sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Cerâmica Marajoara

Essas são algumas peças que tenho aqui em casa. Elas foram trazidas do Pará, foram feitas em Icoaraci, o maior centro produtor e divulgador da cerâmica indígena amazônica.


A Cerâmica Marajoara é fruto do trabalho dos primitivos habitantes da região amazönica. A fase mais estudada e conhecida se refere ao período de 400/1400 dc.

Marajó é a maior ilha fluvial do mundo, cercada pelos rios Amazonas e Tocantins, e pelo Oceano Atlântico. Localiza-se no estado do Pará-PA, região norte do Brasil.

A cerâmica Marajoara foi - e ainda é - altamente disputada pelos pesquisadores e colecionadores de todo o mundo.



Jarro D`água


Farinheira e molheira



Algumas peças do meu conjunto de feijoada, forma
feitas em Icoaraci



Algumas miniaturas

Um comentário:

Cláudia disse...

Bete, estava vendo seu blog por inteiro e entrei nas cerâmicas. Que lindas essas peças! Minha mãe tem um vaso que eu fico namorando, aqui onde moro cobram uma fortuna!
Se vc souber onde mais posso encontrar a um preço mais justo, você me avisa?

bjs

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA