domingo, 7 de outubro de 2007

Comidinha Caseira - Refogadinho de bertalha

BERTALHA

A bertalha é uma planta bem parecida com o espinafre, suas folhas são verde escuras, com folhas mais arredondadas. Pode ser refogada, adicionada aos cozidos ou consumida na forma de cremes. Fica muito gostosa em saladas, sopas e omeletes.

A bertalha é uma verdura rica em cálcio, fósforo e ferro. Como contém poucas calorias, é recomendada em regimes de emagrecimento.

A bertalha fresca, boa para o consumo, tem folhas de cor verde bem escuro, tenras, limpas,
sem manchas nem marcas de insetos. Não compre maços com folhas amareladas, murchas ou rasgadas, isso indica que a verdura foi colhida há muito tempo.

De preferência, a bertalha deve ser consumida logo após ser colhida, pois se deteriora com muita facilidade. Se quiser conservá-la por 2 ou 3 dias, embrulhe em papel ou plástico e guarde na gaveta de verduras da geladeira.

Obs: A bertalha é recomendada ao combate à doenças do fígado e no combate às hemorragias do pós-parto. Mas seu consumo exagerado deve ser evitado pelas mulheres no início da gravidez devido essa mesma vitamina A, que não é facilmente decomposta pelo organismo e pode causar lesões no feto.


Ingredientes:
2 molhos de bertalhas
3 dentes de alhos amassados
2 ovos inteiros ligeiramente batidos
2 colheres(sopa) de óleo
sal a gosto

Preparo:
Coloque a bertalha em uma panela com água e um pouco de sal , leve ao fogo. Deixe ferver só até a bertalha começar a murchar. Deixe escorrer bem, coloque em cima de tábua de carne, bata com
uma faca até ficar bem miudinha. Coloque em uma panela o óleo, o alho amassado e deixe dourar. Coloque a bertalha e refogue bem. A seguir bata ligeiramente os ovos e coloque sobre a bertalha refogada.
Prove o sal.

7 comentários:

Anônimo disse...

Emilia (Portugal)
Nao tenho blog na net, mas gosto muito de visitar alguns blogs de culinaria e de artes.
O seu é um deles, e acho o máximo.
Tem um pouco de tudo.
bj emilia

Betechef disse...

Obrigada Emilia, fico contente por isso.É muito bom saber que o blog está agradando, faço tudo com maior carinho e dedicação.
Volte sempre!!!
Bjs!!!

Flor de Sal disse...

Olá!
Já valeu a pena visitar o seu blog para descobrir que exiaste um legume chamado "bertalha".!!!!
Quanto á receita de pastéis de Belem que me pediu, é só procurar no meu blog, em sobremesas, a receita de Pastéis de Nata. Os pasteis de Belem também são conhecidos por Paséis de Nata!
Bjnhos!

Betechef disse...

Olá, Flor de Sal!
Bertalha é uma verdura, e vale a pena fazer é deliciosa.
Beijinhos!!!

Anônimo disse...

Tinha um Blog, mas me roubaram à administração! meu email: UANACS@HOTMAIL.COM
Mas passei para dizer que esta receita e simplismente espetacular, saiba que é a primeira vez que saboreio esta especiaria. BERTALHA!!!. Excelente, Excelente!!! Obrigada me deseja bom apetite!
Ana Chaves

Regina Lucia disse...

Boa Noite minha querida,amei esta receita da bertalha ela é deliciosa.muito obrigada.beijos Regina

orion disse...

Amei a dica valeu bjs!!!!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA