sábado, 10 de maio de 2008

Escondidinho Delicioso de Brócolis by BeteChef



Há muito tempo estava querendo dividir com vocês essa receitinha maravilhosa. Fiz ontem para o almoço, é muito saborosa e nutritiva. Mais abaixo falo de suas vitaminas e seus benefícios para nossa saúde.

Ingredientes:
1 pé de brócolis bem lavado e cortado em floretes

Ingredientes
para o creme:
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 caixinha de creme de leite de soja
1 cubinho de caldo de galinha light

Ingredientes para o omelete:
2 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de farinha de trigo
sal a gosto

Preparo:
Cozinhe o brócolis no vapor ou em água e sal até que fique macio. Reserve.

Preparo do creme:
Em uma panela misture a farinha de trigo ao leite, junte o caldo de galinha. Leve ao fogo mexendo sempre até virar um creme, retire a panela do fogo e adicione o creme de leite.
Reserve.

Bata as claras em neve adicione as gemas e bata mais um pouco. Adicione a farinha de trigo, fermento e o sal. Reserve.

Pegue um refratário ou uma vasilha que vai ao forno. Unte com margarina, coloque o brócolis já cozido. Por cima coloque o creme e os ovos batidos. Leve ao forno para dourar.







Brócolis faz bem para o coração e previne osteoporose
Os elementos presentes no brócolis auxiliam o organismo a reduzir o colesterol, melhorar a imunidade.



Benefícios: Excelente fonte de vitamina C.
- Boa fonte de vitamina A e de folato.
- Quantidades significativas de proteínas, cálcio, ferro e outros minerais
- Rico em bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer.
- Pouco calórico e com alto teor de fibrasInconveniente:
- O excesso de cozimento libera compostos de enxofre de odor desagradável.

O brócolis contém vitaminas e minerais essenciais em abundância. Uma xícara de brócolis cozido contém somente 40 calorias. Por outro lado, essa ação proporciona quase o dobro da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C e um terço a mais da RDA de vitamina A e de folato.
Brócolis é um desses alimentos que nos abastece sem nos encher.Coma-o com um ótimo prato de baixa caloria, ou o adicione àssaladas. Coma brócolis preparado no vapor colocando um poucolimão e um toque de queijo ralado, ou peça-o no seu restaurantefavorito com galinha em cubos e alho. Adicione brócolis aos pratosde massas juntamente com alguns outros vegetais, e você os veráficarem mais apetitosos (podemos até diminuir a porção de massae ainda assim ter um prato grande).

Além disso, uma xícara de brócolis contém 130 mg de cálcio, 1,2 mg de ferro e 5 g de proteínas. Como essa quantidade de brócolis cozido também contém 2,5 g de fibras e de laxativos naturais, este legume é recomendado para prevenir prisão de ventre.

Mesmo podendo ser consumido cru, a maioria das pessoas prefere comê-lo cozido. É possível preservar a maior parte dos seus nutrientes cozinhando-o no vapor ou fritando-o até ficar crocante e tenro, enquanto que cozinhá-lo em uma grande quantidade de água destrói boa parte das sustâncias que combatem o câncer, assim como a vitamina C e outros nutrientes. O cozimento prolongado do brócolis também provoca um cheiro desagradável, que lembra o do repolho.

www.herbario.com.br
Site Médico


3 comentários:

Marcia disse...

Bete, que boa idéia para usar o brócole, vou experimentar

. disse...

Bete

Oi,querida amiga!
Fiz esse escondidinho ontem.Menina,que delícia todos aqui em casa adoraram.Recebi a família da namorada do meu filho e resolvi fazer umas coisas diferentes,porque ela faz banquetes finos,cozinha que é uma maravilha.Fiz uma maminha na panela de pressão,receita também dos blogs,ficou divina e um enrolado de massa de pastel.Ficou bom,mas eu não coloquei o requeijão que a receita pedia e achei que ficou meio duro.Mas todos adoraram.Obrigada amiga,por dividir a receita conosco.
Bjs

Betechef disse...

Que bom que gostram Sõnia. Tenho certeza que você arrasou.
Bjs!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA