terça-feira, 25 de abril de 2017

Farofa de Super Saudável e Deliciosa Por Betechef





A tradicional farofa agora com uma nova cara. Que tal trocar a farinha de mandioca por farelo de aveia e farelo de milho? Fica super saboroso, nutritivo e fácil de preparar.


Ingredientes:
1 colher (sopa) de margarina
3 dentes de alho socados ou amassados
1 xícara (chá) de farelo de aveia
1 xícara (chá) de flocos de milho
3 colheres (sopa)  de semente de linhaça
1 colher (chá) orégano

1/4 de xícara (chá) de castanha do para triturada
Sal a gosto 
Salsa e cebolinha a gosto para finalizar


Preparo:
Leve a margarina ao fogo e deixe dar uma leve esquentada, a seguir coloque o alho e deixe dar uma douradinha. Adicione o farelo de aveia, o flocos de milho, a semente de linhaça e o orégano e vá mexendo em fogo baixo até ficar bem torradinha. A seguir tempere com o sal, acrescente a castanha do para triturada  e finalize com a salsa e a cebolinha.


É Bom Saber

Qual é a diferença entre farinha, flocos e farelo de aveia. 

A farinha de aveia é a parte mais pura do cereal e possui mais carboidratos. Os flocos, nada mais são do que a aveia inteira prensada. Já o farelo é feito da parte externa, mais rica em fibras. “Para melhorar a sensação de saciedade, sucos enriquecidos com o farelo ajudam. Se a intenção é emagrecer, é preciso controlar as quantidades, pois estamos falando de um carboidrato”, esclarece Ana Luisa Vilela, nutróloga (SP).

Quanto ao índice glicêmico, a médica explica que ele está mais relacionado aos alimentos que são consumidos com a aveia, porque é difícil que ela seja ingerida pura. É importante fazer combinações adequadas. “Quanto mais fibras forem consumidas, maior será a sensação de saciedade e menor será a absorção do organismo de açúcares e gorduras. Esta é a razão porque o farelo é bem interessante”, completa. No caso do consumo após o treino, talvez a farinha, por conter mais carboidratos, seja a melhor escolha, mas preste mais atenção nos outros ingredientes do mingau.



sábado, 22 de abril de 2017

Doce em Calda de Laranja Kinkan (Laranja de Ouro) Por Betechef




Para quem não conhece essa variedade de laranja, ela é bem miudinha, cerca de 5 cm de diâmetro. Acho um pouco amarga, mas a compota fica simplesmente uma delícia!

Ingredientes:

1 kg de laranjas kinkan
800 kg de açúcar cristal
2 pau de canela
Água o suficiente para cobrir as laranjas

Preparo:
Comece a receita lavando bem as laranjas. Feito isso corte-as ao meio, retirando seus caroços. Depois deste processo pegue as laranjas e coloque em uma vasilha com água o suficiente para cobri-las e deixe-as de molho por doze horas, trocando a água.  Terminando esse processo pegue uma panela grande e alta, coloque as laranjas, o açúcar, a canele em pau e água o suficiente para cobri-las. Leve ao fogo por mais ou menso uma hora ou até ficar transparente e macia e com a calda grossa.


É Bom Saber:

Kinkan, a “laranja de ouro”

Kumquat, em chinês, e Kinkan, em japonês, significam “laranja de ouro”. Mas, com este nome e aparência, a frutinha não é uma laranja. A espécie pertence ao gênero Fortunella, e não ao Citrus. Por isso, apresenta alguns diferenciais, como a menor quantidade de gomos e a casca mais fácil de digerir.

De uso versátil na cozinha, indicada para fazer doces, geléias e reduções para acompanhar pratos salgados. É rica em nutrientes e vitaminas, de uma maneira desproporcional a seu tamanho. Tanto quanto a leveza: 100 gramas têm apenas 71 calorias.

Vitamina C
Kinkans são uma grande fonte de vitamina C. Elas contêm 73% da ingestão diária recomendada desta vitamina. Para nós, sua melhor atuação é no auxílio à perda de peso. A vitamina C ajuda na produção de um aminoácido chamado L-carnitina, responsável em transformar a gordura ingerida em energia. Quanto mais a L-carnitina é produzida, mais eficiente será o processo metabólico e a queima de gordura.



domingo, 16 de abril de 2017

Torta de Biscoito com Mousse de Chocolate Por Betechef





A mousse de chocolate é uma das mais clássicas sobremesas francesas, que representa muito bem a força e a qualidade da confeitaria do país. Tão fácil quanto faze-la é descreve-la, onde seu nome que significa “espuma” em francês já é autoexplicativo. Trata-se de um creme bem aerado, leve, e com intenso gosto de chocolate. Existem diversas maneiras de fazer uma mousse de chocolate, e adaptações surgiram ao longo do tempo, mas o original ainda se destaca e para fazê-lo basta atentar para alguns detalhes e dicas fundamentais.


Ingredientes da Massa:
200 g de biscoito maisena
100 g de margarina 



Ingredientes do Mousse:

1 tablete de chocolate ao leite (150 g)
3 colheres de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite (200 g)
1 sachê de gelatina em pó incolor e  sem sabor (24 g)
1/2 xícara (chá) de água fria
1/2 xícara (chá) água quente


Para Decoração:

1 barra de chocolate ao leite (150) ralada


Preparo da Massa:

Triture o biscoito no liquidificador ou processador, aos poucos. Numa tigela, junte à farinha do biscoito com a manteiga.  Usando as pontas do dedos, vá integrando a manteiga à farinha aos poucos, até que a mistura esteja úmida por completo. Forre uma forma redonda de fundo removível de 23 cm. Leve ao forno, por aproximadamente 20 minutos, ou até que esteja levemente dourada.

Preparo da Cobertura:
Coloque no liquidificador  o leite condensado, o creme de leite, as três colheres de sopa de chocolate em pó, a barra de chocolate dissolvida no micro-ondas por 1 minuto na potência alta (P 10) ou em banho maria,  e a gelatina hidratada (com 6 colheres (sopa) de água leve ao microondas por 40 segundos ou coloque em banho maria para dissolver bem). Bata tudo muito bem. 

Montagem da Torta:
Despeje esse creme por cima na torta já assada e reservada. Leve à geladeira espere tomar consistência, desinforme. Decore com a barra de chocolate ralada. Bom Apetite! 


É Bom Saber:

– O que é banho maria? O banho maria é um meio de calor indireto, ou seja, quando o calor é transmitido pela água. É indicado para cozinhar alimentos mais sensíveis a altas temperaturas, como o chocolate. Trata-se do cozimento de algo através do calor do vapor da água. Para isso é preciso adicionar água em uma panela, esperar ferver, e colocar um recipiente por cima sem encostar na água. Dessa maneira tudo que for cozido em banho maria jamais irá ferver ou passar da temperatura desejada.

– Derretendo chocolate no micro-ondas: é uma boa alternativa ao banho maria e mais rápida. Lembrando sempre que o chocolate não pode com altas temperaturas, derreta-o de 20 em 20 segundos mexendo sempre. Nesse caso, a potência do micro-ondas não pode estar no máximo




.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA