quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Como Lavar Roupas e Entendo bem as Etiquetas

Bom dias amigo(a) não tenho certeza se coloquei essas dicas, mas vou tomar carona no programa bem estar e disponibilizar aqui essas dicas que acho importantes. Eu mesma as vezes vou lavar algumas peças roupas e me deparo com aquela   que não tem orientação correta de  como lavar a  peça adequadamente. Vou tentar aqui dar uma ajudinha que acho também muito importante para o nosso dia a dia. Vamos lá:

1. Separe sempre
Tudo é uma questão de organização. Primeiro, separe as roupas pela cor: faça uma pilha para peças brancas, outra para as peças de cores claras e uma última para as peças de cores escuras.
A seguir separe a pilha escura em duas outras: uma com itens que desbotam e outra com os que não desbotam. Mais adiante, separe cada pilha com base na quantidade de sujeira: pouco suja, moderadamente suja e muito suja.
Dicas
• Junte os itens brancos e de cores claras que estejam compatíveis na sujeira em uma mesma pilha;
• Crie uma pilha para as roupas delicadas que precisam ser lavadas à mão;
• Separe as peças brancas de tecido sintético e lave-as somente com as de tecido branco;
• Separe os tecidos sintéticos, os mistos e os que não amassam, dos tecidos naturais.

2. Prepare para lavar
Minimize os danos às peças que você está lavando:
Faça o pré-tratamento das manchas, sujeiras e das peças muito sujas com removedor de manchas de pré lavagem, com detergente líquido, com uma pasta feita de sabão em pó ou detergente, com sabão em barra ou deixe as peças previamente de molho (lembrando que nem todas as peças podem ficar de molho. Veja o próximo tópico como saber quais podem
  • Conheça a composição e os acabamentos dos tecidos para selecionar a temperatura correta da água e os produtos de limpeza adequados.
  • Guarde as informações sobre os cuidados da peça. Dessa maneira você poderá seguir as recomendações sobre os procedimentos de lavagem.
  • Feche os zíperes, enganche todos os ganchos e abotoe todos os botões.
  • Vire os bolsos do avesso para tirar a sujeira.
  • Remova quaisquer ornamentos, decorações, broches ou fivelas que possam fazer buracos ou danificar outras peças.
  • Faça remendos e costure as bainhas para evitar maiores estragos durante a lavagem.
 
Você não tem certeza sobre o tipo de tecido de uma determinada peça? Ou se tal peça pode ser lavada na máquina? É pra isso que servem as etiquetas, não somente para ficar te espetando enquanto você usa sua roupa nova.



3. Entendendo as etiquetas das roupas
Entender as instruções das etiquetas tornará a tarefa de lavar roupas mais fácil. Veja as dicas abaixo.
 icones das etiquetas das roupas thumb Como lavar roupa

4. Produtos pré-lavagem
O mais indicado para remover manchas e sujeiras é usar um produto específico. Eles são chamados de removedores pré-lavagem e geralmente têm a forma de aerosol ou spray. São ótimos especialmente em manchas de gordura em tecidos sintéticos.
  • Dicas
    • Trate as manchas enquanto são recentes. Embeba a área completamente e esfregue suavemente para o produto penetrar no tecido.
  • • Alguns produtos pré-lavagem podem danificar o acabamento exterior da lavadora e da secadora, então, tenha cuidado ao utilizá-los.
  • • Não deixe roupas claras e escuras de molho por muito tempo. As cores podem desbotar.
  • • Lave as roupas da forma habitual após deixá-las de molho previamente.

5. Escolhendo produtos para lavar roupa
Leia o rótulo cuidadosamente antes de comprar qualquer produto, para ter certeza de que é o correto para o tipo de trabalho que você quer fazer. Siga as instruções corretamente e use sempre as medidas indicadas na embalagem.

Detergentes e sabões
O sabão é um bom limpador em água mole (com menor presença de cálcio e magnésio): ele se degrada bem nos sistemas de esgoto da cidade, não prejudicando o meio ambiente. Entretanto, é menos eficiente em água dura (com maior concentração de cálcio e magnésio) pois reage com a grande quantidade de minerais e forma um precipitado que deixa uma espuma cinza nas roupas;
Os detergentes são menos afetados pela água dura do que o sabão e têm excelente poder de limpeza. Os detergentes contém um agente umedecedor que desprende a sujeira e agentes que ajudam a tornar os minerais da água dura inativos, por isso não fazem espuma.

Alvejante
O alvejante trabalha junto com o detergente ou sabão para remover manchas e sujeiras, deixar mais brancas as peças brancas e tornar as cores de alguns tecidos mais vivas. Ele também funciona como desinfetante suave. Os dois tipos básicos de alvejantes são o cloro e o oxigênio. O alvejante líquido comum à base de cloro é o mais eficaz e o menos caro, mas não pode ser utilizado em todos os tipos de tecidos. O alvejante à base de oxigênio é seguro para todos os tipos de tecidos laváveis, fibras com acabamento resinado e para a maioria dos tecidos coloridos laváveis.


• Faça um teste de durabilidade da cor dos tecidos antes de usar qualquer alvejante, misturando 1 colher de sopa de alvejante clorado com 1/4 de xícara de água ou 1 colher (de sopa) de alvejante à base de oxigênio com 2/4 de água quente. Aplique esta solução em um local pequeno. Aguarde alguns minutos e verifique se ocorreu alteração na cor;
 
• O alvejante deve ser colocado na água da lavagem ou diluído antes de as roupas serem colocadas na máquina. O alvejante não deve nunca ser colocado diretamente sobre os tecidos;
 
• Sempre alveje a peça toda e não apenas uma única mancha;
 
• Quando estiver utilizando o alvejante, use a água na temperatura mais quente possível, porque isto melhora o desempenho do produto;
 
• Alveje as roupas somente no ciclo lavar, assim ele pode ser totalmente retirado durante o ciclo do enxágüe;
 
• Quando lavar tecidos que contém elastano, utilize apenas alvejante à base de oxigênio.
Amaciantes de roupas

Os amaciantes de roupas adicionam suavidade e maciez, reduzem a eletricidade estática e ajudam a diminuir as “bolinhas” que se formam nas peças. Eles são disponíveis em líquido ou em formato de lenços. Os líquidos são adicionados no ciclo lavar ou enxaguar e os lenços são usados nas secadoras.

 • Dilua o amaciante líquido em água antes de colocá-lo no dispenser ou na água do enxágüe. Os amaciantes podem manchar o tecido se colocados diretamente sobre as roupas;

• Os lenços amaciantes podem manchar peças de poliéster se colocados na secadora junto com elas. Se você manchar uma peça, esfregue a área com detergente líquido ou com um produto pré-lavagem e lave-o novamente;

• Quando estiver lavando roupas de bebê é bom usar o amaciante moderadamente, porque alguns bebês são sensíveis ao acúmulo do produto.

6. Utilizando uma lavadora automática
maquinadelavar thumb Como lavar roupa
Para obter os melhores resultados da sua máquina de lavar roupas, você deve saber como combinar as capacidades de carga, níveis de água, temperatura e ciclos.

Carregando a máquina de lavar roupas
Leia o manual de instruções e siga as orientações recomendadas.

Não sobrecarregue a máquina. A quantidade de roupas não deve exceder a recomendação do fabricante.

Usar a capacidade máxima da máquina cada vez que você lava roupa economiza tempo e energia, mas não misture roupas claras e escuras apenas para encher a máquina (provavelmente irão manchar e o custo será maior do que usar a máquina duas vezes, por exemplo).

Misture itens grandes e pequenos em cada carga para melhor circulação e distribua a carga uniformemente ao redor do agitador.

Selecionando a temperatura da água
O ajuste da temperatura da água varia de acordo com os tipos de tecidos que estão sendo lavados e a quantidade de sujeira.

Selecionando o nível da água
Use água suficiente para fornecer uma boa lavagem, evitando assim o desperdício de água e de energia. A maioria das máquinas possui um controle de nível de água compatível com a quantidade

de roupa a ser lavada. Verifique o manual de instruções para saber desta informação.

Selecionando o ciclo
Selecione o ciclo e o tempo de lavagem de acordo com o tipo de roupa e o grau de sujeira. Utilize um ciclo mais longo para as roupas muito sujas.
Para as peças brancas e de cores que não desbotam, use o ciclo normal com um tempo de lavagem de 10 a 12 minutos. Para as peças que desbotam use o ciclo normal, com tempo de lavagem de 6 a 8 minutos. Para as peças que não precisam ser passadas, use o sistema hand wash, com tempo de lavagem de 6 a 8 minutos. Para tecidos delicados e lã, use o ciclo delicado com tempo de lavagem de 4 a 6 minutos.


7. Lavando à mão A maioria dos tecidos laváveis pode ser colocada na máquina, mas alguns itens têm a indicação “lavar somente à mão”. Nunca desconsidere isso, mesmo se estiver com pressa.
 
• Separe as peças da mesma maneira que você separa as roupas para lavar à máquina e faça o pré-tratamento das manchas e áreas muito sujas;

• Utilize um detergente suave para roupas delicadas e dissolva-o na água morna ou fria antes de adicionar as roupas. Deixe-as de molho de 3 a 5 minutos;

• Depois esfregue. Tome cuidado para não esfregar, torcer ou apertar excessivamente. Enxágue as peças em água fria.
  • Os vestidos, os cachecóis e as peças íntimas devem ser pendurados na hora de secar. Utilize toalhas para retirar a umidade excessiva das malhas de lã, meias, calcinhas e sutiãs. Pendure-as para secar somente se o peso da água não for esticá-las ou deformá-las ou seque-as em uma toalha sobre uma superfície plano.
  • 8. Secando as roupas
    A maioria das roupas secas em secadoras automáticas ficam macias e pouco amassadas. Mas se você tem tempo e um quintal em casa, seque no varal nos dias ensolarados, deixando a máquina para quando o tempo estiver ruim e para as roupas que não precisam ser passadas. 

  •  Utilizando a secadora
    Leia o manual de instruções do fabricante para conhecer os procedimentos de funcionamento e os ciclos recomendados.

    Não sobrecarregue a secadora, pois isso causará secamento desigual e roupas muito amassadas.
    Assim que a secadora parar, retire as roupas e dobre-as para evitar que fiquem muito amassadas.

    Limpe o filtro da máquina após cada uso.

    Secando no varal
    Pendure as peças no varal pela extremidade mais firme. Roupas brancas e de cores claras devem secar ao sol e as de cores brilhantes à sombra.

    Verifique se o varal e os prendedores de roupa estão limpos.

    Utilize cordas de plástico ou de arame recoberto com plástico e, antes de utilizá-lo, limpe-o com pano úmido. Não utilize varais de ferro, estes enferrujam e estragam as roupas.


    Dica da Betechef

    Obs.: Vou deixar aqui um dica muito legal e que funciona muito bem para tirar manchas de graxas de roupas, eu mesma já USEI  por várias e posso afirmar que não tem erro.
     
     
    VAMOS LÁ: PEUQE A ROUPA QUE ESTIVER MANCHADA E PASSE A MARGARINA  EXATAMENTE  EM CIMA DA GRAXA (USE MARGARINA E NÃO MANTEIGA). ESPERE AGIR POR UNS 5 MINUTOS. A SEGUIR LAVE EM ÁGUA CORRENTE  E  SABÃO EM BARRA (DE PREFERÊNCIA SABONETE).

Foi útil? Então  veja aqui estes dois  posts específicos  com dicas para tirar manchas de suas roupas. 

http://receitasdetodososdias.blogspot.com.br/2008/09/dicas-para-lavar-e-tirar-manchas-de.html  e também http://receitasdetodososdias.blogspot.com.br/2011/04/mais-dicas-de-como-tirar-manchas-em.html




Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA