segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vinagre traz benefícios à saúde e ajuda a emagrecer Ele é rico em vitaminas e minerais que ajudam a manter a saúde do organismo





Todo o começo de ano penso em como ter uma alimentação mais saudável e conseguir melhorar também a  dieta de meus pacientes. Para conseguir alcançar essa meta, é preciso ingerir nutrientes que façam bem ao nosso corpo sem trazer efeitos colaterais. Nesses tempos é comum que, na busca por uma vida mais saudável e sem doenças, procuremos remédios caros e nem sempre eficientes criados em laboratório.

Como sempre digo aos meus pacientes, produtos criados em laboratório quase nunca são a melhor opção, por isso, vale procurar alimentos naturais para fortalecer o nosso organismo, desde que tenham sido testadas com sucesso, claro. É o caso do vinagre, que mostrou ser muito mais que um simples tempero para saladas. 
Ele possui mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de vitaminas, de ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, boa para o coração. Igualmente encontra-se ferro, vitamina B12, ácido fólico (bom no combate à anemia) e cálcio.

Entre esses vários benefícios que o vinagre traz ao nosso organismo, dois estudos merecem destaque por apresentarem resultados significativos relacionando o consumo de vinagre para diabéticos do tipo 2 e para quem precisa emagrecer.
Um grupo de diabéticos tipo 2, de pessoas com propensão à doença, e outro de pessoas saudáveis foram testados. Cada grupo consumiu vinagre derivado da maçã, pronto para beber, ou uma substância com efeito placebo antes de um café da manhã rico em carboidratos. Verificou-se que ingerir uma colher de chá desse vinagre com alta concentração de ácido acético reduz taxas de insulina e glicose, que se elevam sempre após a alimentação, e que podem trazer efeitos negativos aos diabéticos. 
Em outro estudo foi descoberto que o vinagre  pode ser uma boa arma contra a epidemia de obesidade que ronda por aí. Nessa pesquisa um grupo de pessoas tomou o mesmo tipo de vinagre antes das duas principais refeições do dia e outro grupo recebeu apenas placebo. Os resultados foram surpreendentes: em um mês, o grupo do vinagre apresentou perda de quatro a sete quilos, enquanto o peso das pessoas tratadas com placebo não se alterou de forma significativa.

Vamos procurar ter um ano mais saudável, ingerindo menos produtos industrializados e ficar cada vez mais próximos da natureza. E nesse esforço não podemos esquecer que até mesmo os temperos, como o vinagre, influenciam na nossa alimentação.
 
Fonte: Yahoo beleza e Saúde

3 comentários:

Sonia disse...

Que ótima dica esta.
Eu sempre ouvi falar que vinagre era bom, mas não fazia idéia destes resultados.
Obrigada por compartilhar.
Toda ajuda é muito bem vinda nesta luta por uma saúde melhor.
Beijos

Kalizia Artes & Filhos disse...

OLÁ ADORO ESSAS DICAS PASSEI A SER SUA SEGUIDORA PORQUE GOSTEI MUITO DO SEU CANTINHO

AGUARDO SUA VISITNHA NO MEU ESPAÇO UM ABRAÇO DEUS ABENÇOE


www.kaliziaartesfilhos.blogspot.com

Nereime disse...

Bete, tenho pensado muito em vc nestes dias, na sua dedicação e amor com sua sogra...minha avó materna está com 90 anos e sempre foi independente de repente está perdendo a visão e a audição, que chegou a hora de cidarmos dela com amor também.
Desculpe a ausência por aqui, mas vc mora em meu coração.
Desejo que seu ano seja repleto de alegrias e conquistas!!!
bjs

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA