sexta-feira, 27 de março de 2009

AUTO-EXAME DOS SEIOS -PREVINA-SE DO CÂNCER DE MAMA


Se você tem menstruações faça o exame uma semana após acabar o fluxo. Se você não tem, marque um dia do mês, por exemplo, dia primeiro, e faça o exame sempre neste dia.

No entanto o Instituto Nacional do Câncer no Brasil recomenda que este exame não substitui o Exame Clínico de Mama que deve ser feito anualmente por um médico.





Diante do espelho, examine os seios com os braços abaixados, e também levantados, das axilas até os mamilos. Apalpe o seio esquerdo, com as pontas dos dedos da mãodireita, em movimentos circulares. Observe se existe alguma alteração no formato, inchaço ou outra deformidade na pele. Com a mão esquerda, repita o exame na mama direita. Com as mãos na cintura, empurre os ombros e os cotovelos para frente até sentir o esforço dos músculos do peito. Observe se há mudanças na forma ou no contorno dos seus seios




Examine os seios ao tomar banho; as mãos deslizam mais facilmente sobre a pele molhada ou ensaboada.Levante o braço e pressione suavemente os dedos sobre cada seio em movimentos circulares.Use a mão esquerda para examinar o seio direito e a mão direita para o esquerdo.Observe se existe alguma protuberância ou nódulo duro.





Coloque um travesseiro debaixo do ombro esquerdo, estenda o braço esquerdo aolongodacabeça.Pressione suavemente com a ponta dos três dedos da mão direita toda a mama esquerda,fazendo movimentos circulares.Faça o mesmo com a mama direita, colocando o travesseiro embaixo do ombro direito.Em caso de dúvida, consulte seu médico.


Seja inteligente, Previna! Além de realizar seu auto-exame dos seios regularmente após a menstruação, procure seguir as seguintes recomendações médicas:



Mulheres até 40 anos de idade: Realizar 1 mamografia de controle

Mulheres entre 40 e 50 anos de idade: realizar 1 mamografia a cada 2 anos


Mulheres a partir dos 50 anos de idade: Realizar 1 mamografia por ano



Importante:
Mulheres que não tiveram filhos e/ou possuem antecedentes de câncer na família apresentam maior risco de desenvolver câncer de mama•

O aleitamento materno reduz o risco do câncer de mama.


A mulher que não menstrua mais, escolha um dia erto

Cuide-se a vida é nosso maior bem. Cada dia que nasce é mais uma oportunidade que DEUS nos dá de ACERTAR ou pelo menos TENTAR......É um presente VIVER.
Obrigada Meu DEUS por me ajudar em minhas CONQUISTAS!!!!

Saiba mais aqui.

Um Grande Abraço!!!



5 comentários:

Nereime disse...

Esse é um assunto muito sério...eu procuro sempre fazer o auto exame, agente tem que se cuidar!!!
bjs

Cariño disse...

Moitas gracias polo recordatorio. Moi interesante. Biquiños.

Delírios Gourmet disse...

Temos mesmo que nos cuidar. A vida é linda e as doenças não param de aparecer. Por isso, auto-exame já!!!! Um bj!!!

Marcia P. disse...

Querida Bete!
Sempre que posso visito seu blog e devo confessar que suas dicas e receitas saudáveis tem me ajudado muito. Você abordou um assunto sobre a Yoga e seus benefícios na menopausa e me ajudou a tomar uma decisão. Infelizmente fiz uns exames e foi detectado início do climatério mas até o momento não tenho sentido nenhum sintoma. Fiquei um pouco chateada pois tenho 47 anos e minha cabeça está lá nos 35 pois me sinto cheia de vitalidade. Já marquei uma consulta e vou começar brevemente a fazer yoga. Graças a você.
Beijos,
Márcia Parassol - Cascais/Portugal

Betechef disse...

Oi Márcia!

Levante seu astral amiga, pra tudo tem solução. Eu tenho 5.1 e faço reposição natural para justamente não ter aqueles sintomas desagradáveis. Minha formula leva: Isoflavona, yam mexicano, Black Cohooh e Dong Quai. Comecei com doses pequenas e a doutora foi adaptando até chegar a dose ideal. Me dei muito bem e estou ótima. Procure seu (a) ginecologista e converse com ela a respeito.Algumas pessoas só a Isoflafona já é o suficiente.
Um grande abraço e muito obrigada pela visita e pelo comentário.
Bjs!!!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA