domingo, 5 de março de 2017

Pão de Grãos da BeteChef com "Aveia, Gergelim e Farinha de linhaça! Tudo de bom e muito rapidinho.

Antes de passar a receita vou falar um pouco sobre os benefícios que esses grãos trazem para nossa saúde, que na verdade isso é o que mais importa, já que somos o qu comemos.Vamos lá:

Benefícios das sementes para a saúde

Alimentação contendo sementes trás benefícios para a saúde, pois elas são fonte rica de vitaminas C, E, complexo B e sais minerais como potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio. Por isso, sementes nos fornecem antioxidantes para combater os radicais livres que danificam as células do corpo. Sementes ainda contêm muita fibra alimentar, a qual regulariza o funcionamento do intestino e evita prisão de ventre entre outros problemas.

Aveia (Flocos e Laminada)
A aveia é o cereal mais rico em proteínas, alem de ser uma boa fonte de fibras, cálcio, ferro, sódio, fósforo, potássio, vitaminas Bl, B2 e niacina. Sua composição protéica, responsável por uma poderosa cadeia de aminoácidos do crescimento, toma a aveia imprescindível na alimentação de crianças e nas dietas reconstituintes. A fibra solúvel beta-glucano presente na aveia é um componente responsável pela redução do colesterol total e do colesterol LDL (o chamado mau colesterol). Enquanto que as fibras insolúveis, também presentes na aveia, promovem a normalização do funcionamento intestinal.

Linhaça (Farinha e semente)
A linhaça é rica em Omega 3, 6 e fibras. É indicada para o tratamento de distúrbios metabólicos, arteriosclerose e problemas cardiovasculares. Auxilia na prevenção do câncer de próstata, normaliza os intestinos combatendo a prisão de ventre.Também recomendada para reposição hormonal. Pode ser utilizada em tortas, pães, biscoitos, vitaminas.

Gergelim
Considerada a rainha das oleaginosas devido à qualidade de seu óleo, rico em gorduras mono e polinsaturadas.Também é rico em OMEGA 3 e Vitamia E. É ainda rico em fibras, cálcio e ferro constituindo-se em um ótimo complemento alimentar.

A lecitina é um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lipídios em geral, especialmente o colesterol, evitando assim que se deposite nas paredes das artérias (arteriosclerose).


O gergelim é, juntamente com a soja, o vegetal mais rico em lecitina.Proteinas (20 %) de alto valor biológico, Vitaminas, especialmente a E (tocoferol), a B1 e a B2. Minerais e oligoelementos diversos especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo.Mucilagens, ao que deve sua ação laxante suave.

Pode ser polvilhado sobre o arroz integral, tortas, sufles, etc. Sua farinha pode entrar na confecção de pães, bolos, biscoitos, refogados de vegetais, etc, aumentando o valor nutritivo e dando um sabor especial. As sementes podem ser assadas, comidas com açúcar ou mel.

QUANTIDADE RECOMENDADA: 1 colher de sopa ao dia, pode ser tostado e colocado em cima de saladas e outros pratos mas é também encontrado em pães e bolos.







Pão de Grãos

Ingredientes:
1 colher(sopa) de açúcar
1 envelope de fermento biológico em pó ou
4 tabletes de fermento biológico
3 xícaras(chá) de farinha de trigo
1 xícara(chá) de aveia em flocos finos
3 colheres (sopa) de farinha de linhaça
3 colheres (sopa) de semente de gergelim
3 ovos inteiros
3 colheres(sopa) de margarina
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 gema de ovo para pincelar

Preparo:
É super fácil, basta misturar todos os ingredientes e amassar bem. A massa fica meio mole e pegajosa, mas é assim mesmo o resultado é ótimo com mostra a foto. Coloque em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada ou faça pequenos pãezinhos. Pincele com a gema de ovo e salpique gergelim. Deixe descansar coberto para crescer até dobrar de tamanho. Leve para assar em forno médio, por mais ou menos 40 minutos.



7 comentários:

Gina disse...

Bete, vou fazer esse pão, pois estou sempre em busca de novas receitas. Já estou indo pra cozinha preparar, depois conto.
Bjs.

Mar Varela disse...

Que buena traducción de tu idioma al mío, supongo que por la similitud... me ha encantado el pa y la explicación tan buena, yo suelo tomar todo los días sésamo en el pan tostado del desayuno, por encima.....
Un beso cielo

Betechef disse...

Oi Gina!
Obrigada pela visita, espero que goste da receita.
Bjs!

Rosana Albuquerque Pinheiro disse...

Oi!!Bete..
Que lindo pão e quantos benefícios nos traz e bem fácil de fazer.Pena que não tenho todos os ingredientes agora pra fazer...
Beijinhos.

Lourdes Sabioni disse...

Estou usando linhaça (farinha) todos os dias nas minhas refeições comum...Agora vou colecionar bolos , pães e tortas com ela pra reforçar mais ainda. Amei a receita, já imprimi. Estive sumida mas já voltei. Bjs

Tatiana disse...

Bete, cheguei através do "almanaque culinário"... amei essa receita de pão. Eu só como os integrais que muitas vezes nem são integrais e custam muito caro! Vou fazer!!!

Bjs

Betechef disse...

Obrigada a todos pela visita aqui no Receitas, fico muito feliz por issso. Voltem sempre e fiquem a vontade para comentar.
Um grande abraço e um ótimo final de semana!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA