terça-feira, 10 de julho de 2007

10 de julho "Dia da Pizza"


Criado em 1985 pelo então secretário de turismo do estado de São Paulo Caio Pompeu de Toledo, o dia 10 de julho entrou para o calendário da cidade como o Dia da Pizza.

É até difícil de acreditar, mas esta história é muito mais antiga do que parece.

Faz muito tempo que o homem saboreia a pizza.
Como todo prato antigo, é difícil especificar sua origem,
ainda mais se pensarmos que ela não é nada mais que uma evolução do pão.

Curiosidades sobre a Pizza

A primeira notícia que se tem da pizza tem mais de 6.000 anos. Os antigos hebreus e egípcios já saboreavam uma mistura de trigo e água que era chamada "O Pão de Abrahão" - Uma espécie de tataravô da pizza de hoje.

Desde que foi descoberta a fermentação da massa de trigo e o forno

Graças ao talento dos egípcios, começou-se a enriquecer os pães de forma achatada com diversos ingredientes, como azeitonas, ervas aromáticas, etc. Segundo anotações do poeta Virgílio, os gregos e romanos faziam pães semelhantes. Ele mesmo registrou a receita do moretum, uma massa não fermentada, assada, recheada com vinagre e azeite, coberta com fatias de alho e cebola crua. Se essa mesma massa fosse fermentada,Virgílio teria então a fórmula básica de uma pizza simples.

· A primeira pizza redonda foi criada em 1889, em homenagem à rainha da Itália, Margherita. Preparada com ingredientes com cores da bandeira italiana (queijo branco, manjericão e tomate), a pizza margherita é hoje uma das mais pedidas em São Paulo.

· Em sua origem, na Itália, a pizza era comida dobrada ao meio, como um sanduíche.

· A pizza Portuguesa (presunto, ovos cozidos, cebolas e azeitonas pretas) e a de Atum foram as primeiras alternativas às tradicionais mussarela, lingüiça, calabresa e aliche.

· A Rede Domino's Pizza entrega quase 300 milhões de discos nos Estados Unidos. A cobertura de Lula é a mais vendida pela rede no Japão, enquanto que na Guatemala a mais popular leva molho de feijão preto. Já os colombianos preferem a pizza sabor goiaba.

· Uma novidade em São Paulo é a massa de pizza para fritar. A empresa Morgado e Mattos Comércio de Produtos Alimentícios, que já vendeu no estado 150 mil frigideiras para fritar pizzas, pretende levar o produto a outras regiões do Brasil.


2 comentários:

Joaninha disse...

Pizza é uma delicia de qualquer jeito! :)))

Flor de Sal disse...

Brasileiro é fogo mesmo. Até tem dia da pizza! Bela desculpa para cpmer pizza!!!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA