terça-feira, 4 de março de 2008

Pimenta Arde Mas Cura


Eu adoro um toque de pimenta em meus pratos, as vêzes exagero um pouco.
Uma moqueca, um tutu de feijão por exemplo ficam uma delícia bem apimentados.

Todas as pimentas são do gênero capsicum e contém a substância capsaicina responsavel pelo sabor picante das pimentas.
Seu nome vem do grego “Kapto” que significa morder, picar e sua origem é o “NOVO MUNDO” . Suas sementes são espalhadas por pássaros, e as tribos indígenas costumavam espalha-las pela canoa para espantar maus espíritos.

Cada pimenta tem um sabor peculiar e nem todas são ardidas, existindo entre elas uma classsificação que determina o grau de ardume provocado pelos capsaicinóides.
As pimentas, além de realçar o sabor dos alimentos, tém várias funções à saúde: tem baixa taxa de sódio, muito poucas calorias e sao livres de colesterol. Armazenam potássio (privinindo de derrame) e estoquies de antioxidantes betacaroteno, vitaminas A, E, e C ( o dobro das frutas cítricas) e ácido folico, todos agentes anticancerígenos. Além disso atua como vasodilatador previnindo contra o enfarto, é descongestionante nasal e alivia o processo de sinusite.

Segundo pesquisadores da Universidade de Suex na Inglaterra, as pimentas comumente consumidas frescas, são eficazes medicamento do câncer e durante a quimioterapia, para facilitar o paciente na deglutição dos alimentos e alivio nas dores de garganta. Seundo Ninan Mathewa, da Escola de medicina da Univercidade do texas, o crème da capsaicina é um dos poucos remédios que efetivamente neutralizam os sintomas da enxaqueca.
No caso de estômago, descobriu-se que por estimular a liberação de sucos digestivos, a capisaicina protégé a mucosa contra danos provocado por ácidos e àlcool e, para quem nao sabia, a adição da pimenta à comida estimula a salivação, neutraliza os ácidos e limpa os dentes garantindo engivas fortes e sadias.

Pimentas grau de Ardume(1= fraco/10= forte)
Cayena (5)
Comari (6)
Comari do Pará (6)
De cheiro (5)
Habanero (10)
Jalapeños (6)
Malagueta (6)
Murupi (8)
Scotch Bonnet (9)
Tabasco (6)
Vermelha (4)
Ardencia no regaço (6)
Blend de pimentas (6)
Pimentas de cugritá (8)


PORTANTO SE NAO HOUVER CONTRA-INDICAÇAO MEDICA, “ADOTE AS ARDIDINHAS”.

Fonte:Companhia das Ervas

4 comentários:

Miss Slim disse...

Oi Bete , Bom dia tem lá no meu blog um Desafio para vc :)

Bjoca :)

Nereime disse...

Muito interessante esse post, não conhecia o poder da pimenta.

Nereime disse...

Tenho um desafio pra vc... dá uma espiada!
bjos

Carlamalignah disse...

ai, pimenta é muito bom, também sou super fã. DEe vez em quandoeu animo e começo umas plantaçõezinhas caseiras, já tive cumari do pará (uma das minhas preferidas!), malagueta, biquinho... Agora estou com umas semetinhas de uma pimenta de cheiro saborosíssima me esperando para plantarem-nas...

Adorei sua dica e seu blog é bem bacana! Um abraço

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA