segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Bacalhau à Portuguesa - Por Betechef




Devemos aos portugueses o reconhecimento por terem sido os primeiros a introduzir, na alimentação, este peixe precioso, universalmente conhecido e apreciado".
(Auguste Escoffier, chef-de-cuisine francês, 1903). Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam às vezes mais de 3 meses de travessia pelo Atlântico.

Essa deliciosa receita fiz ontem para nosso almoço do Dia dos Pais. Ficou muito saboroso. Para a sobremesa a pedido do pai da casa foi feito um belo pudim de leite condensado.
Para o lanche uma deliosa torta de bacalhau. 







Ingredientes

1 kg de bacalhau porto
1/2 kg de batata2  cebolas cortadas em aneis
2 tomates cortados em rodelas
1/2 pimentão cortado em tiras
4 ovos cozidos150 gr de azeitona pretaazeite a gosto Sal a gosto
Pimenta do reino branca a gostoSalsa e cebolinha a gosto
Preparo:
Deixe o bacalhau de molho por 48 horas em água ou compre ele já desalgado. Afervente e limpe, tomando cuidado para que não se desfaça. cozinhe a batatana água do cozimento do bacalhau. Cozinhe os ovos por (10 minutos contados depois que começa a ferver).Corte em rodelas ou da maneira que preferir. Num refratário untado com azeite, coloque uma camada de batatas, uma camada de bacalhau, uma camada de ovos cozidos outra camada de batatas.Cubra com as cebolas, os tomates e as azeitonas pretas. Tempere com sal e pimenta a gosto. Regue com o restante do azeite e leve ao forno, a 200 graus, por cerca de 20 minutos. Ao retirar, salpique com a salsa finamente picada e sirva.


 Pudim de Leite Condensado
Clique na foto e confira a receita


Um comentário:

Delícias da Vó Deo disse...

Olá Bete!!!
Como filha e neta de portugueses, nem preciso dizer que fiquei com água na boca, né?
Mais uma delícia que sai da sua cozinha!!
Beijos e ótima semana pra ti! =)
www.deliciasdavodeo.com.br

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA