domingo, 25 de setembro de 2016

Receita de Strogonoff de Frango - Betechef



O estrogonofe é um prato clássico, que agrada a maioria das pessoas e pode ser servido nas mais variadas ocasiões, desde numa refeição simples do dia a dia até num almoço de família no final de semana.

Os mais conhecidos são os estrogonofes de carne e de frango, mas ainda é possível usar camarão como ingrediente principal ou ainda, usar mesmo a criatividade na hora de preparar o prato, fazendo, por exemplo, um estrogonofe sem nenhum tipo de carne.

Apesar de ser um prato superpopular, cada pessoa geralmente tem seu “segredinho” para prepará-lo, o que torna o estrogonofe o prato preferido de muita gente!


INGREDIENTES:
1 Kg de peito de frango limpo, sem pele cortado em cubos
3 colheres (sopa) de óleo
4 dentes de alho socados ou espremidos
Suco de limão
1 latas de creme de leite com soro
1 embalagem de pomarola salsa e cebolinha
4 colheres (sopa) de ketchup
3 colheres (sopa) de mostarda
champignon (opcional)
Sal a gosto
água o suficiente para cozer o frango
Batata palha e arroz branco para acompanhar

Preparo:
Comece temperando o frango com dois dentes de alho, sal,  orégano a gosto e o suco de limão. Reserve. Leve uma panela ao fogo médio, acrescente o óleo,deixe esquentar um pouco e coloque o restante do  alho e deixe  dourar. Logo em seguida coloque o frango picado em cubos e deixe refogar bem e coloque água o suficiente para cozinhá-lo, sempre dando uma olhadinha para não queimar.
Assim que o frango estiver bem cozido, acrescente o molho de tomate, o ketchup, a mostarda e os champignons a gosto. Mexa e deixe formar um molho bem cremoso, mas não muito grosso. Abaixe o fogo e coloque o creme de leite e mexa bem até se tornar um creme homogêneo.



sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Benefícios do leite de soja




Os benefícios do leite de soja são, especialmente, ter um efeito positivo na prevenção do câncer devido à presença de substâncias como as isoflavonas da soja e os inibidores da protease. Além disso, outros benefícios do leite de soja podem ser:

-Diminuição do risco de doenças do coração,
-Combater a osteoporose,
-Ajudar a controlar a diabetes e o colesterol alto.
-O leite de soja é rico em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e ainda possui alguma -concentração de cálcio, porém, ele só deve ser utilizado como substituto do leite de vaca para bebês e crianças sob orientação do médico ou do nutricionista.

O leite de soja é livre de colesterol e tem menos gordura do que o leite de vaca, sendo muito benéfico para a saúde, mas o leite de vaca pode ainda ser substituído por leite ou bebidas de arroz, de aveia ou de amêndoas, caso o indivíduo apresente alergia à proteína do leite de vaca ou de cabra ou intolerância à lactose. Além do leite, a partir da soja também é produzido o tofu, um queijo pobre em calorias que ajuda a prevenir câncer e a emagrecer. Veja os seus benefícios aqui.

Os malefícios do leite de soja para a saúde são minimizados quando o produto é devidamente industrializado, mas não são totalmente excluídos e, por isso, o seu consumo deve ser feito com cautela, pois as bebidas de soja contêm antinutrientes que diminuem a capacidade do organismo de absorver alguns nutrientes, como minerais e alguns aminoácidos.

Crianças e bebês só devem tomar leite, suco de soja ou qualquer outro alimento à base de soja sob orientação médica, pois a soja pode ter um efeito negativo sobre o desenvolvimento hormonal das crianças e isto pode levar à puberdade precoce e outras alterações hormonais importantes, além disso, ele não contém colesterol, uma substância essencial para o desenvolvimento adequado do cérebro e do sistema nervoso central das crianças.
Cada embalagem de bebidas de soja dura em média 3 dias se ela ficar sempre dentro da geladeira e, por isso, não se deve consumi-la após este prazo.


Como fazer leite de soja em casa

Ingredientes:
1 xícara de grãos de soja
1 litro e meio de água

Modo de preparo:
Escolher os grãos da soja, lavar bem e deixar de molho de um dia para outro. No dia seguinte, escorrer a água e lavar novamente para colocar em um liquidificador e bater com a água. Coar em um pano de prato e colocar em uma panela levando ao fogo. Quando levantar fervura, deixar em fogo baixo por 10 minutos. Esperar esfriar e colocar na geladeira.

Fonte:Tua Saúde


Suco Verde Com Leite de Soja & Suco de Couve com Laranja e Gengibre

O suco de couve é um tônico mineralizante excelente para o organismo, além de atuar como vermífugo e estimulador do apetite. Apesar de o suco possuir um teor de calorias muito baixo, ele satisfaz a sensação de apetite. Sendo assim, pode ser recomendado para tratamento em obesos.

Ingredientes:
1 folha grande  de couve rasgada (bem lavada e com talos)
1 copo de leite de soja zero

Modo de preparo:
Pique a couve e bata tudo no liquidificador até obter uma vitamina de textura homogênea. 
Sirva em seguida.


-------------------------------------------------------------------------


Suco de Couve com Laranja e Gengibre
Ingredientes:
2 folhas de couve rasgadas (bem lavadas e com talos)
1 laranja descascada
1 pedaço de gengibre sem casca (1 cm)
água

Preparo:
Corte as laranjas em pedaços, tire as sementes e coloque no liquidificador. Junte a couve, o gengibre, a água e bata bem. Coe, e sirva em seguida.


O que é que a couve tem?

Ingrediente indispensável da brasileiríssima feijoada e do caldo verde, que herdamos de Portugal, a couve, além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, oferece vários benefícios. Surpresa? Nós também ficamos. A questão é quanto mais os especialistas estudam essa verdura, mais surgem vantagens. Chega a parecer uma bula de remédio: a couve é anti-inflamatória e cicatrizante. E, superimportante, ajuda a fixar o cálcio nos ossos.

De onde vêm esses poderes? Dos glicosinolatos, fitoquímicos naturais que, por terem ação desintoxicante, estimulam o organismo a se livrar até mesmo das substâncias cancerígenas, além de fortalecer o sistema imunológico. A partir daí, tudo funciona melhor. Quando você coloca a verdura no prato, também se serve de uma variedade incrível de vitaminas e minerais que, combinados aos fitoquímicos, favorece a absorção dos outros nutrientes da refeição, especialmente do cálcio. Nesse aspecto, a nutricionista Denise Madi Carreiro, de São Paulo, chega a comparar a folha ao leite materno.

Denise, que é conselheira do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, afirma que a couve é um alimento até mais adequado para os ossos que o leite de vaca. “Além de ter cálcio e magnésio, ela carrega esses dois minerais na proporção adequada”, explica a nutricionista. O que isso significa? O cálcio precisa do magnésio na medida certa para conseguir exercer suas funções, entre elas, formar a massa óssea.

O leite de vaca tem nove vezes menos magnésio e três vezes mais cálcio do que a proporção necessária. Segundo Denise, isso faz com que o cálcio do leite tenha dificuldade de se fixar no nosso esqueleto. “Pior, ele rouba o magnésio existente no organismo. E, como a maior parte desse mineral fica concentrada dentro do osso, consumir mais cálcio do que magnésio aumenta o risco de perda de massa óssea. Daí para a osteoporose é um pulo”, diz a especialista.

O magnésio ainda é parceiro do cálcio em várias outras tarefas: ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controle, regular a ação de hormônios e controlar os movimentos dos músculos (o cálcio contrai a musculatura e o magnésio relaxa). Além disso, o magnésio é fundamental para a formação e funcionamento de todos os neurotransmissores, sem exceção. É por isso que sem ele você se sente desanimada e até mal-humorada.

Na couve, o magnésio faz parte da clorofila - substância que dá a cor verde à folha e com potencial de renovar as células do nosso organismo. Quer dizer que a verdura tem mais essa vantagem: rejuvenesce. Depois de descobrir todos os poderes dela, a gente fica até com vontade de fazer uma “plantação” em casa. Mas como quase ninguém tem espaço nem tempo para isso, BOA FORMA foi atrás de sugestões práticas de consumo para você. Aproveite para colocar a couve mais vezes no seu cardápio.

Fonte:Boa Forma



Cocada Cremosa Caramelizada






Não sei se menciono como doce cremoso de coco ou cocada cremosa, sei que o sabor é fantástico! Com queijo  minas para acompanhar não tem quem resista. Confira a receita que é simples, mas deliciosa...

INGREDIENTES
4 xícaras (chá) de  água fervente
4 xícaras (chá) de açúcar
4 xícaras de (chá) de coco ralado grosso ( fresco é melhor)

Preparo:
Colocar o açúcar em uma panela e levar ao fogo para derreter e dourar. Juntar a água fervente, mexer bem e cozinhar até formar uma calda rala. Acrescentar o coco e mexa sempre ficar cremosa. Deixe esfriar e sirva.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Urucum, o famoso colorau, emagrece além de dar cor


Solução feita com a semente brasileira funciona como redutor de gordura localizada


Semente até então de uso muito popular no país para dar cor às receitas e força ao bronzeado (e mais conhecida como colorau), o brasileiro urucum aos poucos vem conquistando alguns nutricionistas, médicos e adeptos da boa forma.

A sementinha possui substâncias que potencializam a absorção de insulina pelo nosso organismo. 
Isto, segundo a nutróloga Sylvana Braga (UFRJ), especialista em prática ortomolecular e autora do livroDieta Ortomolecular – O Segredo de Rejuvenescer em Total Harmonia, estimula a redução da gordura periférica, favorecendo, assim, o emagrecimento corporal.
- O poder emagrecedor do urucum surge a partir de um ativo extraído da semente. Mas essa solução deve ser tomada somente com prescrição médica. Seu uso foi aprovado pela Anvisa e não apresenta efeitos colaterais.
O nutricionista André Pellegrini, da USP, vê a novidade com mais cautela.
- Em 2005, um artigo publicado no The Journal of Nutritional Biochemistry mostrava que pesquisadores verificaram que o excesso de carotenóides, como os presentes no urucum, favorece o câncer pulmonar em fumantes.
Mas, segundo Sylvana, a única coisa que pode acontecer a quem consumir a solução de urucum em excesso é gastar dinheiro à toa, pois não vai emagrecer mais (nosso corpo se encarrega de eliminá-lo).
- Não há contra-indicação. A dose vai variar de acordo com o peso e o metabolismo do indivíduo.
A riqueza em antioxidantes carotenóides do urucum, explica Sylvana, contribui para a baixa do colesterol total, redução do mau colesterol (LDH) e aumento do bom colesterol (HDL). Pode enfraquecer, também, os indutores de câncer de intestino e do reto.
Para quem quiser apostar nos sucos e vitaminas preparados com semente de urucum triturada, a nutróloga dá o toque de que o efeito será mínimo.
- Indico os sucos apenas como manutenção da boa forma. O efeito emagrecedor não está propriamente no urucum em sua condição natural, mas na manipulação prescrita de seu ativo isolado em laboratório.
As sementes trituradas ajudam nessa manutenção, diz ela, se acrescentadas à dieta em saladas, massas e sopas

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Quiche Aberta de Espinafre com Queijo


 Uau! Ficou simplesmente deliciosaaaaaa!!! Muito gostosa mesmo, vale a pena conferir esta receita, fazer e dividir com toda a família e amigos.É uma ótima opção para o  lanche da   tarde, mas acompanhada de uma salada  verde substitui tranquilamente  uma refeição do dia. Ah, já ia me esquecendo de comentar, essa receita tirei do site do Daniel Bork do Dia a Dia,  com algumas alterações. Gosto de simplificar ao máximo minhas receitas e sempre que possível dou meu toque pessoal a cada uma delas.










Ingredientes
Para a Massa:

  • 300 gramas de farinha de trigo
  • 150 gramas de margarina em tabletes (1 tablete e meio)
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de sal

Para o Recheio:
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 dentes de alho fatiados
  • 1 cebola média fatiada
  • 2  maços de espinafre escaldadas, bem  batidinhas  e escorridas
  • sal  a gosto
  • 100 gramas de queijo minas padrão ralado
  • 100 gramas de queijo branco ralado
  • 200 gramas de creme de leite
  • 2 ovos
  • finalize com salsa e cebolinha a gosto

Preparo da Massa:


Para a massa, coloque todos os ingredientes  em uma vasilha e misture bem até ficar uma massa homogênea. Em seguida, tampe a vasilha com uma toalha de prato e  deixe descansar  por aproximadamente 30 minutos. Retire a massa, abra em  uma assadeira, espalhando com as mãos. Se tiver uma   assadeira  de fundo falso, melhor ainda, pois  o resultado final de sua torta será mais bonito. Caso contrário não tem nenhum problema. Reserve.


Preparo do Espinafre:
Lave bem o espinafre separando as folhas, tirando os talos mais grossos deixando os mais fininhos. Pegue uma panela grande. Coloque, as folhas do espinafre, uma pitada de sal e água o suficiente para dar uma rápida aferventada. Leve ao fogo e quando começar a ferver desligue e abafe por uns 10 minutos. Escorra, esprema bem o espinafre.Pique o espinafre com a faca, batendo bem sobre uma tábua em todos os sentidos até que o espinafre fique bem picadinho. Coloque-o em uma peneira fina e deixe escorrer bem, apertando com um as costas de uma colher para que saia toda água do espinafre. 

Para o recheio, em uma panela com óleo refogue,   o alho e a cebola. Coloque o espinafre que já foi  bem batidinho e já esta bem  sequinjo.  Em uma tigela coloque o creme de leite, o leite, os ovos, a salsa e a cebolinha, os queijos. Tempere, bata com um fouet, acrescente o espinafre reservado e coloque na assadeira com a massa reservada. Leve ao forno moserado (180ºC) por aproximadamente 45 minutos ou até que fique bem firme e dourada.

Fonte:http://entretenimento.band.uol.com.br/diadia/receita/22753/Quiche-de-Espinafre-com-Queijo-Estepe.html.

É  Bom Saber:
Alemanha e França dividem a procedência desse delicioso prato. Comum na região francesa da Alsácia-Lorena, a quiche tem origem remota no chen, uma espécie de torta alemã. 

Mas nem sempre o prato teve esse nome. Quando da sua origem, datada do século 16, na cidade francesa de Nancy, ele ainda recebia o nome de "féouse". A iguaria nada mais é do que uma torta salgada recheada com uma espécie de pudim cremoso de cebola, ovos, creme de leite fresco, toucinho, pimenta do reino, noz moscada e sal. 

Por extensão, a maioria das tortas salgadas feitas no mesmo formato passaram a levar o nome de Quiche Lorraine. Vale lembrar: a massa que envolve o recheio, chamada de "podre" ou esfarelada, recebe também na gastronomia francesa o nome de pâte brisée, quando salgada e pâte sucrée quando doce. 

Espinafre

Como a maioria das hortaliças de folhas verde-escuras, o espinafre é recomendado principalmente para gestantes e crianças, pois previne a anemia e a desnutrição. O alimento é indicado também para as gestantes, por ser uma importante fonte de ácido fólico.

 O ácido fólico é uma vitamina que contribui diretamente para a formação do tubo neural do feto e essencial para o tratamento de certas anemias, além de contribuir para a manutenção da memória, fluência da fala e velocidade de processamento das informações.

 A hortaliça também colabora para conservação da pele, proteção do aparelho digestivo e, principalmente, a manutenção do sistema nervoso, tornando-se essencial para o desenvolvimento dos nervos e do cérebro.


Quiche sem Massa feita com quinoa é mais leve e nutritiva






A Quiche é uma torta aberta, com recheio a base de creme de leite e ovos, e  poró,  originalmente recheada com bacon. Hoje é possível encontrar diversos recheios, como:  espinafre, legumes, rúcula, cogumelos, salmão, acrescentado sempre um queijo, seja ele parmesão, Gruyére, camembert, roquefort ou brie.

½ xícara (chá) de quinoa 
1/2 xícara(chá) de leite zero lactose
1  cebola picadinha  
1 tomate picado
1 latinha de atum sólido ao natural 
5 ovos levemente batidos
½ xícara (chá) de tomate picadinho 
2 ovos cozidos por 10 minutos
½ xícara (chá) de leite 
sal, orégano, salsa e cebolinha  e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:
Em uma vasilha coloque o atum sólido, a cebola, o tomate, os ovos picados e os temperos. Misture e reserve.

Cozinhe numa panela com água fervente ½ xícara (chá) de quinoa por dez minutos. Retire do fogo escorra e reserve.

Misture bem numa tigela 5 ovos levemente batidos, a quinoa (reservada acima), ½ xícara (chá) de leite  e  o recheio reservado. Misture tudo levemente.Transfira a massa para uma forma redonda untada e enfariada (23 cm) e leve para assar em forno médio pré-aquecido por +/- 45 minutos ou até que esteja firme. Retire do forno e sirva em seguida quente ou frio acompanhado de salada verde ou no lanche da tarde.

Faça essa delícia e ponha mais saúde em sua mesa e de seus famíliares…


É Bom Saber:
Os benefícios da quinoa:
A quinoa é um grão com alto poder nutritivo, possui proteína de alta qualidade, além das grandes quantidades de vitaminas e minerais. É considerada um dos alimentos mais completos, equiparando-se apenas ao leite materno! Fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6, ela  é muito rica em fibras, sendo, portanto uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação.O alimento ainda ajuda a regular o intestino; aumentar a disposição; retardar o envelhecimento; recuperar as fibras musculares; controlar os níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue; combater a anemia; problemas urinários e doenças do fígado além de prevenir a osteoporose, câncer de mamas e problemas do coração e outras alterações decorrentes da carência de estrogênio e menopausa. 

terça-feira, 20 de setembro de 2016

5 Melhores exercícios para Fortalecer os Ossos

Os melhores exercícios para quem tem osteoporose são a musculação, caminhada ou dança por exemplo, pois são atividades que ajudam a retardar a perda mineral óssea, evitando o risco de fraturas nos ossos.
A prática de exercícios físicos na osteoporose ajuda a aumentar a força muscular, melhora o equilíbrio e a postura, alivia a dor, melhora a sensação de bem-estar e ajudar na execução das tarefas e atividades diárias como arrumar a casa ou cozinhar, por exemplo. Além disso, a atividade física é essencial para o fortalecimento dos ossos, pois assegura a entrada de cálcio nos ossos. 
Veja outras dicas para fortalecer os ossos vendo esse vídeo:



No entanto, se o paciente estiver com osteoporose grave, ou muito peso em excesso, o médico pode preferir que ele não faça nenhum exercício até que os ossos estejam mais fortes, nesses casos a fisioterapia pode ajudar a fortalecer os ossos.
Saiba como fazer exercícios de fisioterapia para osteoporose, caso não se sinta capaz de fazer nenhuma das atividades sugeridas aqui.
Desta forma, os melhores exercícios para quem tem osteoporose incluem:
1. Caminhada

1. Caminhada

1. Caminhada
A caminhada ajuda a aumentar a densidade óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fortes. Além disso, este exercício melhora o equilíbrio e a coordenação motora, diminuindo o risco de quedas e, consequentemente, de fraturas. Indivíduos com osteoporose devem fazer caminhadas de no mínimo 30 minutos, diariamente.
Saiba mais no site Tua Saúde

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Bolo Perfumado de Maçã, Canela e Nos Moscada



Fazer esse bolo é bom demais! Não só a cozinha, mas sua casa inteira fica perfumada...a textura do bolo é maravilhosa. A massa do bolo é super leve, não posso deixar de falar que o preparo desse bolo é rapidinho e muito simples... Simplesmente Delicioso!!!



Ingredientes: 
1 xícara (chá ) de óleo 
4 ovos inteiros
1  maçã com casca e sem as sementes  lavada e picada
2 xícaras (chá )de açúcar
1 colher (sopa) rasa de canela em pó 
1 colher de (chá) de noz moscada ralada
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (peneirada)
1 colher (sopa) de farinha de fermento em pó
canela com açúcar para polvilhar  


Preparo:
Coloque o óleo, os ovos, o açúcar e a maçã no liquidificador. Bata bem. Coloque  a mistura batida em uma tigela vá colocando o restante dos ingredientes e misturando sempre. Coloque a massa em uma forma de tamanho médio untada e enfarinhada. Leve ao forno médio por uns  40 minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo. Se gostar polvilhe canela com açúcar por cima.

É Bom Saber:

Delícia

Essa fruta apetitosa e até mística, envolta em lendas e simbologias no decorrer da história, pode ajudar nossa saúde, muito mais do que se pensa!
A maçã é uma fruta deliciosa, versátil, já que pode ser comida crua, com ou sem casca (o ideal é comer a casca, que possui vitaminas, fibras e outros elementos funcionais), também pode ser usada em preparos de sobremesas diversas, pode ser simplesmente assada, enfim, são inúmeras opções para o consumo.

Quais são os benefícios da maçã para a saúde?

A fruta possui ferro, que contribui para a formação do sangue e fósforo, que fortalece os dentes e beneficia o cérebro; ela ainda contribui para tratamentos do sistema nervoso e, nas dietas, é excelente aquisição, já que, além de todos os benefícios à saúde, ainda causa saciedade, tira a vontade de comer doces e deixa a pele macia e sem manchas!
Diante de todas essas evidências, o velho dito popular de que “consumir uma maçãtodos os dias mantém o médico afastado” torna-se uma das grandes verdades da sabedoria popular! Por isso, não perca tempo e passe a consumir a fruta num dos lanches entre as refeições, aliás, essa também é uma vantagem da fruta, é prática, pode ser levada na bolsa e não necessita ser descascada, podendo ser consumida na escola, trabalho, onde for! Aproveite!

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Iogurte Enriquecido com Biomassa Por Betechef



Biomassa alimento que  previne diabetes, auxilia perda de peso, melhora a imunidade e o trânsito intestinal. A receita fica saborosa, já que a biomassa não altera o sabor da receita, já que ela não tem sabor.

Ingredientes:
170 ml de iogurte natural 
2 copos de leite de soja (ADES ZERO) use o copo de iogurte como medida
1 fatia de mamão
4 ameixas secas picadas
1 colher (sopa) de sucralose (adoçante forno e fogão)
1 xícara (chá)de Biomassa de Banana Verde Integral em temperatura ambiente

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o iogurte, o leite, a sucralose e a biomassa, até obter uma mistura homogênea. Acrescente o mamão, as ameixas  e vá batendo. Coloque em um recipiente e 
leve a geladeira. Sirva gelado.






Biomassa de banana verde: veja como fazer e conheça seus benefícios



biomassa de banana verde consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. Esta simples preparação é capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da microbiota intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal.

A biomassa de banana verde se destaca por possuir boas quantidades de um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir. Como este tipo de fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino e assim contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal. Consequentemente, a imunidade melhora e o risco de câncer no intestino diminui. Esta fibra também previne o diabetes tipo 2 e melhora o trânsito intestinal.
A biomassa de banana verde também possui vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos, da pele e contribui para o crescimento. O alimento conta com vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. O potássio, o manganês e o fósforo também estão presentes na biomassa de banana verde.

Benefícios da biomassa de banana verde

Previne o diabetes tipo 2: As fibras da biomassa de banana verde ajudam a evitar os picos de glicose no sangue, fazendo com que ela seja liberada aos poucos. Estes picos de glicose levam a picos de insulina. Diante de constantes picos de insulina, alguns órgãos passam a se tornar tolerantes a ela, sendo preciso cada vez mais insulina para cumprir a mesma função, gerando o quadro de resistência à insulina, que se não for combatido pode evoluir para o diabetes tipo 2.

Ajuda na perda de peso: A biomassa de banana verde contribui para o emagrecimento porque as fibras evitam o pico de glicose e fazem com que ela seja liberada aos poucos, fazendo com que a pessoa sinta saciedade por mais tempo.

Melhora a saúde da microbiota intestinal: A biomassa de banana verde se destaca por possuir boas quantidades de um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir. Como este tipo de fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino e assim contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal.

Melhora a imunidade: O amido resistente da biomassa de banana verde contribui para a saúde da microbiota intestinal. Quando a microbiota intestinal está saudável existe a produção de uma substância chamada citocina anti-inflamatória que melhora a imunidade, fazendo com que os anticorpos trabalhem com mais eficiência.

A biomassa de banana verde melhora a imunidade - Foto: Getty Images
A biomassa de banana verde melhora a imunidade
Além disso, quando a microbiota intestinal está saudável, ela produz uma substância chamada butirato, um aminoácido de cadeia curta que é um combustível para os anticorpos do intestino terem mais força para atacar invasores.

Diminui os níveis de colesterol: O butirato, que é produzido quando a microbiota intestinal está saudável, também tem o efeito de diminuir discretamente a produção do colesterol do fígado. Já o amido resistente reduz o colesterol que nós ingerimos.

Melhora o trânsito intestinal: As fibras não digeríveis na da biomassa de banana verde contribuem para a formação do bolo fecal, com um bolo fecal maior, ele sairá com mais facilidade. Assim, há melhora no trânsito intestinal.

Como fazer biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde pode ser feita em casa. Para tanto você só precisa de um cacho intacto de banana nanicas verdes. Veja como fazer:

Modo de preparo
  • Retire as bananas do cacho com cuidado, preservando os talos
  • Higienize as bananas com água e sabão
  • Coloque no fogo uma panela de pressão com água até a metade e deixe ferver
  • Assim que a água ferver,coloque as bananas higienizadas na água quente da panela de pressão para que levem choque térmico
  • Tampe e deixe em fogo alto até começar a chiar
  • Quando começar a apitar,abaixe o fogo e deixe na pressão por 10 minutos
  • Desligue e espere a pressão sair normalmente, sem forçar
  • Abra a panela e com a ajuda de um pegador, retire as bananas e vá retirando as polpas
  • Coloque as polpas em um liquidificador ou processador e bata com um pouco de água, sem colocar água demais
  • Não deixe esfriar, bata a polpa quente até formar uma pasta bem espessa, a biomassa
  • Guarde em porções pequenas, cubos para sucos e 1/2 xícara e 1 xícara para pratos culinários.

Quantidade recomendada de banana verde

A orientação é não ultrapassar o consumo de duas colheres de sopa de biomassa de banana verde por dia.

Como consumir a biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde pode ser utilizada na culinária como um espessante para dar mais consistência nas receitas culinárias. Ela substitui boa parte das receitas que utilizam óleo, maionese, creme de leite e qualquer outro espessante e não altera o sabor ou interfere no sabor do prato. A biomassa também pode ser adicionada em sucos.
Quando a biomassa de banana verde é feita em casa, ela pode ser guardada na geladeira por sete dias ou congelada por até dois meses. Para descongelar basta deixar a biomassa em temperatura ambiente ou aquecê-la em banho-maria.

A biomassa de banana verde ajuda na perda de peso - Foto: Getty Images
A biomassa da banana verde ajuda a perder peso

Não há contraindicações para o consumo de biomassa de banana verde, somente pessoas que tem alergia à banana devem evitar o consumo do alimento.

Fonte:Minha Vida


.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA