segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Tirando Dúvidas Sobre Iogurte Caseiro

glitter graphics

Obrigada pelos comentários e me desculpem se demorei para responde-los. É que estive fora por dois dias. Uns probleminhas que tive que resolver, mas agora está tudo bem.

Vou tentar tirar as dúvidas da amiga Maria Cândida sobre iogurte caseiro.

Para o iogurte caseiro dar certo a temperatura do leite é muito importante. A temperatura correta, deve estar entre 43 e 45 graus centígrados. Para não ter dúvidas o melhor é ter um termômetro culinário. Mas se não tiver tudo bem. Use o dedo indicador, se aquentar a temperatura do leite por alguns segundos, é porque a temperatura está correta.

Vamos lá : Aqueça 1 litro de leite de caixa, até o ponto em que não queime a mão (não é para ferver) Ou até atingir a temperatura entre 43 a 45 graus.1 copo de iogurte natural e 1 colher de leite em pó. Adicione o leite em pó antes de ferver o leite. O iogurte fica mais consistente e saboroso.

Misture o iogurte no leite até dissolver, despeje numa vasilha, cubra e leve a um lugar quentinho e ao abrigo da luz. O recipiente deve ficar num local calmo e não pode ser agitado, caso contrário pode haver rompimento do coágulo durante sua formação, e ele se desmancha, dessora. Se preferir, pode embrulhar o pote com panos de prato para proteger.

Deixe o preparado no forno desligado da noite para o dia, depois guarde na geladeira. Se preferir um iogurte mais forte deixe por mais tempo em repouso.

Atenção com a higiene dos utensílios utilizados! Caso haja contaminação de outros tipos de bactérias, poderá resultar em diarréia

O recipiente deve ficar num local calmo e não pode ser agitado, caso contrário pode haver rompimento do coágulo durante sua formação, com consequente dessora.

Da próxima vez em que for fazer o iogurte caseiro use no lugar do iogurte natural, um copo deste iogurte preparado por você mesma.

Você sabia que tomando um copo de iogurte por dia você está contribuindo para a saúde da sua flora intestinal e ajudando sua pele, cabelos e unhas a manterem-se sempre fortes e saudáveis?

Espero que tenha ajudado.


15 comentários:

Rosa Eliza disse...

Oi Bete,boa ideia de tirar dúvidas.Eu comprei uma revista que tem receitas com iogurte caseiro,tem várias receitas para fazer.Você ja me ajudou nessa dúvida,fiquei mais segura.
A partir de hoje no meu blog:as minhas receitas vão ter fotos dos pratos que fiz.
Bjss no coração

Fay van Gelder disse...

Oi Linda, iogurte caseiro eu faço de soja e fica fenomenal :)


Bjo querida e Tudo de Bom contigo:)

Betechef disse...

Olá Rosa!
Eu estou sempre aprendendo e tirando dúvidas.Faz parte do aprendizado.Quanto a colocar fotos no blog, dá um pouquinho de trabalho, mas é muito legal e o visual fica ótimo.

"Em cada respiração, surge a possibilidade de um novo aspecto de nós mesmos. "
( Wayne Muller )
Beijos!

Betechef disse...

Oi Miss Slim!
Estou bem. Obrigada pelo carinho.Apenas colocando em dia alguns pepinos que surgem no nosso dia a dia e que temos que enfrentá-los de frente. Mas Deus é maravilhoso e nos mostra o melhor caminho.
Estva mesmo sentindo sua falta aqui em minha casa.Sei também que as vêzes fica difícil conciliar tantas tarefas.

"Eu não creio que Deus se importa onde nos graduamos e o que fizemos para ganhar a vida. Deus quer saber quem nós somos. Descobrir isso é o trabalho da alma - é o nosso verdadeiro trabalho da vida. "
( Bernie Siegel )
Beijos!

Claudia (Cacau) disse...

Olá Bete,
Adorei a sua dica e receita, como adoro iogurte irei tentar fazer, entendi tudo mas só ficou uma dúvida, depois de pronto para comer, por quanto tempo ele dura, na geladeira é claro.
Bjks
Cacau

Anônimo disse...

tem como , o iogurtem que tem ja a mistura com a poupa da fruta, ser natural novamente?

steloirao disse...

Qual a validade do iorgute? Quanto tempo posso guarda-lo na geladeira?

Unknown disse...

Bom dia,O meu iogurte fica babando, é normal?

Unknown disse...

Bom dia,O meu iogurte fica babando, é normal?

Unknown disse...

Como faz o n ter babá?

Unknown disse...

Porque p iorgute natural fica babando?

Elisabete Marques disse...

Boa noite Lucimar Souza,
O Iogurte não fica babando.Não sei o que pode esare acontecendo. Será que está velho. O iogurte natural sem conservantes geralmente dura apenas cinco dias na geladeira. Abraços!

Unknown disse...

E o meu tambem fica babando no que eu errei?

Unknown disse...

Sempre faço e não tem costume de babar, mas dessa vez ficou, fiz tudo igual e usei a mesma marca de danone. Mas o sabor ficou o mesmo. Fiquei curiosa pra saber o motivo.

Fabricia disse...

Oi, como fazer yakut igual o do mercado tem como?

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA