quarta-feira, 14 de maio de 2008

Purê de Inhame Light



Ingredientes:
5 inhames médios lavados, descascados e cozidos em água e sal
1 colher (sopa) de margarina light
1 caixinha (200g) de creme de leite light ou de soja

Preparo:
Cozinhe os inhames em água e sal. Escorra e passe pelo espremedor de batatas.Coloque a margarina e mexa , adicione o creme de leite e misture bem. Leve ao fogo para dar uma encorpada. Não é necessário acrescentar leite, o segredo é cozinhar bem o inhame. Eu coloquei o inhame para cozinhar na panela de pressão po mais ou menos uns 20 minutos. Se precisar coloque um pouco mais de sal.
É simples a receita, mas muito saborosa e além de gostoso, as qualidades do inhame são tantas que a gente não se cansa de descobri-las. "O inhame, além de minerais e vitaminas, que as pessoas normalmente necessitam na alimentação, tem fibra, que favorece o funcionamento do intestino. Ele ainda é rico em hormônio, que pode amenizar os sintomas da menopausa em mulheres.

 

O inhame é um rizoma rico em carboidratos sendo uma excelente fonte energética. Também é rico em vitaminas do complexo B e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. É uma hortaliça de fácil digestão.


É um dos alimentos ditos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.


FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICOOs médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios...
Dicas: Experimente servir o inhame cozido coberto com mel ou melado no café da manhã ou como sobremesa.* Além do mel, o inhame pode ser temperado com açúcar mascavo, noz-moscada, cebola, cebolinha, sal, salsa, pimenta, açafrão.

Fonte:Globo reporter
http://www.medplan.com.br/


6 comentários:

Fay van Gelder disse...

Nunca experimentei, mas pelo aspecto deve ser bom.

Já te enviei email a explicar o que me pedis-te:)

Bjo Grande

Fay van Gelder disse...

Esqueci e Bom Tai Chi, ainda ontem fui á minha aula de Tai Chi, que maravilha :)

Bjo querida e Bom Fim de Semana

Filipa disse...

Tenho visto o inhame no supermercado mas ainda não arrisquei a comprar... Este puré parece-me uma boa escolha para primeira receita.

Beijinhos

Sabrina disse...

Vim conhecer o seu blog e adorei. Nunca fiz purê de inhame, vou tentar fazer uma dia.Eu também uso bastante creme de leite de soja em minhas receitas.

Smas disse...

Acho que tenho de voltar a experimentar, mas as duas ou três vezes que tentei comer inhame nos pratos chineses não me convenceu nada!
E eu sempre leio este blog, comento pouco porque uso o bloglines.
Bjs

Betechef disse...

Obrigada Miss Slim!
Bjs!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA