segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Souflé de Abobrinha Super Saudável

Boa Noite, ufa! como tem sido difícil arrumar  tempo  para  vir  aqui  postar  minhas  receitas. É  que  estamos  em ritmo de festa  no  meu  grupo de  Tai chi.  Não é sempre que se comemora 10 Anos e nosso grupo  Taichirajá I vai comemorar em Outubro. Estamos preparando uma grande festa e isto tem me tomado muito tempo. Aqui estou  pra dividir mais uma receita deliciosa e super saudável que fiz hoje para o almoço. Esse souflé fica muito leve porque leva aveia e creme de leite de soja que são ingredientes do bem, fazendo seu organismo funcionar melhor. Veja aqui seus benefícios e também conheça os benefícios da aveia no organismo aqui.

.
Receita


Ingredientes:
2 abobrinhas italianas
1 tomate inteiro picadinho
2 dentes de alho picadinho
2 gemas
2 colheres(sopa) de aveia em flocos
1 colher (chá) de orégano
Salsa e cebolinha a gosto
1 caixinha de creme de leite de soja
2 claras em neve
sal a gosto ou sabor ami
1 colher (chá) de fermento em pó

Preparo:
Lave bem as abobrinhas e depois raspe toda sua casca. Lave novamente e pique-as em pedacinhos. Coloque em um refrátario e vá adicionando os tomates picadinhos, o orégano, o alho e  o sal. Tampe mas não totalmente e leve ao micro-ondas por 15 minutos na potência alta (P10). Depois de cozido coloque no liquidificador e adicione  a aveia em flocos e as gemas. Bata tudo muito bem e coloque em um refratário. Reserve.  Bata as claras em neve e adicione o creme de leite e envolva delicadamente. Por último acrescente o fermento em pó. Salpique a salsa e a cebolinha e leve ao forno para gratinar em temperatura média por aproximadamente 40 minutos ou até encorpar e dourar. Sirva com arroz branquinho.


Bolo de casaca de Banana com Calda de Chocolate


Ingredientes: 
1 xícara (chá ) de óleo
3 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de casca de banana lavadas e picadas
2 xícaras (chá )de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de farinha de fermento em pó
Preparo:
Coloque  o óleo, os ovos e as cascas da banana no liquidificador. Bata bem e vá colocando o restante dos ingredientes. Eu bati tudo  no liquidificador, se você achar necessário despeje a parte liquida em uma vasilha e misture a farinha e o fermento em pó. Coloque a massa em uma forma de tamanho médio untada e enfarinhada. Leve ao forno médio por uns  40 minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo.

Para Calda:
6 colheres(sopa) de nescau
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de leite 
1 colher (sopa) de margarina
granulado branco e preto para decorar

Preparo:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ficar uma calda espessa e brilhosa.
Tome cuidado para não deixar passar do ponto e açucarar. Este bolo tem feito o maior sucesso todas vezes que tenho feito. É super rápido, fica muito macio e leve. Sem contar que é rico em fibras, vitaminas e minerais. Se quiser pode aproveitar também as bananas. Veja aqui a receita. Bom Apetite!


2 comentários:

Fla disse...

Eita que vai rolar um festão então hein?! Legal.
Adorei as duas receitas, essa do bolo achei bem curiosa por ser com a casca, aproveitamento 100%.
Bjs

Sonia Martins disse...

Esse bolo de casca de banana é versátil mesmo. Adoro!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA