Se servido como bolo ou como uma sobremesa...é simplesmente delicioso esse tal de Brownie. É uma daquelas receitas difíceis de resistir. Esse aqui foi feito pelos meus filhos Viviane (minha norinha querida) e Diego meu filhote mais velho. Hoje me deram folga da cozinha...rsrsrs...
Ingredientes
1 e 1/2 xícaras de chocolate em pó1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo1 colher de fermento em pó3 xícaras de açúcar 1/2 xícara de óleo5 ovos1 colher (chá) de essência de baunilha150 g de nozes picadas ou castanha de caju
Decoração:1 tablete de chocolate Meio Amargo1 caixa de creme de leite (200 g)
Preparo da massa:Peneire o chocolate, a farinha e o fermento. Coloque o óleo reserve. Bata na batedeira as claras em neve adicione as gemas, o açúcar e a baunilha. Adicione aos poucos aos ingredientes reservados, mexendo delicadamente. Acrescente as nozes picadas reservando algumas para a decoração. Despeje em uma forma retangular untada e enfarinhada e leve ao forno moderado por uns 45 minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo.
Preparo da cobertura:Derreta o chocolate no micro-ondas por 1 minuto na potência alta (P 10) ou em banho maria. Adicione a caixinha de creme de leite e misture bem. Cubra o brownie e decore com as nozes reservadas. Sirva com com sorvete de creme.
Dica:Congelamento:Embale, etiquete e leve o Brownie ao freezer por até 3 meses. Para descongelar, deixe-o de véspera em geladeira.
É Bom Saber:
A Historia do Brownie
É assim que qualquer pessoa fala ao lembrar-se desse “bolo”, que foi criado nos Estados Unidos, e que aos poucos se tornou uma adoração mundial. O Brownie é um “bolo” que não cresce, contem muito chocolate, tem nozes em sua massa, e é marrom escuro assim como seu nome relata.
Ele é o favorito “baked treats” (bolinhos assados) dos americanos, e conquistou o Brasileiro rapidamente. Assim como outras receitas, o Brownie também não possui origem certa, mas sabemos que ele apareceu para o mundo no inicio do século 20.
A criação do Brownie é cercada de lendas e mitos, e por isso não existe uma confirmação sobre qual região ele nasceu. Mas muitos dados históricos apontam para a região de “New England”, no nordeste dos EUA.
Das varias lendas que existem sobre a origem do Brownie, muitas contam de cozinheiros que se esqueceram de acrescentar fermento, farinha e etc. Porem, a mais famosa conta de uma dona de casa que estava fazendo bolo de chocolate, e esqueceu-se de colocar fermento em pó na receita. Após assar e perceber que não tinha crescido, a dona de casa serviu assim mesmo as fatias planas.
O famoso livro “Larousse Gastronomique”, afirma que o primeiro registro de uma receita de Brownie, apareceu para o mundo em 1896. Mas alguns historiadores de culinária, afirmam que o primeiro registro foi em 1909, em uma versão com menos chocolate do que o atual.
Não sabemos uma origem certa para o Brownie, e provavelmente jamais iremos saber quem o inventou, mas é possível perceber que ao longo dos anos o Brownie passou por algumas evoluções, principalmente na quantidade de chocolate que aumentou a cada nova receita.
Farinha, manteiga, chocolate, açúcar, ovos…Brownie!
Fonte: PetitGastrô
Nenhum comentário:
Postar um comentário