domingo, 1 de agosto de 2010

Quiche Rápida com Farinha de Aveia da Betechef






Mais uma receitinha que eu coloco meu ingrediente favorito, a aveia.  A aveia é um alimento rico em fibras, sendo que seu consumo contribui para o funcionamento intestinal.O consumo regular de aveia ajuda a evitar a constipação intestinal, popularmente conhecido como "intestino preso".O consumo de aveia auxilia na redução do colesterol (quando acompanhado de uma dieta balanceada). O bom é que a aveia não tem gosto sendo assim não altera o sabor das receitas e também deixa as massas mais fofinas e muito mais saudáveis.


Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de farinha de aveia em flocos finos
1 ovo inteiro
1 colher (sopa) de margarina
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de leite
1 pitada de sal

Recheio:
1 tomate sem pele
3 colheres (sopa) de alho poró
1 lata de sardinha light com ervas finas
1 lata de milho
1 pimentão pequeno
cebolinha e orégano a gosto
150g de ricota light amassada com o garfo
sal a gosto

Comece pelo recheio para que de tempo do mesmo  esfriar. Não se deve colocar recheio quente em massa porque senão a massa ficará cozida e o resultado final será uma massa pesada. Pegue uma frigideira e coloque o tomate, o alho poró e o pimentão vá mexendo, coloque a sardinha, o milho  e mexa delicadamente até secar quase todo o caldo. Coloque o óregano, a ceboloinha e prove o tempero. Acrecente sal a gosto.Desligue o fogo e reserve.
   
 Preparo da  massa:
Misture tudo e forre uma forma de fundo falso. Coloque o recheio, que deve estar frio e cubra com a ricota. Leve ao forno médio  para assar por uns 35 minutos ou  até ficar bem douradinho. Bom Apetite! 


Alho poró
Foto do Wickcionário

Saiba Mais:


  • Nome Científico: Allium porrum
  • Sinonímia: Allium ampeloprasum var. porrum, Porrum sativum, Porrum commune
  • Nome Popular: Alho-porró, alho-poró, alho-porro, alho-francês, alho-macho, alho-porrô, poró, porro, porró, porrô, porro-bravo, porro-hortense
  • Família: Alliaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Europa
  • Ciclo de Vida: Bienal
Suas folhas são longas, largas, suculentas e verdes, com bainhas compridas que se sobrepõem recobrindo o falso caule, formando o "talo" tenro, branco e comestível, dilatado na base.

O alho-porró é uma deliciosa hortaliça que pode ser utilizada crua ou cozida fria como salada e em pratos quentes. Seu sabor é mais delicado, doce e suave que o da cebola, e é muito utilizado na culinária francesa e japonesa, geralmente em recheios de quiches e tortas, ou em refogados rápidos de legumes. A parte branca é a mais consumida e com maior variedade de preparações, mas as folhas verdes são também utilizadas para temperar molhos e sopas. A indústria de alimentos aproveita o alho-porró desidratado para a produção de sopas e temperos.

Uso Medicinal
  • Indicações: Problemas digestivos, infecções, pressão alta, arteriosclerose, cálculos renais, fraqueza, infecções respiratórias, verminose.
  • Propriedades: Antibiótica, digestiva, diurética, emoliente, estimulante, expectorante, laxante, vermífuga.
  • Partes usadas: Folhas, talos e sementes.
 Fonte: Jandireiro.net




Um comentário:

. disse...

Oi,amiga...

Saudades de vc..
Vc como sempre,trazendo-nos receitinhas práticas e saudáveis,não é mesmo?
Beth,criei um novo blog,porque o outro ultrapassei o limite de fotos e o google,me impediu de colocar as fotos.
Para não perder o nome,criei o Cantos e Encantos II...www.sonianovaes2.blogspot.com
Espero vc lá.
Boa páscoa para todos voces.
Bjs

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA