quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Alimentação equilibrada


O equilíbrio da alimentação tem relação com os tipos de alimentos que uma pessoa ingere. Assim, a alimentação ideal é aquela que contém representantes dos diversos grupos de alimentos. Esses grupos reúnem opções de alimentos que são responsáveis por funções específicas que são vitais no organismo. Eis a importância de cuidar da alimentação: imagine se você adquire algum problema de saúde porque não ingere determinado tipo de alimento!


Descubra agora quais são os grupos e como os alimentos agem no organismo
Alimentos reguladores
São os alimentos compostos por vitaminas, minerais, fibras e água. As vitaminas parecem em pequenas quantidades nos alimentos. Elas têm funções vitais nas células e tecidos do corpo. Não podem faltar na alimentação!

As vitaminas estão em frutas, verduras e legumes. Os minerais são necessários em quantidades diárias porque integram diversas substâncias corporais como os hormônios. Os minerais estão presentes em frutas, verduras e legumes.

As fibras participam ativamente da digestão. O intestino funciona melhor com a ajuda das fibras. As fibras estão em frutras, verduras e legumes. A água é o principal componente do corpo humano. É um dos elementos fundamentais para a manutenção da vida. Por isso, beba bastante água todos os dias!

Alimentos construtores
São os alimentos que possuem a principal substância do corpo dos seres vivos: a proteína. Vão formar e manter músculos, ossos e sangue. Promovem o crescimento e a
resistência do organismo às doenças. Os construtores são: ovos, carnes, leites e derivados, leguminosas secas (soja, lentilha, ervilha, feijão).

Alimentos energéticos
São os alimentos que fornecem energia para o corpo. Há os compostos de carboidratos, que funcionam no nosso corpo como verdadeiros combustíveis. E também os lipídeos, que protegem o corpo da perda exagerada de calor. Os energéticos são: cereais (milho, arroz, aveia, trigo), pães, raízes, batatas, mandioca, batata-doce, doces, óleos e gorduras.



Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA