sábado, 3 de novembro de 2012

SARDINHAS EM CONSERVAS (SARDINHA, COMO AS DE LATA)



Essas sardinhas ficam iguais as da latinha, uma delícia e o mais importantes são benefícios que trazem para nossa saúde. A sardinha contêm ômegas, um tipo de gordura essencial para o organismo, faz bem para a saúde. Ainda mais se o alimento possuir os três tipos de ômega: 3, 6 e o 9, nas quantidades corretas. A sardinha é uma campeã nesse quesito: como alguns pescados de águas mais frias, tem todos os ômegas na proporção ideal, além de ser uma fonte rica de proteína, cálcio, selênio, vitaminas B12 e D - nutrientes essenciais para a boa nutrição.

Os benefícios desse peixe, um dos mais baratos do mercado, são inúmeros e têm comprovação científica. Especialistas acreditam que o seu consumo seja capaz de reduzir o risco de infarto, baixar o nível de triglicérides e também auxiliar na prevenção de diabetes, osteoporose e enxaquecas. De acordo com estudo do Centro de Genética, Nutrição e Saúde de Washington, nos Estados Unidos, a gordura da sardinha é capaz de diminuir a tendência para processos inflamatórios e dolorosos, como as dores de cabeça.

"Duas sardinhas, duas a três vezes por semana, são suficientes para se obter os benefícios", recomenda a nutricionista da rede de clínicas Anna Aslan. A forma mais comum de consumo é a sardinha em lata. Mas também é possível encontrá-la fresca, em feiras, supermercados e peixarias. Aqui você encontra outra receitinha de Sardinha escabeche na panela de pressão que é uma delícia.
  
 Fonte: O Fluminense

Vamos a Receita:



Ingredientes:
2 kg de sardinha limpa (retire as víceras, a cabeça e as escamas)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 xícaras de chá de óleo
1 ½ xícara de chá de vinagre

Modo de Fazer:
Lava bem as sardinhas, enxugue-as e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Numa panela de pressão, arrume cuidadosamente as sardinhas em camadas, alternando o sentido. Misture o óleo com o vinagre e 2 xícaras de chá de água. Despeje essa mistura sobre a sardinha, tampe a panela de pressão e leve ao fogo alto. Quando começar a chiar, abaixe o fogo para o mínimo e cozinhe por 2 horas. Deixe descansar de um dia para o outro sem abrir a panela. No dia seguinte, retire as sardinhas, uma a uma, com cuidado e e vá arrumando num recipiente que feche bem. Conserve na geladeira.

Dica do Chef: Esta sardinha, como as de lata, pode ser usada em cuscuz, tortas e sanduíches.


 

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá Beth!
Adoro as suas receitas, por isso fiquei na dúvida com as sardinhas em conserva. Elas são tão macias, aguentariam 2 horas na pressão sem desmanchar?
Ficarei no aguarde, ok?
Bjs, Nilza

Betechef disse...

Olá Nilza!
Obrigada pela visita! Olha só as ardinhas são realmentes super macias,mas, o segredo está na temperatura do fogo. A dica é fogo alto até começar a chiar a panela, depois o fogo minimo por 2 horas. Olha Nilza as sardinhas da foto são mesmo as que eu fiz. Pode confiar. Um abraço e obrigada! Volte sempre!

Hozana disse...

Boa tarde Beth...quero dizer que fiz as sardinhas do jeito que você ensinou, ficaram ótimas amei demais!!ficaram bem macias, super saborosas e não desmancharam....fica igualzinho as enlatadas mesmo, aqui em casa fez o maior sucesso!!!
Muito obrigada por compartilhar essa receita maravilhosa!!

Bjuss

Unknown disse...

amo sardinhas e essa receita deve ser muito saborosa... !!!

Anônimo disse...

Muito obrigado agora eu sei como fazer.

Unknown disse...

minina? eu fiz uma vez 1 kl de sardinha com 2copo de vinagre e coloquei cebola pimentão só que não deu pra quem quiz
foi um sucesso, e agora com a sua receita fiquei mais animada meu gmal é josealmerioliveira@gimal.com

Unknown disse...

como eu amo o meu brasil, e tem gente que quer conhecer outro lugar mais gostoso que esse? eu já andei por esse brazil afora,
mas não conheci ném a minima parte do nosso paraizo, é como dizia o jakcoutaou o ambientalista que estudava o nosso
amazonas e suas biologias naturais já descobri muitas coisas lindas e curosas, e vou morrer sem conhecer mais da metade,

Unknown disse...

Qual a duração das sardinhas porque amaria fazer uma grande quantidade para consumir varias vezes?

Passos para o altar disse...

Fiz. Ficarám uma delicia. Melhor que em lata super durinhas

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA