terça-feira, 25 de abril de 2017

Farofa de Super Saudável e Deliciosa Por Betechef





A tradicional farofa agora com uma nova cara. Que tal trocar a farinha de mandioca por farelo de aveia e farelo de milho? Fica super saboroso, nutritivo e fácil de preparar.


Ingredientes:
1 colher (sopa) de margarina
3 dentes de alho socados ou amassados
1 xícara (chá) de farelo de aveia
1 xícara (chá) de flocos de milho
3 colheres (sopa)  de semente de linhaça
1 colher (chá) orégano

1/4 de xícara (chá) de castanha do para triturada
Sal a gosto 
Salsa e cebolinha a gosto para finalizar


Preparo:
Leve a margarina ao fogo e deixe dar uma leve esquentada, a seguir coloque o alho e deixe dar uma douradinha. Adicione o farelo de aveia, o flocos de milho, a semente de linhaça e o orégano e vá mexendo em fogo baixo até ficar bem torradinha. A seguir tempere com o sal, acrescente a castanha do para triturada  e finalize com a salsa e a cebolinha.


É Bom Saber

Qual é a diferença entre farinha, flocos e farelo de aveia. 

A farinha de aveia é a parte mais pura do cereal e possui mais carboidratos. Os flocos, nada mais são do que a aveia inteira prensada. Já o farelo é feito da parte externa, mais rica em fibras. “Para melhorar a sensação de saciedade, sucos enriquecidos com o farelo ajudam. Se a intenção é emagrecer, é preciso controlar as quantidades, pois estamos falando de um carboidrato”, esclarece Ana Luisa Vilela, nutróloga (SP).

Quanto ao índice glicêmico, a médica explica que ele está mais relacionado aos alimentos que são consumidos com a aveia, porque é difícil que ela seja ingerida pura. É importante fazer combinações adequadas. “Quanto mais fibras forem consumidas, maior será a sensação de saciedade e menor será a absorção do organismo de açúcares e gorduras. Esta é a razão porque o farelo é bem interessante”, completa. No caso do consumo após o treino, talvez a farinha, por conter mais carboidratos, seja a melhor escolha, mas preste mais atenção nos outros ingredientes do mingau.



Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA