domingo, 3 de março de 2013

Bolo de Goiaba com Cobertura de Geleia de Goiaba



Saindo um pouco da banana e aproveitando que a goiaba  esta em alta, estou usando e abusando desta fruta que  tem alto valor nutritivo, pois apresenta grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável de acordo com a maturação do fruto, polpa de coloração variável podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes.  A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo humano, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias a goiaba auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física. Deve somente ser evitada por pessoas cujo aparelho digestivo é delicado ou por pessoas que apresenta problemas de intestino preso. Use e abuse você também. Um Grande abraço!



Ingredientes:
1 xícara de óleo
1 xícara de açúcar
3 ovos inteiros inteiros
2 xícaras (chá) de goiaba vermelha (lavadas com a casca  e sem caroços) 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de farinha de fermento em pó

Preparo do Bolo:
Comece lavando bem suas goiabas e retirando apenas as sementes. Pique em pedaços pequenos e leve ao liquidificador junto com os demais ingredientes, menos a farinha e o fermento. Bata bem e despeje em uma outra vasilha para que você possa misturar delicadamente a farinha de trigo e por último o fermento em pó. Coloque em uma forma tamanho médio untada e enfarinhada. Leve ao forno médio  por aproximadamente 40 minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo.

Enquanto seu bolo esta assando prepare sua geleia que é muito fácil.


Ingredientes:
2 goiabas grandes ou médias
1 xícara (chá)  de açúcar 

1 pedaço de canela em pau

Preparo da Geleia:
Lave bem as goiabas, descasque, retire a polpa e corte em pedacinhos. Bata  no liquidificador ou processador. Coloque o mínimo de água que conseguir! Quanto mais água, maior o tempo de fogo. Levar ao fogo, mexendo sempre até ferver. Abaixar o fogo e mexendo sempre até obter o ponto desejado. Deixar esfriar e pronto!





 Como saber se sua geleia esta pronta?
O que dá consistência à geleia é uma substância chamada pectina. Ela é encontrada naturalmente nas próprias frutas (em especial nas cítricas), e liberada pouco a pouco durante o cozimento, encorpando a mistura e deixando-a, como o nome diz, gelatinosa. Para saber se o tempo de cozimento foi suficiente, tire uma colher (sopa) de geleia da panela e disponha sobre um prato limpo. Passe o dedo riscando a geleia ao meio: se a mistura depois de separada unir-se novamente, ainda não está no ponto.

Depois do bolo pronto espalhe por cima a geleia e bom apetite!



4 comentários:

Roseli Rosa disse...

Oi Bete
Eu adoro goiaba e esse bolo parece fácil e saboroso.
Adorei as informações.
Hoje mesmo vou comprar goiabas pra fazer.
Não poderia deixar de agradecer sua visita, o doce comentário e por está seguindo meu Blog.
Não deixe de contar o resultado dos muffins viu?
Desejo-lhe uma semana abençoada.
Beijão

Betechef disse...

Foi um prazer fazer mais amiga e poder compartilhar com você minhas receitas, informações e um pouquinho de mim. Bjs!

Na Cozinha da Leonor disse...

Olá....
Que aspecto divinal e delicioso ;)... Hoje foi a minha primeira vez que vim aqui ao teu blog e adorei :).... Já sou seguidora :D... Beijocas...

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

Roseli Rosa disse...

Bete acabei de saborear o bolo de goiaba.Fiz com goiaba branca e o aspecto é de um bolo preparado com farinha integral mais o sabor é incrível , a geleia ficou uma delícia.
Obrigada por compartilhar suas receitas.:)
Uma boa noite e ótimo domingo.
Bjs

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA