sábado, 11 de agosto de 2007

Feijão Fortificado


"É possível ter uma alimentação equilibrada do ponto de vista nutritivo, que atenda a nossos padrões culturais de alimentação, que seja saudável e de baixo custo", assegura a nutricionista Elizabeth Accioly, da UFRJ. Veja a reportagem completa aqui

A nutricionista Ana Vládia Moreira, pesquisadora da UFRN, estudou o feijão em laboratório e descobriu que ele pode ser melhor aproveitado – até por quem segue dietas com restrições, como os hipertensos. A pesquisa mostrou que estamos perdendo a riqueza do grão na cozinha, na hora do preparo. Vamos ver como é fácil o preparo deste feijão.

Não deixe o feijão de molho de um dia para o outro. Selecione os grãos e adicione aproximadamente quatro a cinco porções iguais de água. O feijão vai para a panela de pressão. Quando começar a ferver, deixe mais dois minutos e está pronta a primeira etapa do cozimento. Para completar o cozimento, sem perder os nutrientes, o feijão fica de molho nesta água quente por aproximadamente uma hora. É o suficiente para que ele fique macio.

Enquanto o feijão descansa, prepare o tempero em separado em um refogado. Use os ingredientes a gosto, como alho e cebola, mas não use sal. Em vez de sal comum, prepare um sal de ervas. Misture em porções iguais: orégano, alecrim, manjericão e sal comum. Use temperos já secos. Bata no liquidificador. Acrescente o sal de ervas ao refogado de temperos.


Os grãos de linhaça devem ser batidos no liquidificador até que a mistura vire um pó. Depois, esse pó de linhaça é acrescentado ao refogado de temperos. Para terminar, os temperos são misturados ao feijão e fervidos juntos por mais meia hora.
Assisti esta reportagem ontem no Globo Reporter.

Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA