Criado em 1985 pelo então secretário de turismo do estado de São Paulo Caio Pompeu de Toledo, o dia 10 de julho entrou para o calendário da cidade como o Dia da Pizza.
É até difícil de acreditar, mas esta história é muito mais antiga do que parece.
Faz muito tempo que o homem saboreia a pizza.
Como todo prato antigo, é difícil especificar sua origem,
ainda mais se pensarmos que ela não é nada mais que uma evolução do pão.
Curiosidades sobre a Pizza
A primeira notícia que se tem da pizza tem mais de 6.000 anos. Os antigos hebreus e egípcios já saboreavam uma mistura de trigo e água que era chamada "O Pão de Abrahão" - Uma espécie de tataravô da pizza de hoje.
Desde que foi descoberta a fermentação da massa de trigo e o forno
Graças ao talento dos egípcios, começou-se a enriquecer os pães de forma achatada com diversos ingredientes, como azeitonas, ervas aromáticas, etc. Segundo anotações do poeta Virgílio, os gregos e romanos faziam pães semelhantes. Ele mesmo registrou a receita do moretum, uma massa não fermentada, assada, recheada com vinagre e azeite, coberta com fatias de alho e cebola crua. Se essa mesma massa fosse fermentada,Virgílio teria então a fórmula básica de uma pizza simples.
· A primeira pizza redonda foi criada em 1889, em homenagem à rainha da Itália, Margherita. Preparada com ingredientes com cores da bandeira italiana (queijo branco, manjericão e tomate), a pizza margherita é hoje uma das mais pedidas em São Paulo.
2 comentários:
Pizza é uma delicia de qualquer jeito! :)))
Brasileiro é fogo mesmo. Até tem dia da pizza! Bela desculpa para cpmer pizza!!!
Postar um comentário