segunda-feira, 25 de maio de 2009

Geléia Deliciosa de Cajá Manga Com Casca da Bete - Fruta rica em fibras, vitaminas A e C, cálcio, fósforo, ferro, carboidratos e substâncias tanoíde.




Boa Tarde, hoje consegui um tempinho par dar uma passadinha aqui e deixar um abração pra todos. Estou morrendo de saudades , mas minha vida anda meio complicada. Hoje fiz essa deliciosa geleia de cajá manga e tirei um tempinho para passar a receita pa vocês. É muito fácil e também super simples, como vou mostrar na receita abaixo. Ainda não tinha feito, foi a primeira vez e ainda bem que deu certo e ficou deliciosa. A fruta por ser meio azedinha eu não consigo comer, tenho gastrite e não posso com frutas muito ácidas, mas nem por isso vou deixar de saborear esta delícia. Espero que gostem!






O cajá-manga é uma fruta originária das regiões tropicais da América, bastante popular no Brasil, especialmente na região Nordeste. A fruta, de cor avermelhada ou amarelada, possui uma polpa suculenta de sabor relativamente azedo, revestida por uma fina casca. O cajá-manga também é dotado de pequenos espinhos macios na parte do mesocarpo.

A cajazeira é uma árvore que se adapta bem aos climas úmido, sub-úmido e quente, sendo necessário que seja plantada em solos profundos e drenados. A árvore também é usada para sombreamento permanente do cacaueiro. A colheita do cajá é feita de forma manual, coletando-se os frutos caídos no chão.

O cajá-manga é uma fruta rica em fibras, cálcio, fósforo e ferro.A fruta é bastante popular no sul da Bahia, é encontrada facilmente em feiras livres às margens de rodovias. A polpa da fruta é uma das mais comercializadas na região, sendo utilizada no preparo de refrescos, batidas, licores e sorvetes.



Geleia de Cajá
Ingredientes:
3 cajás
2 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó ou 2 pauzinhos de canela

Preparo:
Lave bem os cajás, corte-os em pequenos pedaços e despreze os caroços. Coloque tudo no liquidificador com as duas xícaras de água e bata até dissolver bem. Coe a polpa em uma peneira e coloque em um panela com as duas xícaras de áçucar a canela em pó. Leve a fogo baixo mexendo até ficar cremoso em ponto de geláeia.

COMO VERIFICAR O PONTO DE GELÉIA

1º- Coloque algumas gotas de geléia num pires e deixe esfriar
2º- Quando fria, com a ajuda dos dedos tente ver se forma fio. Se formar está no ponto.
3º- Guarde em vidros esterelizados.

Obs.: Eu adoro fazer doces e já estou acostumada. Eu deixo a geléia meio mole mas cremosa, depois de fria fica ótima para passar em torradas e biscoitos.

Bom Apetite!!!

34 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Eu adoro geléia feita em casa mas de cajá nunca fiz...quem sabe uma hora me arrisco. Bjs

Luciana Macêdo disse...

Esta é uma fruta que adoro, cítricos em geral, são asminhas preferidas. Mas geléia de caja manga nem passava pela cabeça, uma feliz e deliciosa idéia.
Bjs!

Marisa disse...

Vese moi boa esa geléia!!! Non coñezo a Cajá Manga, pero probarei con algunha froita parecida. Saudos, Bete. Bo día.

Viviane disse...

Olá Bete

Tudo bem com você?

Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Receitas de Todos os Dias será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

Marcia P. disse...

Que legal Bete, a última vez que comi um cajá-manga foi em 1985 quando estava de féria em Vitória/ES e nunca mais ví esta fruta.

Nereime disse...

Bete querida, eu ainda não provei esta fruta apesar de já ter visto em viagens .Sua geléia ficou linda e parece mesmo muito saborosa!
Uma beijoka

Edilia disse...

Esta fruta lembro quando estudava que arrancava a fruta bem amarelo,e bem doce,era uma delícia.A sua geleia está uma ótima
Edilia

ana paula disse...

eu nunca comi mais parece ser deliciosa minha professora vai adorar essa receita para o trabalho do cerrado obrigado vou tentar fazer um dia desses la em casa !bjs
para todos vcs

Betechef disse...

Obrigada a todos pela visita! Amei!
Hoje tirei um tempinho para fazer algumas visitnhas, já estava morendo de saudades, mas estou cuidando de minha sogra e meu tempo eta curtíssimo.
Um abraço a todos e uma ótima semana!

Jandira Suarez da Motta disse...

Cara Bete,
Desculpe não parecer mais amiúde, mas ando meio "apertada de costura"!!! Cajá-manga? Há quanto tempo, meu Deus! Aqui no centro-oeste de Minas o pessoal não conhece essa fruta, azedinha quando verde, mas deliciosa se puser um pouquinho de sal... O doce, então!
Agora, a geléia nunca comi! Não dava tempo! Ia verde mesmo! kkkkk
Vou passar as informações pro pessoal daqui.
Um abraço 1/2 carioca e 1/2 mineiro!

Betechef disse...

Boa Noite Jandira!
Eu sei com é estar sem tempo amiga. Também não tenho postando e nem visitado meus amigos com tanta frequência. Ando meio sem tempo também, problemas com de saúde de minha sogra. Mas as coisas já estão começando a melhorar.
Um beijão e obrigada pela visita.

Nina disse...

a minha vizinha tem um pé de cajá-manga e ela sempre traz frutas para mim,experimentei a geléia e fica muito gostosa.A mousse de cajá-manga tambem.um abraço

Anônimo disse...

Olá ! Fiz a receita com cajá ( que não é a mesma coisa de cajá-manga) e ficou ótima, a única diferença é que o cajá é pequeno, então aumentei bastante a quantidade de fruta e não botei a canela !!! Obrigada por compartilhar a receita !!!

luis claudio rubim disse...

ola jente ,ouvi dizer que da p/ fazer doce de caja
manga verde isso e verdade.

luis claudio rubim disse...

ola gente ,ouvi dizer que da p/ fazer doce de caja
manga verde isso e verdade.

Anônimo disse...

I usеd to be rеcommendeԁ this web site by my сousin.
Ι'm now not sure whether or not this publish is written by way of him as no one else recognise such exact approximately my difficulty. You're іnсгedіble!
Thank yоu!

Hаve a lοok аt my web sitе: Recommended Studying

Anônimo disse...

Thiѕ piece of writing proviԁes сleaг idea designed
fоr the new uѕers of blogging, thаt really how to do runnіng a blоg.


Mу wеb-site: V2 Cigs

Anônimo disse...

What's up, always i used to check website posts here early in the dawn, as i enjoy to find out more and more.

My blog v2 cigs review

Anônimo disse...

Hi, іts good post about mеdiа
print, wе all know media is a еnοrmοus sourcе оf іnformation.


Ηеre is my hοmepage; teethwhiteningreviews.com

Anônimo disse...

Hi this is somewhat οf off topic but I waѕ wοnderіng іf blogs usе
WYSIWYG еditors or if you have to manually code with HTML.
I'm starting a blog soon but have no coding skills so I wanted to get guidance from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

Feel free to visit my page - V2 cigs Reviews

Anônimo disse...

Oh my gooԁneѕs! Incrеdible aгticle duԁe!
Thank you, Howеvег І
am expегiencing troubles with уour RSS.

I ԁon't understand why I am unable to subscribe to it. Is there anybody getting identical RSS issues? Anybody who knows the solution will you kindly respond? Thanks!!

Feel free to surf to my homepage: v2 cigs review
my page - click the following Post

Anônimo disse...

Whаt's up mates, how is all, and what you wish for to say about this article, in my view its actually amazing in favor of me.

Here is my site :: sfgate.com

Anônimo disse...

I likе reading аn aгtiсle thаt will makе mеn and women think.
Alsо, manу thanks for аllowing fοr me to comment!


Stoр bу my homepage; please click the next post

Anônimo disse...

Juѕt wish to saу youг аrticle
iѕ aѕ ѕurρrisіng.
Τhe clеarneѕs on your ρost іs
just nicе and i could suppоse you're an expert on this subject. Well together with your permission allow me to grab your feed to stay up to date with drawing close post. Thank you 1,000,000 and please keep up the gratifying work.

my page :: www.parolin.net

Anônimo disse...

Hey there! Woulԁ you mіnd if I share youг blog wіth my twitter group?
There's a lot of people that I think would really enjoy your content. Please let me know. Thanks

Look into my web blog :: v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Eνeryone loves it when folks get together and ѕhaгe thoughts.

Great blοg, keep it up!

My weblog - visit the next internet site
Also see my web page :: More methods

Anônimo disse...

Ηowdу! I'm at work browsing your blog from my new iphone 3gs! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Carry on the superb work!

Look into my website pulsed light

Anônimo disse...

Howdу! I could have sworn I've been to this website before but after browsing through some of the post I realized it'ѕ new tο me.
Anyhow, I'm definitely happy I found it and I'll be bookmarkіng and checking bacκ often!


Неrе iѕ my wеblοg .
.. Suggested Internet site

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Estou fazendo o geléia de cajá, mas não sei o tempo necessário para ficar pronto. Meu nome é Carla meu i-mail é carlafavellar77@gmail.com. Obrigada!

João Pedro disse...

O ano passado comi essa fruta em bertioga,guardei 3 sementes, e chegando em casa plantei em uns copinhos descartáveis , depois de um ano já tenho uns cachinhos de frutas , e o pé com menos de 50 cm. Acredito que logo
estarei saboreando essa geléia.Obrigado pela dica.

Unknown disse...

Bom dia! Eu sou Zenaide Santos Falheiros, moro em salvador Bahia e tenho um pê de cajarana bem na porta da cozinha. Costumo congelar a polpa, pois carrega bastante e faço tudo para não perder. Alem de doar todos us dias uma porção para amigos e vizinhos. considero um grande privilegio tela no meu quintal. estou estudando a possibilidade de fazer mudas para comercializar.
Vou tentar fazer a geleia.

Unknown disse...

Três cajás e duas xícaras de açúcar?
Não será uma geleia, mas um melado com leve sabor de cajá

Unknown disse...

Mesmo!!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA