sábado, 25 de julho de 2009

Arroz Integral a minha moda



Bom Dia!
Dei uma passadinha rapidinha para desejar um ótimo final de semana e deixar essa receitinha de arroz. É simples, mas bem gostosinho e fácil. Continuo meio sumida, mas como cuido de minha sogra, meu tempo esta mesmo curtíssimo, mas sempre que puder dou uma passadinha.

Ingredientes:
2xícaras (chá)de arroz integral
1 tablete de caldo knorr vitalie sabor  carne 
1 dente de alho
1 cebola ralada
orégano
6 xícaras (chá) de água

Preparo:
Lave o arroz, escorra bem e leve ao fogo com revestimento antiaderente sem nenhuma gordura e tempero. Vá mexendo com a colher de pau até secar no ponto em que os grãos comecem a saltar. Acrescente os temperos, mexa bem.  Acrescente a água e se necessário coloque mais um pouco. É isso mesmo, o arroz integral demora mais para cozinhar e mais durinho que o branco e o parboilizado. A quantidade de água vai depender do gosto do freguês.Tampe a panela. Diminua o fogo e espere a água secar.










6 comentários:

Grazy disse...

Oi Bete! Tinha curiosidade em fazer um arroz integral que ficasse bom e nunca consegui. Peguei essa receita sua e fiz com o que eu tinha aqui em casa e deu certinho. Digo, sinceramente, que ficou melhor do que os das outras vezes, viu? Um bj e obrigada!

Bete disse...

Que legal Grazy, fico muito contente, pois todas as receitas que coloco aqui eu já fiz e se por acaso eu colocar alguma que ainda não fiz eu aviso.
Um beijão e um ótimo domingo!

Varios pensamentos disse...

oi menina....
nossa ta fuçando a net e deparei com vc, adorei seu blog....vo tentar esperimentar suas recietas nos finais de semana!!!!
beijocas e boa semana
deinha

SIL.S.E. disse...

Bom dia! adoro arroz integral só que demora muito para cozinhar,como posso fazer? que dicas vc me dá. aguardo resposta.

Sil de porto alegre

Betechef disse...

Obrigada SIL.S.E.obrigada pela visita e pelo comentário. Eu tenho sim uma receitinha ótima e fica pronta rapidinho.

É só anotar:

Arroz integral na panela de pressão com Abóbora no microondas

1 xícara (chá) de arroz integral
2 xícaras (chá) de arroz parbolizado
1 cubinho de caldo de legumes vitalie
3 dentes de alho socados ou espremidos
6 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de óleo


Para a abóbora:
1 abóbora baiana pequena descascada e picada em pedaços pequenos
sal a gosto
4 colheres (sopa) de agua
salsa e cebolinha picadinha a gosto


Preparo do arroz:
Primeiro peguei 1 xícara de arroz integral e refoguei em uma frigideira sem óleo por uns 5 minutos até ficar bem douradinho e reservei. Esse processo melhora o sabor e facilita o cozimento. Não se deve refogar o arroz integral junto com os temperos porque a película que envolve os grãos endurece e eles demoram mais a cozinhar.
Depois peguei uma panela de pressão, coloquei 1 colher (sopa) de óleo e dourei os 3 dentes de alho. A seguir coloquei as 2 xícaras(chá) de arroz parbolizado, o cubinho de caldo de legumes vitalie e refoguei bem. Feito isto adicionei a água e o arroz integral já refogadinho. Tampei a panela de pressão e assim que comçou a chiar contei 20 minutos e pronto foi só saborear este delicioso arroz.


Preparo da abóbora:
Pegue uma vasilha que vá ao microondas e coloque a abóbora picadinha e o sal (bem pouquinho). Acrescente 4 colheres (sopa) de agua, tampe a vasilha e cozinhe por 10 minutos na potência alta.(mexa na metade do tempo). Abra o forno e veja se esta cozida, se necessário vá acrescentando mais 1 minuto até o ponto desejado. Prove o sal e finalize salpicando com a salsa e cebolinha.( O tempo de cozimento pode variar de acordo com a potência de cada forno).

Espero que tenha gostado.
Um grande abraço!

Rosangela disse...

Sil, de Porto Alegre eu também acho que o arroz integral demora muito para ficar cozido mas o melhor que eu achei e que cozinha mais rápido é o da marca tio João além de precisar de menos agua cozinha mais rapido..bjs. Rosangela

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA