segunda-feira, 15 de abril de 2013

Suflê de Batata Doce com Suflê de Abóbora




Um casamento perfeito  abóbora com batata doce. Ingredientes de sabor adocicados e que combinam muito bem. Esse suflê ficou mesmo muito gostoso, super leve e pra lá de saudável.
As duas são ricas em vitaminas, proteínas e muito mais. Saiba todas as informações sobre os benefícios para saúde destas duas vedetes mais abaixo.



Suflê de Batatas Doce:
Ingredientes:
4 batatas doce tamanho médio
1 caixinha de creme de leite de soja (200g)
1 colher (chá) de fermento em pó
2 ovos
orégano à gosto

Preparo:
Suflê de Batatas Doce:

Comece descascando e lavando bem suas batatas. Pique-as em rodelas não muito grossas. Leve para cozinhar em panela com água o suficiente para cobri-las e um pouco de sal. Assim que que estiverem bem cozidas, escorra e passe-as  ainda quentes  pelo espremedor de batatas. A seguir misture bem o creme de soja, o oregano  esfarelado com as pontas dos dedos. Bata as claras em neve, adicione as gemas e bata mais um pouco. Agora misture as as claras batidas ao purê de batatas reservado. Por último coloque o fermento em pó mexendo delicadamenrte. Coloque em um refratário retangular, tamanho médio untado com margarina. Reserve.


Suflê de Abóbora:
Ingredientes:
1/2 Abóbora baiana ou sergipana(750g)
1/2 caixinha de creme de leite de soja
1 1/2 colher (sopa) de maisena 
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de orégano
2 ovos
Salsa e cebolinha à gosto
Sal à gosto


Preparo:
Suflê de Sufle de Abobora:


Cozinhe a abóbora em fogo tradicional ou no micro-ondas com  um pouquinho de sal. No micro-ondas  cozinhe por 20 minutos  em potência alta (P 10) mexa na metade do tempo.  Depois da abóbora cozida,  amasse com um garfo juntando a ela, a maisena, o creme de leite de soja, orégano, a salsa e a cebolinha.Bata as claras em neve, adicione as gemas e bata mais um pouco. Agora misture as as claras batidas ao purê de abóbora reservado. Por último  coloque o fermento em pó mexendo delicadamenrte. Coloque  o creme  de abóbora por cima do creme de batata doce. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Bom Apetite!

Tempo de Preparo: 1:30
Rendimento:8 porções


É Bom Saber:

Dicas de como Preparar um Bom Suflê


1. Os ovos.
Para um bom suflê os ovos devem ser frescos e estarem à temperatura ambiente.
2. As claras em neve.
Se forem batidas em excesso, elas perdem a capacidade de expandir e o suflê não vai crescer bem. O ideal é que as claras em neve mantenham o brilho quando batidas. Se ficarem opacas é porque passaram do ponto.
Elas devem ser batidas com uma pitada de sal que faz com que as claras obtenham maior firmeza.
3. O recipiente.
Para o suflê crescer direitinho é importante o tamanho e formato do recipiente onde ele será preparado. Ele deve ser sempre proporcional à quantidade da massa. Se o recipiente for muito raso e largo, o suflê não crescerá corretamente.
O ideal é utilizar os ramequins (formas), individuais de cerâmica, que são recipientes próprios para suflê, depois untar bem.
4. Temperatura do forno.
A temperatura do forno é de primordial importância.
Temperatura muito alta o suflê queima na superfície e fica cru por dentro.
Temperatura muito baixa o suflê não terá aquela leveza tradicional, vai ficar baixo e pesado. Assim é necessário encontrar uma temperatura média para assar o delicado suflê e ele não murchar quando sair do forno.
5. Creme base.
O suflê deve estar entre morno e temperatura ambiente, quando as claras forem adicionadas.
6. Antecipar o preparo.
Caso queira adiantar parte do suflê pode prepará-lo antecipadamente o creme e 25 minutos antes de servir, bater as claras, juntar ao creme e levar ao forno.
7. Ramequins.
São recipientes refratários específicos para preparação de suflê, há-os de diversos diâmetros desde desde 7  até 22 centímetros, também nas mais variadas cores.
Fonte: Doces Regionais



Os benefícios da abóbora


abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas.

Possui também bastante água e fibras.
A abóbora moranga, conhecida também como jerimum é rica em vitamina A, que devido a sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios.
Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão.
Não existe uma quantidade indicada, é importante que tenha um consumo regular, que faça parte do seu cardápio. A indicação do grupo das hortaliças por dia é de 3 a 4 porções por dia. Uma porção de abóbora cozida equivale aproximadamente a 50 gramas (1 ½ colher de sopa).
Essa quantidade tem cerca de 20kcal, é bem pouco, mas como qualquer alimento, a moderação é importante. Para quem quer emagrecer é uma boa sugestão, pois geralmente provoca uma sensação de saciedade maior em relação às demais verduras e legumes.
Na hora da compra a casca deve estar firme, lisa, sem rachaduras e não ter manchas. Se comprar em pedaços, escolha os que tem um aspecto fresco. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura deixe na geladeira.
Você pode variar: cozida, assada, refogada, mas com relação ao cozimento, a melhor forma é a vapor, pois elimina menos nutrientes.

As sementes de abóbora são ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E. São boas fontes de zinco e gorduras insaturadas.
As sementes podem ser torradas, é só lavar bem as sementes, secar em um pano limpo ou papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.

A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.
Como vocês podem observar tem bastante nutriente na abóbora, por isso não deixe de incluir em seu cardápio.

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Propriedades Nutricionais


Além de fornecer energia, por ser fonte decarboidrato, a batata contém vitaminas B e C, potássio, fibras e amido resistente, que auxilia no bom funcionamento intestinal e ajuda a prevenir doenças crônicas, como câncer e doenças do coração. A quantidade de minerais presentes na batata pode variar muito de acordo o tipo da batata, o clima, o local de plantio e o armazenamento.

A batata doce é rica em betacaroteno, substância antioxidante que traz benefícios à saúde, por isso tem grande quantidade de vitamina A.

A casca da batata possui alta concentração de propriedades antioxidantes também. Tem mais proteínas do que na polpa. Por isso, retire a casca somente depois de cozida.

100g de batata cozida tem aproximadamente:
85 kcal, menos do que 100g de arroz! Por isso a troca é válida para quem está de dieta.





Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA