sexta-feira, 27 de junho de 2008

Pimentões: Confira as diferenças entre eles





IGUAIS? NEM TANTO...


Conhecer algumas características do alimento pode ajudar na hora da compra. Em relação ao beta-caroteno, precursor da vitamina A no organismo e antioxidante, o vermelho ganha com larga vantagem, pois tem, em cada 100 gramas, 2.379 microgramas dessa substância que combate os radicais livres, contra 198 no verde e 120 no amarelo.


O amarelo é campeão em vitamina C. Em 100 gramas, encontram-se cerca de 330 miligramas desse nutriente. A mesma porção do vermelho oferece somente 180 miligramas e do verde, mal chega a 150 miligramas.


O vermelho e o amarelo acumularam carboidratos com a idade, por isso são levemente adocicados.

O verde tem um gosto mais ácido. Todos são alimentos muito leves, mas o verde é ainda mais. Esse tipo tem apenas 16 calorias em cada 100 gramas, contra 26 do vermelho e 27 do amarelo.

Geleia de pimentão
10 pimentões vermelhos
1 xícara de chá de vinagre de vinho branco
1½ xícara de chá de açúcar
1 pitada de sal

Preparo:
Retire a pele e as sementes dospimentões, corte-os emquadrados e deixe-os descansar em
uma vasilha por 4h. Escorra-os e reserve o suco que se soltou dos pimentões. Processem os pimentões rapidamente semdeixar que virem purê. Leve-os ao fogo com o vinagre o açúcar,
o suco que estava reservado e o sal. Cozinhe até o ponto de geléia. Utilize frio.


2 comentários:

Nereime disse...

Que jóia esta receita, eu provei esta geléia num evento e amei!!!
bjs

Carmencita disse...

Gostei das informações.E o danadinho do pimentão verde ainda é mais durinho né. Sempre achei o vermelho mais saboroso.Gostei muito da receita da geléia, grata!Bjss

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA