domingo, 30 de novembro de 2014

Soufflé de Abóbora e Batata Doce

Uma refeição leve e muito saudável. É ótimo para ser servido com com uma salada verde, um arroz branco e peito de frango grelhado. Para esses dias quentes é uma ótima opção! Bom Apetite!

Suflê [Do francês Soufflér] iguaria de origem francesa, preparada com farinha de trigo, a que ser adicionam outros ingredientes (queijo, camarão, legumes, frutas, etc.) reduzidos a purê, tudo ligado com gema de ovo e claras batidas em neve,e levado ao forno.



Suflê de Abóbora:
Ingredientes:
1/2 Abóbora baiana ou sergipana(750g)
1/2 caixinha de creme de leite de soja
2 colher (sopa) de amido de milho (maisena)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de orégano
3 ovos
Salsa e cebolinha à gosto
Sal à gosto

Preparo do soufflé de Abóbora:


Descasque, lave bem e pique as abóboras em pedaços regulares. Coloque em vasilha própria para ir ao ao micro-ondas. Tempere com  um pouquinho de sal,  cozinhe por 20 minutos semi tampado  em potência alta (P 10) mexa na metade do tempo.  Depois da abóbora cozida,  amasse com um garfo juntando a ela, a maisena, o creme de leite, o orégano, a salsa e a cebolinha. Bata as claras em neve, adicione as gemas e bata mais um pouco. Agora misture as claras batidas ao purê de abóbora reservado. Por último  coloque o fermento em pó mexendo delicadamente. Coloque em um refratário tamanho médio untado com margarina. Reserve. 


Soufflé de Batatas Doce:

Ingredientes:




4 batatas doce tamanho médio
1 copo de requeijão cremoso vigor (200g)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
2 ovos


Preparo:

Comece descascando e lavando bem suas batatas. Pique-as em rodelas não muito grossas. Leve para cozinhar em panela com água o suficiente para cobri-las e um pouco de sal. Assim que que estiverem bem cozidas, escorra e passe-as  ainda quentes  pelo espremedor de batatas. A seguir misture bem o requeijão. Bata as claras em neve, adicione as gemas e bata mais um pouco. Agora misture as as claras batidas ao purê de batatas reservado. Por último coloque o fermento em pó mexendo delicadamente. Coloque por cima do creme de abóbora reservado. Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até ficar firme e  douradinho. Bom Apetite!

Dica:
Coloque o refratário dentro de um tabuleiro, isso evita que seu soufflé queime na parte de baixo, já que o refratário sendo de vidro aquece mais bem mais  do que uma forma de alumínio.

É Bom Saber:
Dicas de como Preparar um Bom Suflê
 
1. Os ovos.
Para um bom suflê os ovos devem ser frescos e estarem à temperatura ambiente.
2. As claras em neve.
Se forem batidas em excesso, elas perdem a capacidade de expandir e o suflê não vai crescer bem. O ideal é que as claras em neve mantenham o brilho quando batidas. Se ficarem opacas é porque passaram do ponto.
Elas devem ser batidas com uma pitada de sal que faz com que as claras obtenham maior firmeza.
3. O recipiente.
Para o suflê crescer direitinho é importante o tamanho e formato do recipiente onde ele será preparado. Ele deve ser sempre proporcional à quantidade da massa. Se o recipiente for muito raso e largo, o suflê não crescerá corretamente.
O ideal é utilizar os ramequins (formas), individuais de cerâmica, que são recipientes próprios para suflê, depois untar bem.
4. Temperatura do forno.
A temperatura do forno é de primordial importância.
Temperatura muito alta o suflê queima na superfície e fica cru por dentro.
Temperatura muito baixa o suflê não terá aquela leveza tradicional, vai ficar baixo e pesado. Assim é necessário encontrar uma temperatura média para assar o delicado suflê e ele não murchar quando sair do forno.
5. Creme base.
O suflê deve estar entre morno e temperatura ambiente, quando as claras forem adicionadas.
6. Antecipar o preparo.
Caso queira adiantar parte do suflê pode prepará-lo antecipadamente o creme e 25 minutos antes de servir, bater as claras, juntar ao creme e levar ao forno.
7. Ramequins.
São recipientes refratários específicos para preparação de suflê, há-os de diversos diâmetros desde desde 7  até 22 centímetros, também nas mais variadas cores.


Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA