sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Passeio ao Mosaico na Escadaria do Convento de Santa Teresa na Lapa

Na correria do dia a dia deixamos passar detalhes do nosso cotidiano. Já passei várias vezes perto dessa obra de arte e também ponto turístico do Rio de Janeiro e ainda não conhecia de perto. Ontem eu e meu filho tivemos a oportunidade de ver este trabalho maravilhoso. É realmente lindo e digno de aplausos.


Pintado pelo pintor autodidata, Jorge Selarón nascido no Chile em 1947. Sempre aventureiro viajou para vários países. Durante um período, para se sustentar, foi professor de tênis. No entanto nunca abandonou a pintura, tendo participado de inúmeras exposições na Europa, México, Nova York, Índia, Panamá e outros lugares.


O artista fez tudo sozinho. Nunca se importou com os calos e a dor nas mãos. Obcecado, no auge da obra, só parava quando não tinha mais recursos para comprar os materiais. Aí voltava a pintar quadros para ganhar dinheiro.


Recentemente a Prefeitura da Cidade tombou a Escadaria tendo o artista recebido, em maio de 2005, o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro , recebendo a Medalha Pedro Ernesto. Veja mais detalhes de sua obra aqui.







4 comentários:

Nela disse...

Querida Bete, mas que trabalho lindo de se ver,que lindos Mosaicos, que trabalho täo bonito,é preciso realmente as pessoas terem amor ao que fazem, ate mesmo, para contruirem obras de arte com tanta beleza,sabe eu também sou assim, adoro ver tudo de bonito,até janelas antigas portadas e fachadas, de edifícios, eu adoro, acho que os grandes Artistas de outros séculos até, tinham muita beleza,interior, e transportavam para o exterior e dexaram obras lindas de se ver, é pena que por vezes as pessoas näo saibam ver, com olhos mesmo de "ver"porque olham e näo vêm nada, e a nada däo valor.Eu também sou assim e tenho a minha filha que é igual, ela fotografa até os promenorezinhos,até á natureza, nós gostamos de apreciar,e cá em Portugal também acontece isso, por vezes desconhecemos lugares com tanta história, täo bem feitos com coisas lindas, e bem perto por vezes.Sabe á um tempo atrás fui á terra dos pais do namorado de minha filha, que fica mesmo junto á serra mais alta de Portugal serra da estrela,que de Inverno fica cheia de neve e de veräo,fica com quedas de água, e verdura linda, que nos dá uma paz interior maravilhosa,e lembraram-se de nos ir mostrar, um pouco longe em linhares de Beira, se chama,um castelo muito bem cuidado, e depois a cidade em redor, lindo de mais, ainda com pessoas a lá morar, casas com fachadas originais,palacetes onde moravam tb. os mais abastados, com cozinhas enormes, clhaminés,enormes tb.e ainda o sino majestoso, que tocaväo em rebate, quando acontecia alguma coisa, adorei ver.Esta conversa para lhe dizer que adoro arte que se vai perdendo com os tempos e agora em vez de construirem o belo, fazem horrores casas, que säo caixotes,já näo temos belos artesäos,e os feitos que nos deixaram, alguns estäo conservados, outros deixam-nos cair, sem pena de os concertar.Sabe que eu adoro Santa terezinha, como lhe chamo?é verdade mesmo,mas esse trabalho de moisaico está lindo, espero que tenha sido recolhecido, o artesäo bem o merece.Bete se é a sua foto é linda, assim como o filho, parabéns querida,sabe eu adoro fazer assim passeios com minha filha, apreciamos e comentamos as duas a beleza que vimos.Beijinho querida e fique bem.

Marcia disse...

Tem muito tempo, quando morei uns 2 anos no Rio, fui algumas vezes. É realmente lindo.
A Lapa é ou era muito boa para ir mas também bem longe de onde eu morava, na Gávea, perto do Parque da Cidade. Este parque é um dos lugares mais lindos do Rio.
Boas lembranças;
bj

Adriana disse...

Que fotos lindas , devo confessar que ir ao Rio de Janeiro já não é um dos meus lugares favorito a ir, é uma pena uma cidade tão linda.
Passei para te desejar um BOM DOMINGO,
bjs,

. disse...

Bete
Ontem fui conhecer o Empório Santa Terezinha,aqui no Shopping D.Pedro,e depois de tomar um bom vinho,fui à toilete,me lembrei de vc...rsss...o piso era feito de ladrilhos hidráulicos,como sempre levo minha máquina na bolsa,pude fotografá-lo,depois vou colocar lá no blog para vc ver.
No Rio tem muita coisa linda para se ver,não?
A última vez que fui lá,fui conhecer,mas não pude entrar o Convento das Carmelitas Descalças,tive tanta curiosidade para conhecê-lo por dentro que vc não imagina,mas...como todo convento de Carmelitas,a Ordem é muito rigorosa...ficou na saudade...
Bjs

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA