sábado, 8 de setembro de 2012

Feijão Tropeiro da Betechef


Adoro feijão tropeiro e esse ficou dos deuses, maravilhoso, muito bom mesmo. Saiba um pouco sobre essa iguaria e confira a receita na integra. Um grande abraço e uma ótima semana!

O feijão tropeiro é um dos pratos mais típicos da cozinha mineira. Ele recebe este nome porque era preparado pelos cozinheiros das tropas que conduziam o gado e os produtos, saindo de Ouro Preto para as cidades ou vindo da Corte, no Rio de Janeiro.

Nos tempos do Brasil Colônia, todo o transporte de mercadorias era feito nos lombo dos burros, ou em carroças puxadas por cavalos e carros de boi.


Quem conduzia a tropa era chamado de tropeiro e esse pessoal tinha que carregar um tipo de comida que durasse muito tempo. Então, os cozinheiros das tropas criaram esse feijão.


Ingredientes:
1 kg de feijão vermelho cozido por 20 minutos e escorrido. os grãos devem ficar inteiros
250g de carne seca cozida e desfiada
250g de linguiça curada sem pele e em fatias
200g de toucinho defumado em pedaços pequenos
5 ovos
1 maço de couve-manteiga cortadas em tiras bem fininhas
1 cebola grande em fatias finas
5 dentes de alho socados
Pimenta-do-reino a gosto
1 pé Cheiro verde picadinho (salsa e cebolinha)
2 xícaras de farinha de mandioca crua
Sal

Modo de Preparo:


Frite o toucinho até ficar dourado. Reserve sobre papel absorvente. Separe alguns pedaços para decorar. Na gordura que ficou na panela, frite a linguiça. Reserve sobre papel absorvente. Separe algumas fatias para decorar. Em uma frigideira bem quente coloque 3 colheres de sopa de óleo e refogue a couve com um pouco de sal. Frite os ovos mexendo para que se quebrem em pedaços pequenos. Na panela onde fritou o toucinho e a linguiça, retire um pouco do óleo e  refogue a cebola, com a pimenta-do-reino, o sal e o alho. Em seguida, acrescente a carne seca desfiada, a linguiça e o toucinho, deixe refogar para absorver os temperos, em seguida acrescente os ovos fritos, o feijão e o cheiro verde. Por último acrescente a farinha de mandioca com o fogo baixo mexendo delicadamente para não desmanchar o feijão.

Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA