domingo, 16 de abril de 2017

Torta de Biscoito com Mousse de Chocolate Por Betechef





A mousse de chocolate é uma das mais clássicas sobremesas francesas, que representa muito bem a força e a qualidade da confeitaria do país. Tão fácil quanto faze-la é descreve-la, onde seu nome que significa “espuma” em francês já é autoexplicativo. Trata-se de um creme bem aerado, leve, e com intenso gosto de chocolate. Existem diversas maneiras de fazer uma mousse de chocolate, e adaptações surgiram ao longo do tempo, mas o original ainda se destaca e para fazê-lo basta atentar para alguns detalhes e dicas fundamentais.


Ingredientes da Massa:
200 g de biscoito maisena
100 g de margarina 



Ingredientes do Mousse:

1 tablete de chocolate ao leite (150 g)
3 colheres de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite (200 g)
1 sachê de gelatina em pó incolor e  sem sabor (24 g)
1/2 xícara (chá) de água fria
1/2 xícara (chá) água quente


Para Decoração:

1 barra de chocolate ao leite (150) ralada


Preparo da Massa:

Triture o biscoito no liquidificador ou processador, aos poucos. Numa tigela, junte à farinha do biscoito com a manteiga.  Usando as pontas do dedos, vá integrando a manteiga à farinha aos poucos, até que a mistura esteja úmida por completo. Forre uma forma redonda de fundo removível de 23 cm. Leve ao forno, por aproximadamente 20 minutos, ou até que esteja levemente dourada.

Preparo da Cobertura:
Coloque no liquidificador  o leite condensado, o creme de leite, as três colheres de sopa de chocolate em pó, a barra de chocolate dissolvida no micro-ondas por 1 minuto na potência alta (P 10) ou em banho maria,  e a gelatina hidratada (com 6 colheres (sopa) de água leve ao microondas por 40 segundos ou coloque em banho maria para dissolver bem). Bata tudo muito bem. 

Montagem da Torta:
Despeje esse creme por cima na torta já assada e reservada. Leve à geladeira espere tomar consistência, desinforme. Decore com a barra de chocolate ralada. Bom Apetite! 


É Bom Saber:

– O que é banho maria? O banho maria é um meio de calor indireto, ou seja, quando o calor é transmitido pela água. É indicado para cozinhar alimentos mais sensíveis a altas temperaturas, como o chocolate. Trata-se do cozimento de algo através do calor do vapor da água. Para isso é preciso adicionar água em uma panela, esperar ferver, e colocar um recipiente por cima sem encostar na água. Dessa maneira tudo que for cozido em banho maria jamais irá ferver ou passar da temperatura desejada.

– Derretendo chocolate no micro-ondas: é uma boa alternativa ao banho maria e mais rápida. Lembrando sempre que o chocolate não pode com altas temperaturas, derreta-o de 20 em 20 segundos mexendo sempre. Nesse caso, a potência do micro-ondas não pode estar no máximo




Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA