domingo, 22 de julho de 2007

Alguns Alimentos e Seus Benefícios

Feijão
Ricos em ferro, folatos e hidratos de carbono, os feijões brancos são alimentos nutritivos, reconstrutivos e energéticos. Seu elevado conteúdo de fibra solúvel contribui para a prevenção da constipação, uma vez que diminui o colesterol no sangue e mantém estável o nível de glicose. Por estas características, os feijões brancos são altamente recomendáveis na dieta das pessoas que sofrem de diabetes ou insuficiência hepática.

Estes legumes também podem fazer parte da alimentação das pessoas hipertensas, devido ao seu elevado índice de potássio. Os feijões brancos possuem vitaminas B e C e minerais como o fósforo, cálcio, níquel, manganês e zinco. Não contém gorduras e se não consumidas em excesso, não engordam. O consumo de feijões brancos e de legumes em geral é muito indicado para pessoas que necessitam fazer um grande esforço mental ou físico.

------------------------------------------------------------------------------------------------


Milho
Um alimento muito nutritivo que podemos consumir como guarnição em um assado ou como ingrediente de uma fresca salada. Por seu conteúdo rico em hidratos de carbono (mais de 70%) o milho resulta em um alimento de fácil digestão, ideal para crianças e esportistas.

O milho também é rico em ácidos graxos insaturados, como o oléico e o linoléico, assim como em vitamina B. A fibra do milho favorece a digestão e reduz os níveis de colesterol, previne a constipação e aumenta a sensação de saciedade, muito útil para dietas com baixas calorias. O consumo de milho é também aconselhável para pessoas que sofrem carência de magnésio e de outros minerais como o cálcio, o fósforo e o potássio.

Este rico alimento nos oferece o betacaroteno como antioxidante, recomendado na prevenção do câncer. Por último, o milho é um dos cereais mais recomendados para aqueles que sofrem de celiaquia, pois não contém glúten.
------------------------------------------------------------------------------------------------

Ervilhas
As ervilhas cozidas enlatadas têm uma composição nutricional similar a das ervilhas verdes frescas. Em termos gerais, 100 gramas de ervilhas enlatadas escorridas concentram 90 kcal, 6 gramas de proteínas e 20 gramas de carboidratos; o dobro de betacaroteno (vitamina A) que as ervilhas frescas cozidas em casa, assim como um terço a mais de cálcio.

São fontes de fibras e potássio, além de proporcionarem 50% mais de riboflavina e 20% mais de ferro que as frescas. As ervilhas ajudam o desenvolvimento dos ossos e da musculatura das crianças, além de fortalecer nosso sistema nervoso, pois são ricas em minerais, proteínas e vitaminas do grupo B (B1 e B2) niacina e ácido fólico.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Tomate
O tomate é um alimento com enormes qualidades nutritivas. Composto por 90 % de água, vitaminas (B1, B2, B5 e C) e minerais (potássio e magnésio). Este fruto contém, também, um alto nível de carotenóides, pigmento que lhe proporciona a cor vermelha tão característica, além do licopeno, que é um poderoso antioxidante.
O tomate é um importante depurador de nosso organismo. Ativa a circulação e o funcionamento dos rins e regula, por sua vez, o trânsito intestinal, propriedade que o converte em um alimento muito indicado para aqueles que sofrem de constipação. Potente dissolvente dos ácidos orgânicos, o tomate ajuda a reduzir o ácido úrico, a uréia e as intoxicações do sangue.

Por seu elevado conteúdo de ferro, este fruto é um alimento muito aconselhável para incorporar a dieta das pessoas que sofrem de anemia. É também em excelente tônico para nosso sistema nervoso.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Vagem
As vagens verdes são consideradas um alimento muito digestivo, com um efeito diurético e depurativo que previne e melhora patologias hepáticas.
Ricas em vitaminas A, B6 e C, em ácido fólico e em fibra, este legume não contém gorduras. Com estas propriedades, as vagens verdes podem fazer parte de qualquer dieta de emagrecimento.

O cálcio, presente em sua composição, ajuda no crescimento das crianças, na gravidez, na menopausa e nas enfermidades como a osteoporose.

Como a maioria dos legumes, as vagens verdes são fontes de ferro e muito recomendáveis na dieta de pessoas que sofrem de anemia. O consumo de vagens verdes abaixa o nível de açúcar no sangue, característica que beneficia os diabéticos, e alivia dores reumáticas.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Lentilhas
As lentilhas ocupam lugar de destaque na nossa dieta alimentícia. Como a maioria dos legumes, as lentilhas concentram uma grande quantidade de nutrientes, como hidratos de carbono e proteínas vegetais. Possuem também um alto conteúdo de fibras, ideais para o controle do colesterol e a prevenção de enfermidades cardiovasculares.

Embora as lentilhas apresentem uma concentração elevada de ferro, nosso organismo não o absorve facilmente. Para potencializar este processo e aproveitar as qualidades deste mineral é recomendado o acompanhamento de alimentos ricos em vitamina C, que propiciam sua correta assimilação.

As lentilhas também são ricas em vitaminas B1, B3 e B6 e contêm ácido fólico. Não apresentam muitas gorduras e, se consumidas com moderação, não contribuem para o ganho de peso.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Pimentão
O pimentão é um dos alimentos mais ricos em vitamina C e betacarotenos. Possui extraordinária capacidade antioxidante, aumentando a proteção contra o câncer em geral. O consumo desta hortaliça neutraliza a ação gástrica, estimula o apetite e alivia as dores das enfermidades reumáticas e neuralgias, além de ativar o funcionamento do fígado.

O pimentão também pode ser utilizado como remédio natural para eliminar manchas de pele e aliviar a faringite. Possui valor calórico muito baixo, o que o torna um alimento adequado em dietas de emagrecimento. Embora seja rico em água, este fruto contém uma alta porcentagem de fibras que favorecem o trânsito intestinal.

No pimentão também encontramos sais minerais, principalmente fósforo, potássio, magnésio e cálcio e também vitaminas A, e em menor quantidade E, B1 e ácido fólico.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Sardinhas
Por ser um pescado azul, a sardinha é mais energética e contém mais vitaminas que o pescado branco. A presença de gordura em sua carne, rica em ácidos polisaturados, a torna um pescado muito saudável para nosso organismo.

A sardinha é também um alimento de fácil digestão e uma excelente fonte de minerais e vitaminas A e D, que se mantêm íntegras na conserva.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Anchovas
A anchova é muito saudável do ponto de vista nutritivo. Por ser um pescado azul, é rico em ômega 3, uma gordura poliinsaturada com comprovados benefícios para o coração, uma vez que ajuda a dimunuir os níveis de colesterol e de triglicérides no sangue, reduzindo os riscos de infarto do miocárdio.

A anchova também contém proteínas de elevado valor biológico, além de minerais como o cálcio, magnésio, iodo e vitaminas do grupo B (B6, B2 e B3) .


------------------------------------------------------------------------------------------------

Atum
O atum é um dos alimentos mais completos por ser uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais, com a vantagem de ser um pescado com poucas gorduras saturadas e com uma alta concentração de ômega 3.


Ao oferecer maior conteúdo protéico que a carne de vaca, de ave ou de porco, o atum é considerado um dos alimentos que melhor formam a estrutura muscular do corpo, por isso os esportistas o consomem com muita freqüência.

É também rico em ácidos graxos insaturados que desempenham um bom trabalho na prevenção de enfermidades cardiovasculares. As vitaminas (A, D e Niacina) e os minerais (fósforo, potássio, sódio, magnésio e ferro) cumprem a função de manter o equilíbrio do nosso corpo.

Por último, se tem demonstrado que os ácidos graxos poli saturados Omega 3 são essenciais para o organismo e que é necessário obtê-los mediante alimentos que o contenham, como o caso do atum.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Aspargos
Possuem grande conteúdo de vitaminas A, B e C e contam com uma importante presença de minerais, como potássio, fósforo, flúor, cálcio e magnésio. Contém também, proteínas vegetais de grande qualidade e ácido fólico, muito útil para a formação das células sanguíneas.

Rico em fibras, o aspargo é recomendado para combater a constipação e estimular as funções intestinais. Pode ser considerado também um fabuloso diurético natural devido a uma substância chamada asparagine e por isso se recomenda às pessoas que padecem de problemas relacionados à retenção de líquidos.

Com propriedades sedativas, ajuda a evitar as palpitações e vem sendo utilizado pela medicina tradicional como tônico, tratamento para a vista cansada e dores de dente

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Grão de bico

O principal componente do grão de bico, como no resto dos legumes, são os hidratos de carbono. Seu conteúdo protéico é similar a dos demais legumes, apesar de sua concentração de fibra, lipídios e energia ser superior. É muito rico em ácido fólico, por isso o consumo de uma porção média de grão de bico confere 60 a 70% das necessidades diárias desta vitamina.
O grão de bico é um alimento energético e muito adequado em dietas para adolescentes e pessoas que realizam grandes esforços físicos, além de ser um prato recomendado para diabéticos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Abacaxi
Esta exótica fruta de sabor marcante é a sobremesa ideal para facilitar a digestão dos demais alimentos, pois contém em sua composição a bromelina, uma enzima que ajuda o nosso organismo no processo digestivo e tem ação antiinflamatória.

Com 87% de água e 11% de hidratos de carbono e lipídeos, o abacaxi concentra vitaminas A, B e C. Além disso, o abacaxi contém minerais como o ferro, enxofre, cálcio, potássio, cobre fósforo e magnésio.

Seu consumo é benéfico para o coração e infecções da garganta, e também pode contribuir para regular a febre. O abacaxi colabora também para a formação de nossos ossos, dentes e músculos. Possui elevada concentração de oligoelementos, que auxilia o sistema nervoso

------------------------------------------------------------------------------------------------

Pêssego
O pêssego é muito rico em ferro, por isso seu consumo é indicado em casos de anemia e inapetência. Além disso, este delicioso fruto contém vitaminas A, C e B (B1, B2 e B3), por isso atua como um eficaz antioxidante e exerce uma ação protetora sobre o trato digestivo e o sistema nervoso. Também contém potássio e fósforo, resultando em um suco muito diurético e indicado para ativar a função renal.

Livre de gorduras e sódio, o pêssego é aconselhado em casos de problemas com o colesterol e de alta tensão arterial. Com baixas calorias, esta fruta é uma sobremesa muito recomendada para dietas de emagrecimento. Além disso, tem um ligeiro efeito laxante e tonifica a pele.

Nota:
Como me preocupo muito com uma alimentação saudável e de qualidade, estou sempre lendo e me imformando a respeito.Resolvi então dividir estas informações, espero que gostem.




Um comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA