segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Kefir, também conhecido como tibicos, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, é um leite fermentado produzido a partir dos grãos de kefir.


Preparando Meu Kefir de Leite


 Coloque 500 ml de leite de soja em uma vasilha de plástico ou vidro. 
Coloque 1 colher (sopa)  de kefir de leite,mexa e tampe o vidro com um pano de prato ou um filó com um elástico em volta.




 Deixe fermentar em temperatura ambiente de 18h à 24h
Filtre o subproduto metabolizado pelos grãos de Kefir: O probiótico
Reserve os grãos de Kefir novamente em vidro e reinicie o processo.


Kefir de Leite de Leite 

Se desejar pode bater seu iogurte de Kefir com sua fruta preferida.
Eu usei o morando e ficou uma delícia.



Benefícios do kefir



O kefir é um alimento probiótico utilizado especialmente para fermentar leite, dando origem a uma bebida fermentada, que se chama de kefir de leite.


Os grãos de kefir também são chamados de Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte e Lotus de Neve. Eles tiveram origem no Cáucaso e são constituídos por diferentes microrganismos que são bons para regular o intestino, sendo frequentemente passados de uma pessoa para outra através de pequenas doações entre amigos.


Principais benefícios do kefir

Os benefícios incluem:

Diminuir a prisão de ventre;

Combater inflamações intestinais;

Facilitar a digestão;

Emagrecer;

Combater a osteoporose.

Além disso, equilibra a flora intestinal e, por isso, permite a assimilação de nutrientes e o equilíbrio de maneira geral das funções do organismo, sendo ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos e precisa regular o trânsito intestinal.


O kefir é um alimento baixo em calorias pois 100 g têm apenas 37 calorias, sendo uma boa opção para usar em dietas para emagrecer. Ele pode ser usado para substituir a toma do leite ou do iogurte, sendo uma excelente opção para quem tem o intestino preso.


Você pode consumir 1 vez ao dia, no café da manhã ou num lanche, por exemplo. Para que o sabor fique mais agradável você pode adoçar com um pouquinho de mel ou adicionar frutas como banana ou morango, em forma de vitamina.


O kefir ajuda a soltar o intestino e por isso ao evacuar com mais regularidade é possível notar que a barriga fica menos inchada logo na primeira semana, mas para que o emagrecimento seja duradouro deve-se seguir uma dieta para emagrecer e praticar exercícios regularmente.



Como cuidar do kefir?


Para produzir kefir é necessário possuir os grãos de kefir, por isso é comum a doação dos grãos pelas pessoas que produzem. Esses grãos devem ser imersos em um substrato, que pode ser leite de vaca, cabra, ovelha ou búfala, água com açúcar mascavo ou sucos, mas as formas mais comuns são pelo cultivo em leite ou água com açúcar mascavo.


A proporção indicada é de uma colher de sopa de grãos de kefir para cada meio litro de líquido. Indica-se que a mistura seja colocada em um pote de vidro, que não deve ser tampado, apenas coberto por um pano ou guardanapo e mantida a temperatura média de 20ºC a 37ºC.


Para consumir um kefir mais suave, é indicado o tempo de fermentação médio de 6 horas. Para obter o produto mais denso e ácido, o processo deve durar até três dias. Após fermentado, o prazo de validade do kefir sob refrigeração é de até três dias. 


kefir leite x kefir de água


O kefir pode ser cultivado de várias formas, as mais comuns são leite e água. O sabor e o aroma do kefir variam de acordo com a ação metabólica das bactérias e leveduras presentes nos grãos.


O mais usual é o kefir de leite de vaca. O kefir de água pode ser produzido em água contendo açúcar mascavo ou suco de frutas. Independente do substrato em que o kefir será preparado, sua composição microbiana e os produtos gerados durante o processo são similares.


Como consumir kefir?


Para consumir o kefir é indicado passar a mistura em uma peneira para separar os grãos do líquido. Os grãos podem ser reaproveitados para produzir um novo kefir. A aparência física do kefir é semelhante ao do iogurte e da coalhada, que pode ser misturado a frutas, mel, aveia ou de acordo com a sua preferência.

Kerfir de Leite de Soja














Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA