.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Delicioso Bolo de Chocolate Recheado com Doce de Leite





Quem resiste essa massa fofinha  coberta com esse delicioso ganache? Confira a receita e dicas de preparo.

Ingredientes:

Massa:
4 ovos;
2 xícara (chá) de açúcar 
1 xícara (chá) de leite 
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de chocolate em pó 
2 xícara (chá) de farinha de trigo 
1 colher (sopa) de fermento em pó


Preparo:
Em um liquidificador, bata o leite, o óleo, os ovos, o açúcar e o chocolate em pó. Despeje em uma tigela e misture a farinha e o fermento. Coloque em uma fôrma retangular (23 cm x 32 cm) untada e polvilhada. Asse em forno médio, por cerca de 40 minutos.

Calda:
1¹/² xícaras (chá) de leite
6 colheres (sopa) de achocolatado 

Recheio: 
1 Lata de leite Condensado

Preparo do Recheio:
Retire o papel da lata e coloque-a em uma panela de pressão. Coloque água o suficiente para cobri lá. Feche a panela. Assim que que começar a chiar conte 15 minutos.Desligue o fogo e deixe a pressão sair e a água esfriar. Retire a lata da panela e espere esfriar para abri-la.


Preparo da Calda:
Misture os dois ingredientes e leve ao fogo até começar a ferver.


Cobertura:

150 g de chocolate ao leite ou meio amargo

200 g de creme de leite 
1 colher de sopa manteiga

Preparo:
Coloque o chocolate picado numa panela junto com a manteiga derretida e o creme de leite, deixe em fogo baixo e mexa até ficar um creme homogêneo.


É Bom Saber:
O ganache de chocolate é um dos preparos mais simples e conhecidos existentes, e também extremamente usado na confeitaria, desde o preparo de trufas, até a cobertura de alguma torta.

De origem francesa ou suíça, o ganache é uma mistura de chocolate com creme de leite que servirá para diversos usos de acordo com a sua textura. Normalmente o ganache é feito com proporções iguais entre creme e chocolate, mas isso pode variar alterando a firmeza do mesmo. Pode-se também adicionar manteiga ao final, o que mudará a textura e tornará mais cremoso.

Por mais que o ganache seja muito simples de preparar, é muito importante a escolha do chocolate e do creme que será usado.  O chocolate ao leite possui menor quantidade de cacau em sua composição, (entre 10% e 35%), ao contrário do chocolate amargo (entre 30% e 80%), o que torna o ao leite mais suave e menos amargo. A porcentagem de cacau no chocolate ao leite é tão pequena que mais parece um doce com aroma de chocolate, devido à alta concentração de açúcar.


Montagem:
Deixe o bolo esfriar por cerca de 20 minutos ou até que esteja morno.
Desenforme-o e corte-o ao meio utilizando uma faca longa ou uma linha.Retire a parte de cima e molhe a parte de baixo utilizando metade da xícara de leite com achocolatado (se estiver utilizando uma forma de fundo removível,recoloque a lateral antes de molhar o bolo para facilitar o processo).
Cubra a primeira parte do bolo com o doce de leite deixando a camada nivelada na mesma altura. Coloque a parte de cima do bolo e faça furos com um garfo.
Molhe com o restante do leite e cubra com o com o ganache. Deixa o bolo de chocolate com doce de leite na geladeira por duas hora antes de servir para que todos os cremes firmem.



Nenhum comentário: