quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sardinha na panela de pressão a minha moda




Que tal uma receitinha bem saudável, rapida e saborosa. Vamos começar conhecendo um pouco sobre a dona sardinha, a mais popular fonte de ômega-3. A sardinha é uma espécie de peixe de água fria que costumava ser encontrado em larga escala nas proximidades da Sardenha, no mar Mediterrâneo, por isto o nome "sardinha". No entanto também é conhecida por arenque. A sardinha foi um dos primeiros tipos de alimento a ser enlatado no início do século 19, quando o general francês Napoleão reconheceu a importância de se preservar alimentos em épocas de racionamento.

Seus benefícios:
As sardinhas são ricas em diversos nutrientes, destacando-se entre eles os ácidos graxos ômega-3. Os ácidos graxos são encontrados em todos os tipos de peixes oleosos como a cavala e o salmão, e são um dos maiores responsáveis pelo bom funcionamento do coração.

Eles também mantêm o sangue “fino” e menos viscoso, diminuindo assim as chances de um ataque cardíaco ou derrame, e reduzindo também a pressão arterial. Os ácidos graxos combatem a artrite e a psoríase, e os estudiosos acreditam que o óleo dos peixes também ajude a evitar que células cancerígenas progridam para um estágio de tumor.

Os óleos dos peixes são conhecidos pelos seus benefícios como alimentos para o cérebro; na realidade o cérebro é constituído de 60% de gordura e necessita de ômega-3 para um perfeito funcionamento. Recentemente, cientistas descobriram uma relação entre as variações de humor e baixos níveis de ômega-3. Ou seja, os ácidos graxos mantêm os pensamentos, as reações e os reflexos do cérebro em harmonia, e asseguram que as células receptoras do cérebro reconheçam os sinais de humor fornecidos pelos neurônios.


Ao comprar sardinhas procure sempre observar se a carne está firme e se os olhos estão claros e brilhantes. Assim que chegar em casa enxágüe as sardinhas e cubra-as com papel absorvente umedecido. Guarde-as na parte mais fria do refrigerador. Recomenda-se comer ‘peixes oleosos’ pelo menos duas vezes por semana para se obter um suplemento constante destes nutrientes essenciais.


Fonte das informaçõs:Nutrição em Pauta

Vamos agora a receitinha:



Ingredientes:
½ xícara (chá)de azeite
3 tomates maduros sem pele e sem semente picadinhos
1 pimentão verde cortado em tiras
1 quilo de filé de sardinha fresca
2 cebolas cortadas em anéis
3 dentes de alho amassados
Salsa picadinha
Limão
Sal

Preparo:
Eu já comprei as sardinhas limpinhas, chegando em casa lavei novamente e temperei com limão e sal. Arrumei as sardinhas fechadinhas em camadas finas na panela de pressão desta maneira: tomate, cebola, alho, salsa, pimentão e sardinha, até terminar todos os ingredientes. Por último, derramar o azeite. Fechar a panela e acender o fogo. Quando começar a apitar, abaixar o fogo e desligar após 10 minutos. Abrir a panela só depois que sair toda a pressão. Pode ser servido quente com arroz e salada. Pode ser servido frio com torradas e pão.


10 comentários:

PratosdaBela disse...

Bete, na panela de pressão???
Amei...
Jinhos

Tati - Panelaterapia disse...

Hoje estou matando a saudade da infância! Mais uma que mamãe fazia! Vou fazer p/ relembrar, obrigada pela boa lembrança!

bjs

MariHelen Artesanato disse...

Oi Bete...
Estava mesmo querendo essa receita ...HUUMMMM !!! Deve ser uma delícia ...
Tem um selinho no nosso blog para vc !!!
Bjus
Helena

Gina disse...

Já fiz na panela de pressão, fica uma delícia mesmo. Lembra muito a consistência das sardinhas em lata, mas bem mais saudável.
Bjs.

Lourdes Sabioni disse...

Aqui em casa adoramos (eu e o maridoco)e quanto mais ficar na geladeira, melhor!!! Bjs

O PIO DO PINTO disse...

valeu eu ter pego a receita aqui,pois foi aqui que encontrei a receita mais pratica de fazer sardinha na panela depressão,obrigado!!!!!!!!!!!!

Betechef disse...

Valeu Dak,fico feliz por você ter gostado. Está receita é ótima mesmo. Volte sempre, a casa é sua.

Anônimo disse...

Obrigado pela dica, gostei muito. obrigado Maurilio.'.

Anônimo disse...

adriana adorei hummmm

maria helena disse...

..adriana..e as espinhas??!!ficou difícil de comer...como faço para as espinhas não encomodarem..igual a sardinha enlatada(conserva)??


obrigada!!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA