sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Bolo Decorado Waffer Doce de Leite



Esse maravilhoso bolo fiz para os aniversariantes do mês de junho do meu grupo de tai chi; o Taichirá. Em especial o do nosso prof. Sidclei de Almeida  e o de D. Joana que completou 88 anos e esta completando 13 anos junto ao nosso grupo. Não é  pouca coisa não,  você não acha? Ela é uma pessoa muito especial, apesar de sua idade  é muito ativa e participativa. Esse é um dos benefícios do tai chi, ajudar na memória e na intergração social, dentre muitos outros. Vamos ao nosso bolo.


Ingredientes  da Massa:
5ovos
3 xícaras (chá) de açúcar
3 tabletes de manteiga (300g)
400g de farinha de trigo
100g de maisena
Leite o suficiente para dar ponto a massa (a massa fica cremosa) + ou - 1 ¹/² xícara de chá
2 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo da Massa:

Bata as gemas com o açúcar e a manteiga. Acrescente a farinha, a maisena e o leite aos poucos. Coloque as claras batidas em neve e mexa delicadamente e por último o fermento em pó. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura moderada.


Recheio de Baunilha
Ingredientes:

2pacote de pudim sabor baunilha
2 lata de leite condensado

Preparo:
Prepare o pudim, conforme as instruções da embalagem, mexa até ficar cremoso.
Cubra a vasilha com filme plástico, deixe esfriar.


Preparo da Cobertura:
Cozinhe o leite condensado por 15 minutos, deixe esfriar. Abra a lata, coloque na batedeira e junte o creme de leite. Bata por alguns minutos até que fique uma mistura homogênea.

Calda:
300 ml de leite
2 canela em pau tamanho grande

Preparo da Calda:
Leve ao fogo em uma leiteira o leite e as canelas. Assim que começar a ferver abaixe o fogo e deixe ferver por uns 5 minutos para soltar o gostinho da canela. Cuidado para o leite não derramar. Apague o fogo e deixe amornar com a vasilha tampada.
Montagem do Bolo:
Corte o bolo ao meio ou faça dois bolos e fure com um garfo a parte do bolo que ficou em baixo molhe com a metade da calda feita com o leite e a canela . Feito isso espalhe o recheio em todo o bolo. Cubra com a outra metade ou com o outro bolo e fure também com o garfo e espalhe o restante da calda. A seguir espalhe a cobertura com uma espátula sobre todo o bolo. Agora é só ir colando os biscoitos de waffer em volta do sabor de sua preferência em volta de todo o bolo. Esse bolo foi usado o sabor de doce de leite, o que combinou muito bem com o recheio e a cobertura.





Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA