.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Rocambole de aipim, mandioca ou macaxeira com Carne Seca



Gente essa receita é maravilhosa, fiz aqui em casa e foi o maior sucesso. É uma receita fácil, não é muito demorada e rende bastante.O ideal é comprar aipim que você tenha certeza que vai cozinhar bem, senão a massa fica pesada. Aqui perto de casa quando volto do meu Tai chi, sempre tem um senhor que vende aipim e ele me garante que vai cozinhar e até agora tem realmente cozinhado.





Ingredientes:
300g de carne seca cozida e desfiada
1 copo de requeijão cremoso
1 kg de aipim  descascado
1 cubinho de knorr vitalie de legumes (pode ser apenas sal) ou
outro tempero de sua preferência.
1 colher (sopa) de manteiga para untar o rocambole


Preparo:
Em uma tigela, misture a carne seca com o requeijão e reserve. Em uma panela, cozinhe o aipim até ficarem macios. Escorra a água e passe o aipim, ainda quente  por um  espremedor de batatas e misture o knoor vitalie ou outro tempero de sua preferência. Abra a massa em cima de um filme plático, em forma de um retângulo. Espalhe o recheio e enrole com um rocambole. Retire o filme plátsico e coloque em uma assadiera grande (30 x 41cm) untada(eu coloquei em uma travessapara rocambole). Espalhe a manteiga por cima e leve ao forno médio (18ºC), preaquecido, por cerca de 30 minnnutos ou até ficar dourado. Sirva quentinho..


262    Mandioca, Aipim ou Macaxeira Um dos principais alimentos energéticos  usados no Brasil, é fonte de vitaminas do  complexo, e possui cálcio, fósforo e potássio.

Nome científico é Manihot sculenta, natural do Brasil. 

 Como comprar: Se a casca solta facilmente, boa para o consumo.O interior deve ter a cor branca uniforme.

Como conservar: Por estragar rápido, compre apenas a quantidade a ser consumida. Se sobrar, conserve-a descascada e cotada em pedaços na  geladeira mergulhada em água.

262
Fonte da pesquisa:Calendário da  Nestlé

Ps. Já ia me esquecendo de mencionar o aipim  (mandioca)  tem uma flor muito bonita, eu mesma não conhecia. Visitandoa a amiga Gina do blog Naco Zinha foi que vi esta maravilha.



         Flor da mandioca
Foto:Monica







3 comentários:

Iliane disse...

muito boa receita!!tem tudo que amo..mandioca e carne sêca..tô levando para mim...bjus

Fla disse...

Ai que coisa boa. Mandioca é tudo de bom.
Beijos

Gina disse...

Acho que essa é uma das combinações mais perfeitas, aipim com carne seca. Já fiz quiche, escondidinho, sopa, mas ainda não fiz rocambole. Por coincidência, ontem comprei aipim...
Grata pela menção e pela gentileza.
Bjs.