terça-feira, 15 de julho de 2008

Todo tipo de queijo contém lactose?

Li esta matéria aqui , achei muito interessante, logo resolvi dividir com vocês essa informação.Sei que existe muitas pessoas que não fazem uso do leite de origem animal por intolerância a lactose. Eu mesma só uso leite de soja, é mais leve e muito mais saudável. Mas lendo aqui vi que alguns tipos de queijo possuem praticamente zero de lactose. Não sou alérgica a lactose, só não me faz muito para o estômago porque é de difícil digestão e também me causa enxaqueca. Agora quem tem alergia ao leite origem animal não deve consumir-lo nem seus derivados. Alergia não bricadeira é coisa séria.
O queijo é certamente uma das mais antigas e melhores invenções da culinária de todos os tempos. Usado em saladas, massas, molhos, pizzas, o queijo é adorado por todos seja em fatias, ralado ou derretido. Muitos leitores chegam até o site buscando informações sobre os diferentes tipos de queijo e quais possuem lactose em sua composição. Entenda melhor sobre este adorado alimento e o que os fabricantes dizem a respeito, especialmente para quem tem intolerância à lactose.

Existem mais de 1.000 tipos de queijos sendo fabricados em diversos países do mundo. Para fabricar o queijo é necessário, entre outros ingredientes, fermento lático e coalho.

Entretanto, para a fabricação de alguns queijos, como o tipo suíço, o queijo roquefort, camembert, entre outros, utilizam-se microorganismos com o objetivo de produzir as características marcantes destes queijos. Entre as principais funções destas culturas bacterianas está um importante dado: estas culturas fazem o processo da glicólise - transformação da lactose em ácido lático. Em outras palavras, elas consomem a lactose reduzindo o teor de lactose de alguns queijos a quase zero. O produto da glicólise, o ácido lático, não possui lactose e portanto não causa nenhum tipo de efeito a intolerantes à lactose. Isso explica o fato de alguns tipos de queijo conterem um teor muito baixo de lactose e poderem ser consumidos sem sentirmos os sintomas da IL.

A fabricante de queijos Finlandia, com fábrica no país de mesmo nome, explica como os seus queijos são naturalmente sem lactose.

“Os queijos tipo suíço da Finlandia são elaborados com leite coagulado pelo calor e culturas microbianas. Após a coagulação, este queijo é fermentado pelas culturas de bactérias como lactobacilos, streptococcus termófilos e o fermento natural propiônico. Em 24 horas estas bactérias quebram a lactose em galactose e glucose, que são fermentadas e transformadas em ácido lático. O ácido lático é, por sua vez, transformado em ácido acético e ácido propiônico, fazendo com que o queijo tipo suíço Finlandia não contenha lactose ou outro carboidrato.” Além do queijo tipo suíço, outros queijos da mesma fabricante que não contém lactose são os queijos Muenster, Havarti e Gouda.

Em geral, pode-se dizer que todos os queijos elaborados com leite de vaca, búfala, cabra e ovelha, têm alguma porcentagem de lactose. A tendência é que queijos maturados possuam um teor menor de lactose do que os queijos frescos. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a mussarela de búfala, um queijo fresco, possui 4,9% de lactose, bem mais do que diversos queijos maturados como os que você verá na lista de queijos com baixo teor de lactose.

Pode-se concluir, portanto, que não somente os queijos da Finlandia são “naturalmente sem lactose”, mas qualquer outro queijo que seja produzido dentro dos mesmos padrões desta fabricante. Eles deram um passo à frente, auxiliando o consumidor a entender melhor o seu produto e a ter mais segurança na hora da compra.

Veja nesta lista as porcentagens de lactose possíveis de serem encontradas em queijos com baixo teor de lactose (em caso de dúvida, verifique com o fabricante antes de consumir o produto)

Gorgonzola: 0,0 - 2,5%
Brie: 0,0 - 2,0%
Camembert: 0,0 - 1,8%
Cheddar: 0,0 - 2,1%
Edam: 0,0 - 1,4%
Gouda: 0,0 - 2,2%
Muenster: 0,0 - 1,1%
Parmesão: 0,0 - 3,2%
Provolone: 0,0 - 2,1%

8 comentários:

carmencita disse...

Nossa que informação mais útil.Agora fico pensando: será que tenho dor de cabeça porque consumirmos muito queijo? Vou ficar mais alerta e pesquisar mais a respeito da lactose.Grata.Bjss

Betechef disse...

Olá Carmencita!
Já esta provado que o consumo de queijo, principalmente queijos amarelos desencadeiam crises de enxaquecas.Eu tenho enxaquecas e tenho restrições de vários alimentos.
Bjs!

Anônimo disse...

Esse serviço que você deu é muito bacana. Parabéns.
Bjos

@ngel@ Borges disse...

POIS, É A MATÉRIA É ÓTIMA MESMO, FICA A PERGUNTA QUE JA ESTA ME DEIXANDO CARECA....ONDE ENCONTRO OS QUEIJOS TIPO SUIÇO SEM LACTOSE DA MARCA FINLANDIA AQUI NO BRASIL??? NAO TEM UM LUGAR COM TELEFONE NA INTERNET, DA UMA FORÇA GENTE TO LOUCA PRA COMER QUEIJO.. BJ.
MEU EMAIL: angelborges.maria@hotmail.com
meu blog: http://alimentacaosemglutenlactosecacau.blogspot.com/

Elaine disse...

Fiquei maravilhada com esta materia...
Onde posso encontrar estes queijos da marca Finlandia aqui no Brasil?

Meu e-mail é: elaine.cirurgia@hotmail.com

Grata e parabéns pela informação.

Elaine disse...

Fiquei maravilhada com esta materia...
Onde posso encontrar estes queijos da marca Finlandia aqui no Brasil?

Meu e-mail é: elaine.cirurgia@hotmail.com

Grata e parabéns pela informação.

Miss Beaty disse...

Fui diagnosticada com doença de crohn e procuro queijos sem lactose para poder comer, adorei a materia mas tambem nao aho os queijos desta marca, se alguem puder me ajudar...
Meu email kbeaty@gmail.com
Obrigada!!

Miss Beaty disse...

Fui diagnosticada com doença de crohn e procuro queijos sem lactose para poder comer, adorei a materia mas tambem nao aho os queijos desta marca, se alguem puder me ajudar...
Meu email kbeaty@gmail.com
Obrigada!!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA