domingo, 9 de novembro de 2008

Ricota Caseira by BeteChef




Peguei a embalagem de requeijão que tinha acabado e fiz vários furinhos com um furador fino que tenho aqui em casa. Pode ser furado com um prego novo. Basta esquentá-lo bem no fogo.

Esses buraquinhos ajudam a ricota a ficar bem sequinha. Eu adorei o resultado final, ficou deliciosa e também muito bonitinha, bem parecida com a comprada no mercado e o melhor totalmente natural.

Ingredientes:
1 litro de leite
4 colheres (sopa) de vinagre branco

Preparo: Ferva o leite, quando ele ferver, desligue o fogo, acrescente o vinagre e mexa bem com uma colher de pau. Deixe coagular por cerca de 6 horas. Despeje a mistura numa peneira fina ou pano e retire o soro que se formou. A ricota caseira está pronta. Se desejar, tempere-a com cheiro-verde, pimenta e orégano a gosto.

Obs: Depois que escorri bem, coloquei a ricota na minha forma de requeijão. Coloquei em cima uma outra vasilha um pouquinho menor com feijão cru para prensar bem e o queijo tomar forma.



7 comentários:

Mari disse...

Bete querida, sua ricota parece deliciosa mesmo... e natural, o que é bem melhor do que essas compradas prontas!!! Aqui em SP o requeijão se vende em copinhos, nunca vi assim em formas.... será q se eu fizer o mesmo procedimento e colocar numa peneira (coador) grande, adianta???
Beijo grande, flor.

Betechef disse...

Bom Dia Mari!
Claro que sim,o resutado será o mesmo. Mas se você quiser um visual assim mais bonitinho pode pegar uma embalagem de margarina fazer alguns furinhos e usar também.
Um beijão e uma ótima semana.

Claudia (Cacau) disse...

Olá,
vim agradecer a sua visita, e dizer que sinto muito a perda de sua tia, tenha forças minha amiga, e nunca perca a fé em Deus.
Bjks
Cacau

Cris disse...

Ficou linda sua ricota, gostei da dica do pote! Bjs!

Gina disse...

Bete, gostei da sua ricota, ficou com uma carinha boa e é sempre bom fazer em casa, né?
Bjs.

Laurinha disse...

também gosto de fazer minha ricota em casa...
Adoro!
Beijinhos

Pitadasdilu disse...

Bete, amei essa receita, gosto demais de ricota, e vou experimentar.
Bjos, Lú.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA