terça-feira, 1 de outubro de 2013

Torta Leve e Saudável com Sobras de Arroz da Betechef


Super fofinho e delicioso

Nada de jogar fora as sobras de arroz, que tal  transformar em uma torta delíciosa! A massa fica bem levinha, saborosíssima! Fiquei encantada com o resultado! Toda vez que que faço essa torta acabo criando uma receitinha diferente e cada vez mais saudável. Desta vez adicionei o iogurte que é um leite fermentado produzido a partir da adição de lactobacilos, tipo de bacteria benéfica. O iogurte é um excelente alimento para todas as fases da vida. Protege contra o desgaste dos ossos, garante o bom funcionamento do intestino e geralmente tem baixo teor ou é isento de gordura. "Como faz parte do grupo de lácteos, seu consumo diário não deve ultrapassar três porções, somando a outros alimentos como leite e queijos". 

“As principais vitaminas do milho são o betacaroteno (provitamina A), a vitamina C e as vitaminas do complexo B”, afirma o pesquisador Silvério de Paiva Freitas Júnior, do Departamento de Agronomia, do campus Cariri, da Universidade Federal do Ceará (UFC). “Além disso, a vitamina A, segundo os estudos mais recentes, age como antioxidante e combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças”, completa Freitas Júnior. 

O complexo B, formado pelas vitaminas B1, B2, B5, B6 e B12, atua sobre o sistema nervoso, a renovação das células, a produção de glóbulos vermelhos do sangue (hemácias), o funcionamento da tireóide e o aparelho reprodutor. Já a vitamina C é indispensável para o metabolismo de absorção do ferro e da formação de hemoglobina. 

Ingredientes: 
Para Massa:
6 ovos inteiros
1 xícara (chá) de óleo 
2 xícaras (chá) arroz cozido
1 xícara (chá) de aveia em flocos
1 cubinho de caldo de legumes vitalie




1 xícara (chá) farinha de trigo
1 potinho de iogurte natural (170 g)
1 colher (sopa) de fermento em pó 



Recheio:
1 tomate picadinho
1 xícara (chá) de milho
1/2  xícara  (chá) salsa e cebolinha  picada
Orégano à gosto
sal a gosto 

Preparo do Recheio:
Pegue uma tigela média e coloque todos os ingredientes e misture bem. Reserve.

Preparo:
Bata os primeiros ingredientes da massa no liquidificador. Ddespeje esta mistura em uma tigela e junte os demais ingredientes, deixando por último o fermento em pó.  Misture bem. A seguir misture  delicadamente o recheio a  massa. Prove o tempero, se necessário ajuste o sal. Coloque em tabuleiro untado e enfarinhado e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo. Bom Apetite!


Um comentário:

Yolanda disse...

Uma receita ótima e saudável. Bjs.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA