terça-feira, 7 de setembro de 2021

Sardinha escabeche na panela de pressão





Além desse prato ficar delicioso a sardinha tem um papel importantíssimo para o nosso organismo.

A sardinha contêm ômegas, um tipo de gordura essencial para o organismo, faz bem para a saúde. Ainda mais se o alimento possuir os três tipos de ômega: 3, 6 e o 9, nas quantidades corretas. A sardinha é uma campeã nesse quesito: como alguns pescados de águas mais frias, tem todos os ômegas na proporção ideal, além de ser uma fonte rica de proteína, cálcio, selênio, vitaminas B12 e D - nutrientes essenciais para a boa nutrição.
Os benefícios desse peixe, um dos mais baratos do mercado, são inúmeros e têm comprovação científica. Especialistas acreditam que o seu consumo seja capaz de reduzir o risco de infarto, baixar o nível de triglicérides e também auxiliar na prevenção de diabetes, osteoporose e enxaquecas. De acordo com estudo do Centro de Genética, Nutrição e Saúde de Washington, nos Estados Unidos, a gordura da sardinha é capaz de diminuir a tendência para processos inflamatórios e dolorosos, como as dores de cabeça.

"Duas sardinhas, duas a três vezes por semana, são suficientes para se obter os benefícios", recomenda a nutricionista da rede de clínicas Anna Aslan. A forma mais comum de consumo é a sardinha em lata. Mas também é possível encontrá-la fresca, em feiras, supermercados e peixarias.



Ingredientes:
- 1 kg de filé de sardinha
- 2 cebolas
-2 tomates grandes
- 1/2 xícara (chá) de  azeite)
- 1/2 xícara de vinagre
- 3 dentes de alho amassados
-1 limão 
-3 folhas de louro
-1 ramo de salsa e cebolinha
-Sal e pimenta a gosto.
-Água o suficiente para cobrir as sardinhas

Preparo:
Fazer uma "cama" na panela de pressão com uma cebola e os tomates  cortados em rodelas. Colocar as sardinhas e cobri-las com os demais ingredientes, finalizando com o azeite e o vinagre. Coloque a água até cobrir toda a sardinha. Tampe a panela  e leve ao fogo. Quando começar a ferver deixar por 1 hora e 30 minutos. Apague o fogo e deixe esfriar. Coloque na geladeira e  só abra a panela no dia seguinte...  
É uma ótima entrada que pode ser servida com pão italiano e se conserva na geladeira por 15 dias. Não pode ser congelada.

Bom Apetite!

21 comentários:

Mari disse...

Que delícia essas sardinhas, Bete! Aqui em casa estamos numa fase peixe-frango, buscando uma alimentação mais saudável... e esta é uma opção muito boa!
Bjo grande...

Anônimo disse...

oiiiie...achei seu blog...e roubei a sua receita de abobrinhas que eu amo de todos os jeitos...grande beijo...prometo voltar!!!

Pitadasdilu disse...

Poxa... me deu água na boca e saudade. Aqui em Porto Alegre é mais difícil encontrar sardinha. Quando eu vou ao Rio minha mãe compra na feira e faz maravilhosamente bem. Eu cresci comendo sardinha.
Bjos, Lú.

Adriana disse...

Estou indo pra cozinha fazer essas sardinhas ., espero que fiquem tão lindas qto as suas.
Bjs.,

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Esta receita é tudo que vinha procurando sobre sardinhas há muito tempo!!!!!
Adorei e vou fazer com certeza!
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Kaio xDark disse...

vou tentar fazer meu namorado vem pdindo a tempos vou fazer espero que todos aqui gostem....bjbjbjbj

Unknown disse...

gente , eu fiz esta sardinha , quando li o que todo mundo comentou eu fiquei na duvida ,sera que é bom mesmo , mas fui ate a feria e comprei as sadinhas , GENTE FICOU UMA DELICIA , E OLHA QUE EU SU MUITO ENJOADA PARA COEMR PEIXE , MAS ESTA SADINHA EU AMEI ATE A MINHA FILHA AMOU A SADINHA , VOU FAZER TGODA SEMANA !!! BEIJOS PESSOAL

Anônimo disse...

[url=http://www.pi7.ru/main/3106-nikita-dzhigurda-ogolilsya-na-plyazhe-v-yurmale.html ]транзитная виза. Германия [/url]
Ведь я женщина-Овен. а он Скорпион.Гороскопы тут ни при чём,раньше я их не читала.Встречаемся возле 6 лет,замуж зовёт-я боюсь.Триллер отдыхает! У САМЫХ КАССОВЫХ и слезливых мелодрамм забирают оскары!Вот такие отношения.Позже.читая гороскопы,я нашла много общего(ещё страшнее)!Что же будет далее?

Anônimo disse...

gostei muito da tua receita! aqui en casa só faço comidas saldavel. yoko

Anônimo disse...

Simplesmente maravilhoso e facil adorei a receita!!

Domy Marques disse...

obrigada, sou aposentada, e graças a essa receita, que esta ajudando no meu orçamento....... moro na praia, e perto do portinho, aonde compro a sardinha, e peixe bem baratinho,entao faço escabeche, que virou meu carro chefe (hehehe)

Flávia Bittencourt disse...

Eu e meu marido adoramos scabech e esse na panela de pressão fica divino!!!!! Maravilhoso

Flávia Bittencourt disse...

Eu e meu marido adoramos scabech e essa na panela de pressão é maravilhosaaa!!!muito bom mesmo bjos

Anônimo disse...

Fantástica essa receita...E prática.

Anônimo disse...

A receita é muito boa e fez muito sucesso aqui em casa. Muito obrigada!

Fatima Vidal disse...

Foi tudo de bom este domingo.Meu marido resolveu cozinhar e escolheu esta sardinha escabeche na pressão. Ficou maravilhosa.




Anônimo disse...

Essa receita de escabeche de sardinha me lembra o tempo de infancia,quando minha mãe preparava e eu me deliciava,ela aprendeu com a mãe da Húngria

Um vaso, nas mãos do oleiro.... disse...

Olá gente,

Fica a dica esta receita de sardinha tambem ótima pra colocar no recheio de torta de liquidifcador muito mais saboraso do que se fizer com a sardinha em lata.

bernadete disse...

ola bete tenho 68 ano e nao havia experimentado uma sardinha tao deliciosa comi na casa de uma amiga e gostei muito hoje resolvi fazer mas não esta dando para esperar ate esfriar imagina até amanhã rrrrrrrrrr quanto mais se vive mais se aprende obrigada um beijo

Unknown disse...

Estava procurando essa receita. Meu marido foi comprar o que está faltando.kkkk só tenho a.sardinha! Depois conto como ficou!

Unknown disse...

Excelente, fiz em casa e tirei os espinhos deixando só o filé, Maravilhoso 😍😍😍

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA