terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Arroz com abobrinha na panela de pressão em 2 minutos



Sabe aquela hora que você tem que  fazer aquele almoço rapidinho, foi o que aconteceu comigo hoje. Ai lancei mão deste arroz que além de completo é super saudável e muito gostoso também. Confira a receita e Bom  Apetite!


Ingredientes:
250 g de linguiça fina de porco 
1 colher (sopa) de óleo
2 dentes de óleo amassados
1 cebola média
1 tomate sem pele
2 xícaras (chá) de arroz branco
2 abobrinhas tipo italianas  cortada em cubos
5 xícaras (xá) de água fervente
salsa e cebolinha a gosto
sal a gosto



Coloque o óleo  na panela de pressão e frite a calabresa a gosto. Acrescente o alho e deixe dourar, junte a cebola picada e doure um pouco. Junte o arroz, a abobrinha, o tomate e  o sal a gosto,  mexa até encorporar bem os ingredientes. Coloque a água fervente, prove o sal e mexa mais um pouco. Tampe a panela de pressão e conte 2 minutos a partir do momento em que começa a “chiar”. Desligue e espere sair toda a pressão (o ar dentro da panela). Retire a tampa e acrescente a salsa e a cebolinha,   transfira o arroz para  uma travessa para servir. Para acompanhar  acompanhar uma saladinha vai muito bem.


Obs.:
*Pode-se substituir a abobrinha por um legume de sua preferência.
*Pode-se substituir a calabresa por frango defumado, salame, carne de sol desfiada, carne seca...



É bom saber:

A abobrinha é muito apreciada pelo seu sabor, pela sua textura leve e por ser um alimento de baixo valor calórico (100 g oferece cerca de 20 Kcal . Além disto, é rica em niacina e fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A. Potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio também são encontrados em sua composição. Geralmente as abobrinhas são consumidas cruas em saladas, como também cozidas, refogadas, assadas, grelhadas, fritas e incorporadas em outras receitas para o preparo de suflês, pudins, doces, etc. Por ser uma excelente fonte de fibras e por conter grandes quantidades de água em sua composição (cerca de 90%) a abobrinha é um alimento de fácil digestão e muito utilizado pra regular o funcionamento do intestino.

Fonte:http://www.infoescola.com/frutas/abobrinha/





.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA