domingo, 4 de outubro de 2009

Bolo de Laranja com Casca e Castanha de Cajú


Disse minha amiga Gina do blog Naco zinha que o nome do meu blog combina demais com minhas receitas. É verdade quando pensei em escrever minhas receitas logo pensei: vou colocar aqui receitinhas do dia a dia para aquelas pessoas que no corre corre do seu dia procuram e precisam . São receitinhas rápidas, simples, porém com muito sabor, além de saudável e com com um toque todo especial de muito amor e carinho. Eu adoro cozinhar e ver minhas receitas darem certo, porque de vez em quando eu mesma crio minhas receitas e outras vezes dou uma mudadinha em outras, dando assim meu toque pessoal. Este bolo de laranja que vou colocar aqui é o meu tradicional bolo de laranja com casca e tudo, se já era saudável ficou mais ainda já que adicionei castanhas de caju .

Fruta é rica em carboidratos e proteínas. Possui ferro, cálcio, fósforo, sódio e inúmeros tipos de aminoácidos, inclusive o argimino, que se converte em óxido nítrico, alargando as artérias e diminuindo a pressão sanguínea, auxiliando no controle da hipertensão. Também é formada por fito químicos e fitoesteróides, elementos anticancerígenos. É abundante em fibras e em gordura monossaturada, que ajuda no aumento dos níveis de HDL, o bom colesterol.

Fonte:http://www.saudeesportiva.com.br/frutas-secas.php





Ingredientes da massa:
1 laranja (tamanho médio) seleta
3 ovos
2 1/2 xícaras de açúcar
1 xícara de chá de óleo (não muito cheia)
3 xícaras de chá de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de castanha do cajú triturada

1 colher de sopa de fermento em pó.

Calda: 1 caixinha de creme de leite geladinho 1/2 xícara de nescau

Prepar da calda: É bem simples, basta misturar o creme de leite e o nescau. Conserve em geladeira até a hora de usar.

Preparo do bolo:
Lavar bem a laranja com sabão em água corrente, retirando bem as impurezas; Cortar a laranja conservando a casca e tirar os caroços; Bater no liquidificador a laranja, os ovos, o açúcar e o óleo até que a laranja fique bem triturada; Coloque o conteúdo batido em uma vasilha e, acrescentando a farinha de trigo e a castanha de cajú mexendo bem; acrescente o fermento e mexa delicadamente; Passar a massa para uma forma média untada e enfarinhada; Leve para assar em forno moderado. Depois do bolo pronto deixe esfriar um pouco e espalhe a calda em cima do bolo. É um bolo muito simples e rápido de fazer, mas muito nutritivo, macio e sabororso. Confira a textura na foto. Bom Apetite!



6 comentários:

Gina disse...

Bete, obrigada pela alusão ao comentário, mas é verdade mesmo. Se a gente quer um bolo saboroso, como esse aí que você incrementou com castanha ou um franguinho bem temperado, é só passar aqui e resgatar a receita.
Aliás, esqueci de falar que fiz seu pão de gergelim e linhaça e ficou lindo, além de gostoso.
Bjs.

MariHelen Artesanato disse...

Oi, Bete ...
Tem um selinho no nosso blog para você !!!!
Bjus
Helena

Talita disse...

Que bolo delicioso! A combinação de sabores é sensacional!

Mar Varela disse...

Que rico chiquilla, una combinación de sabores irresistible
Un beso

Nereime disse...

Hoje fiz bolo de laranja e pensei nessa tua receita mas não podia usar as cascas cpois estavam feinhas.
Mas teu bolo está muito saudável ainda farei.
bjs

Receita Gostosa disse...

Nossa combinação realmente top...

Muito gostoso e bonito!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA