãe.Omeu pai foi profissional de box.Toda a vida fez desporto até aos 75 quando partiu,nunca fumou,só comia peixe,desde á bastantes anos só me lembro do meu pai jantar as papas de aveia.E todos os dias comia um alho cru em jejum porque um médico disse-lhe que fazia bem e etc,etc. E partiu com cancêr nos intestinos,pulmões e figado.A minha mãe também sempre fez a dita alimentação correta e está com um Linfoma galopante.Por isso eu digo o ar que respiramos está poluido.O que comemos já não faz a diferença.Mas Bete um muito obrigada pela informação.Beijinhos doces

Bete disse...

Concordo com você, mas já pensou que talvez se eles tivessem outro tipo de alimentação essa doença teria se manifestado mais cedo? E também temos que pensar na predisposição para certas doenças. Veja o meu caso,já faz algum tempo que aboli leite de origem animal, frituras, doces e outros alimentos que tenho restrições.E mesmo assim meu colesterol não baixa e ainda de quebra minha toreóide não funciona bem.E pra melhorar minha família tem essa doença ingrata "câncer" como herença genética.Ainda acho que a melhor maneira de retardar, já algumas doenças ainda não se pode impedi-las de aparecer é com estilo de visa mais saudável, incluindo uma alimentação balanceada aliada com alguma atividade física que seja prazeirosa. Com essa atitude estaremos contribuindo com a nossa parte.Eu pratico Tai chi chuan que é uma arte de origem chinesa, com um sistema de práticas de exercícios suaves que beneficiam as pessoas num todo, equilibrando o corpo, a mente e o espírito.
Tai chi significa "o supremo". Isto significa melhorar e progredir em direção ao ilimitado; significa a existência imensa e o grande eterno.Também procuro caminhar todos os dias.
Obrigadão pelo comentário.
Bjs!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA