quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Receita de Sopa Paraguaia Tradicional Por Mana Donária Marques






O nome engana, pois esse prato não é uma sopa, mas sim um bolo de milho, muito popular no Paraguai e Mato Grosso do Sul. Uma verdadeira delícia que eu ainda não conhecia e tive o prazer de me deliciar, pois minha mana fez pra mim com todo carinho. 

A primeira é que os soldados durante a guerra do Paraguai levavam uma sopa na bagagem e como derramava constantemente resolveram acrescentar mais farinha para mudar sua consistência e acabou virando uma torta, mas manteve o nome “Sopa Paraguaia”.

A outra explicação, que é bem semelhante, é que em 1840 a cozinheira do então presidente do Paraguai teria errado a mão na farinha de milho durante a preparação de uma sopa e assim surgiu a torta com nome de “Sopa Paraguaia”.


Ingredientes:
500 Gramas de flocos ou Farinha de Milho
500 Gramas de queijo meia cura 
4 Unidades de Cebola
3 Unidades de Ovo batido
1 Litro de Leite
1 Xícara de óleo
1 Colher de sopa de fermento em pó
sal a gosto

Preparo:
O primeiro passo desta receita de sopa paraguaia tradicional é picar as cebolas e refogar em um pouco de óleo, sem deixar dourar, numa panela grande em fogo baixo.Quando a cebola estiver macia, desligue o fogo e acrescente o leite, o restante óleo, o queijo e os ovos, por esta ordem. Misture bem e acrescente os flocos de milho com o fermento incluído. Tempere com sal e pimenta.


Coloque  a mistura da sopa paraguaia tradicional para uma forma retangular untada com manteiga, e leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 45-50 minutos, ou até ficar dourada.

A sopa paraguaia tradicional está pronta! Sirva em seguida acompanhada de salada simples. Bom apetite!

4 comentários:

Unknown disse...

comecei a escrever algo no meu blogger , odiariodomeufilhocomdiabetes. mas nao estou tendo tempo pra escrever , muito poblema de saude ,com meu filho.

Unknown disse...

procuro sempre receitas saudaveis, e que contem menas farinha de trigo, e menos açucar.

Donaria de Matos Marques disse...

É uma delícia mesmo essa receita. Vale a pena experimentar.

Donaria de Matos Marques disse...

É uma delícia mesmo essa receita. Vale a pena experimentar.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA