Para quem não conhece essa variedade de laranja, ela é bem miudinha, cerca de 5 cm de diâmetro. Acho um pouco amarga, mas a compota fica simplesmente uma delícia!
Ingredientes:
1 kg de laranjas kinkan
800 kg de açúcar cristal
2 pau de canela
Água o suficiente para cobrir as laranjas
Preparo:
Comece a receita lavando bem as laranjas. Feito isso corte-as ao meio, retirando seus caroços. Depois deste processo pegue as laranjas e coloque em uma vasilha com água o suficiente para cobri-las e deixe-as de molho por doze horas, trocando a água. Terminando esse processo pegue uma panela grande e alta, coloque as laranjas, o açúcar, a canele em pau e água o suficiente para cobri-las. Leve ao fogo por mais ou menso uma hora ou até ficar transparente e macia e com a calda grossa.
É Bom Saber:
Kinkan, a “laranja de ouro”
Kumquat, em chinês, e Kinkan, em japonês, significam “laranja de ouro”. Mas, com este nome e aparência, a frutinha não é uma laranja. A espécie pertence ao gênero Fortunella, e não ao Citrus. Por isso, apresenta alguns diferenciais, como a menor quantidade de gomos e a casca mais fácil de digerir.
De uso versátil na cozinha, indicada para fazer doces, geléias e reduções para acompanhar pratos salgados. É rica em nutrientes e vitaminas, de uma maneira desproporcional a seu tamanho. Tanto quanto a leveza: 100 gramas têm apenas 71 calorias.
Vitamina C
Kinkans são uma grande fonte de vitamina C. Elas contêm 73% da ingestão diária recomendada desta vitamina. Para nós, sua melhor atuação é no auxílio à perda de peso. A vitamina C ajuda na produção de um aminoácido chamado L-carnitina, responsável em transformar a gordura ingerida em energia. Quanto mais a L-carnitina é produzida, mais eficiente será o processo metabólico e a queima de gordura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário