quinta-feira, 19 de abril de 2007

Quinoa


Conheça os benefícios deste grão que vem conquistando a mesa dos brasileiros

Você já ouviu falar neste poderoso e mais novo alimento? Consumida pelos incas, há mais de 8 mil anos, era o alimento principal do povo das montanhas. Aqui no Brasil há pouco tempo fala-se sobre este alimento. Devido ao seu alto valor nutritivo, muitos já conhecem este grão que pode trazer muitos benefícios à saúde.

A Quinoa, ou Quinua Real, como também é conhecida, é um grão originário da Bolívia e com alto poder nutritivo. Pra você ter uma idéia, este grão possui proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além das grandes quantidades de vitaminas e minerais presentes. O sabor é leve, semelhante à soja e a cada dia conquista espaço na mesa dos brasileiros.

Podemos destacar também a quantidade de fibras presente. As fibras colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo.
Outra vantagem da quinoa é não ter o glúten em sua composição, dessa forma as pessoas com intolerância ao glúten, a chamada doença celíaca, também podem desfrutar deste alimento.

Aqui no Brasil é uma novidade, a primeira colheita das sementes da quinoa foi feita em 2002, este processo foi acompanhado pelo pesquisador Carlos Spehar da Embrapa Cerrador (Planaltina/DF). A grande parte da quinoa consumida aqui ainda é importada, por este motivo o produto é mais caro.
Atualmente, agrônomos, engenheiros de alimentos e outros profissionais pesquisam cada vez mais sobre a quinoa, além de descobrir os benefícios nutricionais, também é analisada a forma de plantio para que seja possível a adaptação ao solo brasileiro.
Consumo

Este maravilhoso alimento pode ser aproveitado desde as folhas, que podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos a couve-mineira, o espinafre, etc, até os botões das flores que podem ser consumidos como brócolis. O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido como arroz, utilizado no preparo de sopas, etc.

A farinha é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca, biscoitos, enfim, basta ter criatividade e aproveitar de diversas formas este alimento que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.

Em 100g de quinoa é possível encontrar as seguintes propriedades nutricionais:
Calorias (kcal) 335
Carboidratos (g) 68
Proteínas (g) 12
Lipídeos (g) 5
Cálcio (mg) 112
Fósforo (mg) 286
Ferro (mg) 7,50
Fibras (g) 5,10
Vitaminas como B1, B2, B3, C, E, magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês também são alguns dos nutrientes encontrados neste grão.

Motivo de sobra para expirmentá-la, não acha?!

E-mail: betechef@yahoo.com.br

Um comentário:

Bárbara disse...

Hum, boa idéia. Vc podia postar umas boas receitinhas com Quinoa, não? Eu ia adorar! Sou uma aprendiz ainda! :-)
(www.trivialfenomenal.zip.net)

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA