quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Abóbora no micro-onds em 8 minutos



Quase sempre que faço abóbora uso o micro-ondas, além de mais rápido é super pratico e não interfere no seu sabor. A cor ficar até mais viva e  seus nutrientes são mantidos sem nenhuma alteração. Confira a receita e faça você também.


Ingredientes:

1/2 abóbora lavada e descascada
temperos a gosto (orégano, tomilho seco, salsa e cebolinha...etc...)
sal a gosto

Preparo:
Coloque em uma vasilha que possa ir ao micro-ondas a abóbora que já foi descascada, bem lavada e picada em pedaços médios. Coloque os temperos juntos, tempere com o sal  e misture bem. Tampe a vasilha e leve ao micro-ondas na Potência alta (P 10) por 4 minutos...dê uma pausa e mexa as abóboras. Coloque por mais 4 minutos. Esta pronta a abóbora para ser consumida regada com azeite extra virgem. Muito simples, mas muito saborosa e nutritiva.

É Bom Saber:


 Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas.
Possui também bastante água e fibras.
A abóbora moranga, conhecida também como jerimum é rica em vitamina A, que devido a sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios.
Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão.
Não existe uma quantidade indicada, é importante que tenha um consumo regular, que faça parte do seu cardápio. A indicação do grupo das hortaliças por dia é de 3 a 4 porções por dia. Uma porção de abóbora cozida equivale aproximadamente a 50 gramas (1 ½ colher de sopa).
Essa quantidade tem cerca de 20kcal, é bem pouco, mas como qualquer alimento, a moderação é importante. Para quem quer emagrecer é uma boa sugestão, pois geralmente provoca uma sensação de saciedade maior em relação às demais verduras e legumes.
Na hora da compra a casca deve estar firme, lisa, sem rachaduras e não ter manchas. Se comprar em pedaços, escolha os que tem um aspecto fresco. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura deixe na geladeira.
Você pode variar: cozida, assada, refogada, mas com relação ao cozimento, a melhor forma é a vapor, pois elimina menos nutrientes.
As sementes de abóbora são ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E. São boas fontes de zinco e gorduras insaturadas.
As sementes podem ser torradas, é só lavar bem as sementes, secar em um pano limpo ou papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.
A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.
Como vocês podem observar tem bastante nutriente na abóbora, por isso não deixe de incluir em seu cardápio.

Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA